By Ana Letícia

Dicas para abrir uma loja virtual

Abrir uma loja virtual não é fácil. Para isso é necessário ter um bom planejamento, por isso criei uma lista com 10 dicas para abrir uma loja virtual!

A partir do momento em que você decide abrir uma loja virtual ou fisíca, seu trabalho já começou. Ter seu próprio negócio é algo que vai muito além de vender, pois esse é um trabalho que envolve diversas coisas para antes, durante e depois da venda.

+Leia Ideias de nomes para loja

Por este motivo é importante se planejar bem antes de qualquer coisa. Isso é necessário para que não haja prejuízos que poderiam ter sido evitados e outras situações.

Como uma loja virtual funciona?

Como mecionado, existe um antes, durante e depois em loja virtual. É importante se manter atento nessas três fases.

+Leia Não cometa esses erros com sua loja virtual

Antes da venda

Antes da venda é preciso ter um plano de marketing. Você precisa ter planos e ideias de como divulgar seu produto, onde divulgar e o que fazer nas fases seguintes. Conseguir clientes não é uma tarefa fácil, por tanto, sua estratégia precisa ser bem planejada.

Durante a venda

Durante a venda o atendimento ao cliente é essencial. Essa questão requer muito mais que um bom atendimento no chat do site, telefone ou whatsapp, ela vai desde essa conversa até a embalagem que pretende enviar com o produto para o cliente.

Depois do envio

Você acabou de enviar a encomenda do seu cliente, certo? Mas seu trabalho não terminou por aí. É hora de enviar o código de rastreio para o cliente (opte por empresas que forneçam código de rastreio) e se possível ficar sempre atento ao pedido caso algo, como roubo, ocorra com ele.

Loja virtual

Dicas para abrir uma loja virtual

1- Defina seu nicho

Definir seu nicho é muito importante. Dessa maneira, será mais fácil que seus possíveis futuros clientes encontrem sua loja pesquisando no google ou no instagram. Além disso, você poderá fornecer produtos de melhor qualidade para os compradores.

Por isso, definir o nicho da sua loja é muito importante.Maquiagem, roupas, acessórios ou outros tipos de produtos. Veja qual se encaixa melhor no seu perfil.

+Leia Ideias de nome para loja de acessórios

2- Faça pesquisa de concorrência

Agora que já sabe qual seu nicho, é hora de fazer pesquisa de concorrêcia. Mas o que é isso? Basicamente, você vai pesquisar por lojas do mesmo nicho que você, mas não para copiar, sim para ver como funciona, fazer pesquisas de preço e outros.

Saber como funciona a concorrência é muito importante, pois assim, você pode obter inspirações e até dicas relacionadas ao nicho, divulgação e outras.

+Leia Como abrir uma loja virtual do zero

3- Calcule os custos

Quando o assunto é abrir um negócio é preciso saber o que está fazendo e no que você está investindo. Você precisa anotar cada centavo dos gastos com produtos, hospedagem de sites, divulgação e outros. Além disso, calcular quanto de lucro você terá separadamente também é importante para saber a quantidade de dinheiro que vai lucrar com suas vendas. Dessa forma será possível saber quanto você gastou, quanto de lucro vai ter e mais.

Clique aqui e ganhe 45% de desconto em hospedagem e domínio grátis

4- Precifique os produtos

Agora que já sabe seu nicho, fez uma pesquisa de concorrência e calculou seus custos, é hora de precificar seus produtos. Você fará isso com base em três passos simples: Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto, contabilizando despesas e respeitando as margens de preço.

A questão é que os produtos que você pretende vender não podem estar acima da margem de preço que eles normalmente valem. Então é importante fazer uma pesquisa de mercado para ter certeza de quanto os produtos realmente valem.

5- Crie sua identidade visual

A identidade visual é muito importante quando falamos de loja virtual ou até mesmo física. Esses são o logotipo, capa e postagens para redes sociais como instagram, facebook e outros. 

Você pode pagar para alguém criar sua identididade visual ou pode criar através do canva, que é uma ferramenta de criaçãao de designs muito utilizada para diversos fins.

Assine o Canva pro ou faça o teste grátis

6- Política de devolução

A política de devolução e troca deve ser justa para ambas as partes, tanto para você que é o vendedor, quanto para o comprador. Rntão é preciso estar atento ao código de defesa do consumidor.

Segundo o código de defesa, as trocas e devoluções podem ser realizadas em até sete (7) dias caso o o cliente se arrependa da compra. Esse é um dos exemplos que você deve seguir de acordo com as leis.

7- Crie um plano de marketing

Agora é hora de planejar sua estratégia de marketing. Além disso, fazer um orçamento para isso e onde você vai pagar para divulgar seu negócio (Google Ads, Instagram, Facebook e etc).

Claro que você não precisa gastar sempre para divulgar seu produto, se você usar bem as redes sociais utilizando as hashtags de maneira correta, enviando para seus amigos e usando as ferramentas das mídias sociais ao seu favor. 

8- Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente precisa ser bem feito, tratar bem os clientes é muito importante para ter um negócio de sucesso. Mas você precisa saber quais serão os meios de atendimento, como: telefone, whatsapp, chat do site da loja, Direct do Instagram ou outros.

O importante é ter diversos meios de comunicação e estar sempre disponível nesses locais para não perder vendas.

9- Opções de pagamento

As opções de pagamento precisam variar. Paypal, Pix, cartões, Picpay e outros. Talvez o cliente possa pagar apenas de uma forma e hoje em dia o pix está muito em alta, por exemplo. Quando o atendimento é presencial, é preciso estar preparado para aceitar cartão. Aceitando cartão tudo fica mais prático e fácil também.

Clique aqui e compre sua maquininha com desconto

10- Estude sobre empresas de envio

Anteriormente falei sobre empresas de envio que forneçam código de rastreio. Mas para quê serve esse código? Ele vai rastrear o pedido até chegar na casa do comprador ne caso haja roubou ou desvio, você e o cliente ficará ciente disso.

Outra coisa importante é o frete que precisa ser justo. Você pode ver isso no Melhor Envio, um site de frete que une as melhores empresas de envio. Ele possui parcerias como a LATAM, Correios, Jadlog e outros.

Clique aqui para se juntar ao Melhor Envio 

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

2 comentários

  1. Você trouxe valiosas dicas para quem quer abrir uma loja virtual, é importante a pessoa saber de informações como essa, parabéns pelo post, com certeza você ajudou muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Nossa dá muito trabalho mesmo. E o que me preocupa é se depois disso tudo a pessoa não conseguir os clientes. É tudo tão difícil. Obrigada pelas dicas, acho suas postagens super úteis.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.