O que você precisa saber antes de começar um blog | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

O que você precisa saber antes de começar um blog

Quer começar um blog do zero? Saiba tudo o que você precisa saber antes de começar um blog.

Blogosfera
Criei o blog em 2016 com o intuito de compartilhar um pouco de tudo o que gosto e coisas que sei que podem ajudar outras pessoas. Mesmo já tendo um blog anteriormente, eu não sabia absolutamente nada de como era ter um, por isso separei informações valiosas que você precisa saber antes de iniciar um blog.
Não importa seu objetivo com o blog, tem coisas importantes que você deve saber se quer começar um blog hoje ou se já tem, mas tem dúvidas se está no caminho certo.

Vale a pena criar um blog?

Com certeza! Muita gente acha que esse mercado de blogs já saturou há muito tempo, mas isso não é verdade, ele só tem crescido e evoluído com o passar do tempo. Hoje em dia, algumas pessoas preferem fazer uma pesquisa rápida e ler sobre o assunto que ver um vídeo, por exemplo.

Assim como as outras formas de comunicação, os blogs também estão constantemente evoluindo e existem várias formas de monetização.

+Leia Vale a pena criar um blog em 2020?

1- Escolha seu nicho

Escolher um nicho será apenas o primeiro passo. Nicho é basicamente o assunto que seu blog vai abordar. Há alguns anos atrás, quando a blogosfera estava apenas começando, os blogs bombavam com muito mais facilidade que hoje por conta do número menor de concorrentes. Hoje em dia é um pouco mais difícil, pois a quantidade de novos blogs só aumentam.

Se você já tem um nicho em mente, seu blog pode ter muito mais sucesso e depois você pode adicionar outros assuntos.

Como escolher um tema?

Escolha um nicho que goste e que tenha propriedade. Se escolher um tema que você não goste, é muito provável que desanime e desista fácil. Falar sobre coisas que gosta é muito mais prazeroso.

Dicas de nicho

1- Beleza
2- Moda
3- Receitas
4- Blogosfera
5- Literário

Ter um assunto diferente como: "Receitas Vegetarianas/Veganas" é um diferencial. É um tema bem pesquisado e que faria muito sucesso. Quanto menos concorrentes, maior a chance do seu blog ser rentável.

O que os outros fazem melhor do que você?

Vamos supor que você já tem um blog de moda há alguns anos, porém ele não cresce. Qual será o motivo? A resposta é bem simples, os assuntos que aborda não tem diferencial algum. Pode ser que você só esteja falando sobre algo que todo mundo já fala.

Pesquise por blogs do mesmo nicho que o seu para fazer uma comparação e ser diferente no mundo da blogosfera.

2- Escolha sua plataforma


Para iniciar um blog é necessário ter uma plataforma. Duas plataformas que recomendo são: Blogger e Wordpress. Atualmente uso o Blogger, porém já trabalhei com o Wordpress e recomendo muito! Ambas plataformas tem fácil acesso e facilidade para mexer e modificar o layout do blog.

3- Hospedagem + Domínio

Investir na hospedagem é muito importante para o blog. Ele é responsável por manter seu blog no ar 24 horas por dia e armazenar todo seu conteúdo. O domínio é muito importante para quem quer profissionalizar o blog.

O HostGator é especialista em hospedagem e recomendo para quem quer comprar seu primeiro domínio ou quer mudar para outro site de hospedagem.

+HostGator

4- Estude seus leitores

"Quem vai ler meu blog?" Essa é uma pergunta a se fazer quando o assunto é blogosfera. Defina seu público antes de qualquer coisa, afinal cada conteúdo é diferente e destinado à pessoas diferentes.

5- Estude mais

Estude sobre o conteúdo que você escreve e sobre seus concorrentes, pois você não vai querer ficar atrás deles.

6- Muito cuidado com o português

Responda com sinceridade. Você consegue ler textos com erros graves de português? Vejo muito isso tanto na blogosfera quanto em títulos de vídeos no youtube. Pense bem nisso e faça seu melhor corrigindo seus erros e melhorando cada vez mais sua escrita.

7- Tenha paciência

Não. Seu blog não vai ficar famoso de um dia para o outro. É possível sim ganhar dinheiro com blog, porém não é tão fácil quanto parece. Muitas blogueiras que hoje vivem de blog começaram enxergando tudo isso como um passa tempo há 6 ou 2 anos atrás. Por isso se você quer viver de blog um dia, você precisa de paciência e dedicação.

Posts frequentes ajudam muito, mostram que você tem paixão, conteúdo e é responsável com seu blog.

Muitas pessoas criam um blog visando  apenas lucro e acabam se prejudicando, por isso, a primeira coisa que você tem que saber é que você está investindo em algo que pode não dar retorno. Pense como de você fosse seu leitor: O que você faria se alguém te vendesse algo ruim e depois retornasse tentando vender de novo? Compraria ou recusaria? Obviamente não compraria, não é mesmo? Devemos levar isso em consideração ao criar um blog, pois de certa forma estamos vendendo conteúdo.

8 - Reserve tempo para seu blog

Criar conteúdo é muito mais difícil do que parece. Antes de ter um blog eu pensava que era a coisa mais fácil do mundo, mas não é, o tempo é muito necessário quando o assunto é a criação do conteúdo de um blog. Manter ele rico de conteúdo não é uma tarefa fácil.

9- Organize-se

Não importa quanto tempo você tem, se não tiver organização, nada vai sair. Anote suas ideias em algum lugar antes de tirar do papel. Aqui eu costumo anotar cada ideia que tenho em um caderno específico e depois no fim de semana crio ao menos dois posts para a semana.

10- Comece

Não tenha medo de começar um blog hoje achando que não é bom o suficiente, comece e se conforme o tempo passe, vá se aperfeiçoando cada vez mais. Peça dicas de outras blogueiras mais velhas no mercado.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

13 comentários

  1. Eu sempre tive blog gratuito e quando investir em hospedagem e domínio vi o quanto faz diferença. Realmente é preciso ter paciência. Excelentes dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Um domínio próprio muda tudo e para melhor.

      Excluir
  2. Ótimas dicas, mas tenho uma dúvida quanto ao dóminio e hospedagem. Tenho o dominio mais não sei se esse já vem com a hospedagem.Nunca contratei um.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas para quem deseja ter um blog !!! É preciso ter paciência, amor e dedicação para que possamos seguir produzindo, seja como apenas um hobby ou profissão. Muito sucesso, bjooooo

    ResponderExcluir
  4. São ótimas dicas pra quem se interesa em começar e tudo mais.
    No meu caso pretendo colocar em breve um bom dominio, isso facilita pra que empresas entrem em contato, e conhecem nosso trabalho em geral.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. óptimas dicas, a paciência e a chave para tudo, começar devagar e com as ideias fixas para não fugir da razão para a qual está a criar o blog

    ResponderExcluir
  6. A paciência é imprescíndivel! E melhora mto com a hospedagem, abre muitos caminhos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as suas dicas. Também tenho um blog, já pensei em fazer um canal do youtube, mas me expresso melhor por texto. Quem sabe um dia me arrisque com os vídeos, mas acho que os textos sempre vão ter seu espaço.

    BeijoS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também, me comunico melhor através de textos. Boa sorte na sua jornada!

      Excluir
  8. Ótimas dicas pra quem está começando e até pra quem já têm blog, criar conteúdo é sempre trabalhoso e os resultados nunca são instantâneos.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.