10 Coisas que espantam qualquer leitor | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

10 Coisas que espantam qualquer leitor

O número de blogs aumenta a cada dia que passa e todos querem destaque no mundo da blogosfera, porém, muitos comentem erros gravíssimos em seus blogs. Cuidado, pois você também pode estar cometendo algum erro, por isso, separei as 10 coisas que espantam qualquer leitor e que podem espantar possíveis seguidores de acordo com minhas experiências como blogueira e leitora.

1- Janela pedido para curtir sua página no Facebook

É muito chato quando nos interessamos por determinado blog ou post e quando vamos ler aparece do nada uma janela pedindo para seguir uma página no facebook, pior ainda é quando não tem onde clicar para tirar a janela ou daquelas que só saem quando curtimos a página. Essa é uma das coisas mais chatas num blog, pode ter certeza, devemos lembrar que as pessoas não entram em nosso blog já com a intenção de segui-lo.

2- Muitos erros gramaticais 

Alguns erros são aceitáveis, mas erros terríveis como: Para mim fazer, concerteza, porisso, comedo, meia cansada e vários outros, espantam qualquer leitor. Textos com erros graves fazem os leitores perderem a vontade de ler e fecharem seu blog.

3- Anúncios demais

Anúncio em cima, anúncio na lateral, pop up, anúncio em baixo, anúncio surgindo do nada.. Tudo isso, espanta leitores. Na hora de colocar anúncios em seu blog, pense bem em onde e quantos banners você vai colocar para que no fim o blog não fique lotado de anúncios.

4- Layout que dificulta o acesso

Não basta gostar do layout ao escolher um, precisa escolher o que seja mais acessível. Layouts que escondem box de seguidores, que tenham que dar várias informações ou clicar em vários botões para conseguir dar um único comentário e que dificulta o acesso aos posts são os que mais espantam leitores e possíveis seguidores.

5- Playlist automática sem opção de parar

Tem algo mais chato que abrir um blog e do nada começar a tocar uma música? Leitores não clicam num blog para ouvir música (só se for um blog de música), eles clicam para ver o conteúdo dele.  Blogs com músicas tocando do além irritam as pessoas.

6- Post com pouca informação 

Já vi MUITOS posts que só continham uma frase e nada mais ou uma frase e um vídeo. Sei que não é só eu que não gosta disso, é importante criar um texto legal para certos assuntos.

7- Letra muito apagada ou com uma cor muito forte

Não adianta ter um conteúdo interessante se a cor do texto for muito forte ou muito fraca. Dói nos olhos ler um post que as letras são verde neon e é difícil ler aquele post com a letra cinza quase branca, quando o fundo também é claro. As cores e o tamanho da fonte influenciam sim num blog e a certeza é de quase 100% de que o leitor não vai ler nem metade do que estiver escrito.

8- Layout com muita informação

É muito difícil ler um post num blog que é lotado de frufru, brilho e bonequinho se movendo. Muitas pessoas se esquecem que o conteúdo do blog é a coisa mais importante nele e acaba se importando mais com a estética colocando coisas onde não deve.

9- Efeitos na seta do mouse

Alguns efeitos seguindo a seta do mouse ás vezes atrapalha bastante a leitura e muitos leitores não tem paciência de continuar no blog para ler o post até o final.

10- Blog sem conteúdo

Como já disse no outro tópico, a coisa mais importante de um blog é o conteúdo dele. Não adianta apresentar seu blog para um futuro possível seguidor e leitor fiel se o assunto do seu blog é sempre o mesmo ou não acrescenta muita coisa na vida de outra pessoa. Se você quer ter um bom retorno, a pior coisa a se fazer é postar qualquer coisa, um conteúdo interessante variado é mais importante que publicar vários posts por semana com um assunto irrelevante.

Essas são as 10 coisas para não fazer se você quer que as pessoas retornem para seu blog.

15 comentários

  1. Concordo plenamente. Os bloggers poderiam ser ainda mais conceituados se seguissem este concelhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esses são conselhos para quem quer ter um blog mais profissional.

      Excluir
  2. Eu já fechei muitas vezes blogs que tem estrelinhas saindo do cursor do mouse. Tá pra existir coisa mais chata que isso. E aqueles pop ups difíceis de fechar também são horríveis.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrelinha acompanhando o cursor do mouse é muito chato mesmo!

      Excluir
  3. Olá!
    ótimas dicas, odeio quando entro em um blog e começa uma música do nada rs' interrompe a minha leitura e não consigo identificar de onde ta vindo haha.. Pior do que blog sem conteúdo é o blogueiro não ter conteúdo também, só sabe pedir e não sabe retribuir com sabedoria rs' adorei suas dicas e espero que ela ajude!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você tocou num ponto muito importante.. O que tem de blogueirxs por aí que só sabem pedir e não retribui não tá no gibi!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. hey belo post! tudo que você falou com certeza é a mais pura verdade! muita gente não cria só copia. Também muita gente pensa que ter um blog é facil, eu pensava, mas esse negócio de criar conteúdo não é tão fácil assim, precisa de tempo e determinação!
    parabéns pelo post!

    sieg style - www.siegstyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um blog realmente não é fácil, é um trabalho infinito! rsrs

      Excluir
  7. Oi
    Amei as dicas . Eu cometi muitos destes erros , principalmente sobre sempre a mesma coisa e textos que na verdade nem pode se chama de texto . A vida na blogfera me ensinou e ainda ensina a mudar cada dia . Que blogueiras(os) leiam seu post e não cometam o mesmo erro que o meu , deixei de crescer muito por falta de pessoas como você para mostra o que pode ser chato e legal , continue este trabalho pois vai longe .

    Beijos e pode ter certeza até a próxima .

    https://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem comum erra, eu erro o tempo todo, não dá pra ser perfeito.. O bom é que podemos consertar nossos erros e fazer melhor depois. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.