Como perder a vergonha de gravar vídeos | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como perder a vergonha de gravar vídeos

Na era onde a tecnologia está avançando cada vez mais rápido e os vídeos são um dos principais meios de comunicação, quem quer diversificar seus meios pode optar pelos vídeos. Mas como perder a vergonha de gravar vídeos?

Gravar vídeos
Hoje em dia os criadores de conteúdo podem optar por diversas modalidades como blog, canal ou as redes sociais. Alguns gostam de postagens em textos, vídeos longos ou curtos e todos eles são rentáveis e sim, alcançam todos os tipos de pessoa.


Porém, existem aquelas pessoas que querem começar a gravar vídeos, mas tem muita vergonha ou dificuldade. Existem alguns fatores que fazem com que isso ocorra como:

  • Pensar no que os outros pensam ou vão pensar;
  • Achar que não tem conteúdo de valor para transmitir;
  • Medo de não fazer sucesso;
  • Não ter o melhor celular ou câmera.

Por muitos anos fui uma pessoa que nunca imaginei que teria coragem de começar a gravar vídeos, tanto que é por esse motivo que tenho este blog. Mas acredite se quiser, hoje em dia eu gravo vídeo todos os dias!

Sempre fui uma pessoa muito tímida e reservada. Por muitos anos odiei a minha própria aparência e perdi tempo demais pensando no que os outros poderiam achar sobre mim.

É por isso que resolvi escrever esta postagem para te ajudar a entender como você pode mudar e perder a vergonha de gravar vídeos.

Quem pode gravar vídeos?

Qualquer pessoa pode gravar vídeos. Não importa sua situação financeira, onde mora, seu tipo físico ou qualquer outra coisa. Desde que grave vídeos que não agridam outras pessoas, começar a gravar vídeos pode ser a porta de entrada para muitas mudanças boas em sua vida.

Considere assistir vídeos de outras pessoas que você se identifica. Isso pode te encorajar e te ajudar a começar a gravar vídeos para seu canal ou rede social.

Quando começar a gravar vídeos?

A resposta para essa pergunta é bem curta e objetiva, pois você deve começar a gravar vídeos agora! Não importa se você não tem um celular de última geração, equipamentos caros ou outros itens que as pessoas do nicho que você quer seguir ou aquela pessoa que você ama acompanhar tem.

Se você tem um celular que grava, já é mais que o suficiente para começar a gravar seus vídeos.

Gravar vídeos
Como perder a vergonha de gravar vídeos

1- Pare de pensar no que as pessoas podem achar de você

Um dos maiores medos de quem tem vergonha de gravar vídeos é pensar demais no que terceiros vão achar dos vídeos. De fato, muitas pessoas falam o que querem na internet, mas isso não é e nunca será motivo para deixar de fazer as suas vontades.

Quando paramos de pensar sobre isso, as coisas fluem com mais facilidade, afinal, se você não tem um cenário, muitos produtos, maquiagens ou coisas caras para fazer conteúdo, você pode utilizar outros meios para isso.

Comecei a gravar com meu celular Samsung Galaxy Prime J2 em 2022 que tinha a câmera traseira quebrada e não me arrependo de ter feito isso. Isso me deu forças para trabalhar muito aqui no blog e conseguir comprar um iPhone 7 que me deixou satisfeita e me encorajou ainda mais para continuar gravando.


2- Não seja perfeccionista

Ser perfeccionista é uma das piores coisas que você pode ser nesse momento! Quanto mais pensamos em perfeição, mais distantes ficamos de começar a gravar vídeos ou até mesmo de continuar. 

Sim, é mais que necessário se esforçar para entregar um bom conteúdo, mas quando se pensa ou enxerga muitos defeitos nos vídeos gravados ou no que você tem no momento para gravar, dificilmente você vai conseguir suportar por muito tempo ou não vai conseguir começar a gravar.

3- Faça o que pode quando pode

Não se force muito a gravar quando você não quer. Não torne isso uma atividade forçada ou chata por conta disso.

Fazer o que pode quando pode vai te ajudar até a ser mais produtivo, mas não abuse muito disso. Estabeleça um dia e horário para se preparar psicologicamente para isso.

4- Não tenha medo de começar do zero

Não tenha medo de começar a gravar por você ter poucos ou nenhum seguidor. Isso acontece com o tempo e as pessoas vão aparecendo aos poucos.

Muita gente que hoje me dia está no topo começou com poucos seguidores e inscritos. Lembrar disso pode te ajudar bastante no processo de começar a gravar vídeos.

5- Seja frequente

Ser frequente não é apenas uma maneira de alcançar mais pessoas, como também é um método de evoluir. Quando você faz qualquer coisa com frequência, seja estudar um idioma ou pintar as unhas,  você começa a se aprimorar.

Com os vídeos não é diferente, então se você acha que não tem boa dicção ou que não consegue falar bem para o público, começar a gravar vídeos também pode te ajudar nessa questão.

6- Não espere ter os melhores equipamentos

Não é necessário ter as melhores câmeras e equipamentos para começar a gravar vídeos. Atualmente muitas pessoas simples gravam vídeos e como pode ver a cima, eu sou uma delas.

Se você quer gravar vídeos para o Youtube, Tiktok, Kwai ou outra rede social, você pode começar a fazer isso agora mesmo com o que você tem.

7- Não desanime

Você postou o primeiro vídeo e teve poucas visualizações? Calma! Não precisa ficar triste, chorar, se desanimar e parar de gravar vídeos. É importante considerar que seus vídeos podem viralizar ou não. Até mesmo grandes influenciadores, youtubers e outros criadores de conteúdo tem ou teve vídeos com pouco alcance.

Unir a frequência com a sua força de vontade pode te ajudar muito a conseguir alcançar objetivos na plataforma de vídeos que você está focando. Outra coisa importante, é não publicar vídeos em apenas um local. É importante destacar que cada rede social ou plataforma de vídeo contam com usuários com gostos e ideais diferentes.

8- Pense no retorno que pode ter

Muita gente atualmente é considerado famoso na internet começou do nada e sem muitas expectativas, no entanto, mesmo assim elas conseguiram.

Isso significa que você também pode conseguir superar suas próprias expectativas alcançando muito mais que o esperado. 

9- Treine no espelho

Sim! Treinar no espelho pode te ajudar muito a perder a vergonha para começar a gravar. Por mais que você fique com vergonha ao ligar a câmera, dar pequenos passos podem te ajudar muito.

Treinando no espelho você vai lembrar sobre o tema do vídeo, o que tem que mostrar e vai te ajudar a falar bem.

10- Faça pequenas ações

O que isso significa? Fazer pequenas ações é dar pequenos passos para alcançar um objetivo. Você vai começar com o primeiro que é criar uma conta, depois postar seu primeiro vídeo e traçando novas metas conforme as outras vão sendo concluídas.

Conclusão

Não tenha medo de começar a gravar vídeos! Se você tem medo de não obter sucesso, tire isso da cabeça imediatamente. Ninguém sabe do futuro e se não der os primeiros passos, você não vai saber. Apenas o fato de ter postado o seu primeiro vídeo já é motivo suficiente para se orgulhar de você mesmo, afinal, a vergonha te impedia de fazer isso.

Pegue o que você tem e comece a gravar seus vídeos. Esqueça tudo aquilo que te impede de realizar esse feito e comece o mais rápido possível. Não importa se não mora sozinho, se no local tem muito barulho externo ou que você não tenha o cenário perfeito.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.