Como usar hashtags corretamente no instagram | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como usar hashtags corretamente no instagram

Você tem usado as hashtags corretamente no seu instagram? Se não, continue aqui comigo para saber como você pode melhorar isso!

As hashtags podem fazer com que seu perfil do instagram cresça de forma orgânica, mas para isso você precisar utiliza-las de modo correto e ter um planejamento em mente. 

+Leia Ideias de conteúdo para Instagram

Nesse post você vai saber o que é uma hashtag, como usar, como encontrar e muito mais!

O que é Hashtag?

As Hashtags servem para separar tópicos por categoria com a finalidade de facilitar a procura de um assunto específico. O símbolo utilizado para criar uma hashtag é o #, ao colocar uma frase na frente desse símbolo ele vira um link qual se clicado irá direcionar para outras publicações do mesmo nicho.

Exemplo: #frasemotivacional

Atualmente o instagram tem a opção "Seguir hashtag" onde o usuário pode encontrar o que está procurando mesmo sem fazer uma pesquisa pela hashtag. Após segui-la as publicações que utilizam a mesma hashtag aparecerão como se fossem perfis que a pessoa segue. Se você seguir #SobrancelhasSalvador ou da sua cidade, você vai ver milhares de posts sobre sobrancelhas e designs de Salvador ou da cidade de sua preferência.

Isso significa que o uso da hashtag é fundamental para o aumento do seu engajamento

Quantas hashtags pode usar no instagram?

O próprio instagram aceita no máximo 30 hashtags por post, contudo a própria rede social não recomenda o uso das 30 ao mesmo tempo em uma mesma publicação. Tente limitar o número de hashtags que você usa.

Hashtags para Instagram

Como usar hashtags corretamente no  instagram 

1- Não use hashtags genéricas 

Genérico é algo que abrange muitas coisas ao mesmo tempo, nesse caso seria uma palavra não muito específica sobre um assunto.

Esse tipo de hashtag, muitas vezes sequer são relacionadas ao nicho e um exemplo delas são: #instagood, #love, #happy e outras que estão lá apenas para dar volume ao número de hashtags e aumentar a quantidade de visualizações da postagem.

Mas por qual motivo você deve evitar? Pelo simples fato que a maioria das pessoas que vão visualizar sua publicação simplesmente não vão se interessar pelo conteúdo ou pelo seu perfil já que não é o tipo de conteúdo que ela procura.

Hashtags mais usadas em 2020

Essas são as hashtags mais usadas no ano de 2020 segundo Metricool:

  1. #love 
  2. #instagood
  3. #photooftheday 
  4. #fashion 
  5. #beautiful 
  6. #happy 
  7. #like4like 
  8. #picoftheday 
  9. #tbt 
  10. #art 
2- Procure pelas melhores hashtags 

Para procurar por hashtags basta ir até a lupa e pesquisar por uma palavra chave que tenha ligação com seu post. Quando você faz uma pesquisa na categoria "tags" é possível encontrar inúmeras hashtags que você pode usar.


Após isso o que você vai fazer? Você vai pegar algumas dessas hashtags. 

Mas como mencionei no início, pegue um número limitado, nesse caso pode escolher a quantidade que quiser de 5 até 10 por exemplo. Quanto as outras você pode guardar para usar em alguma publicação futura.

Use ferramentas para obter ideias de hashtags

Além da lupa do próprio instagram, você também pode utilizar ferramentas para obter ideias de hashtags. O Display Purposes é uma das ferramentas mais completas que conheço para este fim.


Para fazer uma busca de hashtags basta colocar a palavra chave na barra de pesquisa que você vai ter as hashtags principais na mão. No próprio site você pode limitar o número de hashtags para serem procuradas, depois disso é só copiar e colar.

3- Aposte em um bom conteúdo 

Não adianta usar as melhores hashtags se seu conteúdo não agrega em nada. Você está lá "vendendo" seu conteúdo, se ele não tocar as pessoas de alguma forma essas hashtags não terão valor.

Um bom conteúdo vai atrair um número considerável de seguidores. Procure sempre se atentar a isso!

4- Como usar hashtags nos stories

Muita gente prefere postar stories que fotos ou vídeos no feed e com o reels essa preferência só vem aumentando. 

Nos stories você pode colocar sim hashtag, tanto que lá já tem a opção "hashtag". Essa é uma ótima forma de popularizar seu perfil.

Dica bônus: Ao publicar um post insira sua cidade ou bairro onde sua loja ou comércio fica localizado. Isso ajuda pessoas da sua localidade a encontrarem sua marca.

O artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

6 comentários

  1. Muito boa e importante as suas dicas, as hashtag são de uma ótima ajuda, temos que sempre usar-lá, eu sempre uso, você explicou muito bem no post obrigada por compartilhar, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que legal 🙂 eu adorei a dica é maravilhosa.. vou usar mais as hastag

    ResponderExcluir
  3. Nunca usei, mas Hashtags que eu sei são uma combinação de palavras-chave, o que ajuda a encontrar na pesquisa, ótima Informação...

    ResponderExcluir
  4. Nunca usava hashtag até que me apercebi que era importante após ler o seu post, daí mais visualização ao Instagram.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.