UGC Creator: o que é e como se tornar um | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

UGC Creator: o que é e como se tornar um

Ser um UGC Creator envolve criar conteúdo para mídias sociais e páginas online para marcas. Em um mundo em constante evolução da criação de conteúdo, uma das maneiras mais promissoras, e que tem chamado atenção do público, é a criação de conteúdo gerado pelo usuário (UGC).

UGC Creator
Um UGC Creator desempenha um papel fundamental na divulgação de produtos, serviços e negócios, pois esses são autênticos, de pessoas reais. A melhor parte é que não é necessário ter milhares de seguidores, qualquer pessoa pode ser um criador de conteúdo gerado pelo usuário. Para se tornar um, basta ter um smartphone e algumas habilidades.

O que é um UGC Creator?

UGC, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, trata-se de qualquer conteúdo, como texto, fotos, vídeos ou avaliações, criado por usuários de uma marca, produto ou serviço.

UGC Creator é basicamente um criador que gera conteúdo para marcas diversas. Normalmente, eles possuem a autenticidade e capacidade de identificação no conteúdo, conectando o público de maneira mais facilitada.

Esse é muito diferente do marketing tradicional produzido por equipes de marketing, UGC é um contato criado com criadores para mostrar avaliações orgânicas e autênticas. Alguns exemplos incluem postagens no Instagram que apresentam um produto de uma marca, comentários elogiando uma ótima experiência do cliente e vídeos no YouTube que apresentam produtos.

Diferença entre UGC Creator e influenciador

A principal diferença entre criadores e influenciadores e do UGC Creator é que o conteúdo gerado pelo usuário é criado e entregue para empresas sem a obrigação de publicá-lo em seus canais.

Acredita-se que os criadores UGC são melhores na criação de conteúdo que se alinhem aos ideais do público do que os profissionais de marketing ou influenciadores, devido à sua capacidade de aproveitar experiências autênticas.

UGC Creator

Como se tornar um UGC Creator

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) transformou o que as pessoas entendem por publicidade e tem sido amplamente comentado não apenas no Brasil, mas em outros países. As marcas entendem o enorme valor do conteúdo criado por usuários, clientes e fãs.

É conteúdo gerado pelo usuário — o que significa que é feito pelo usuário para o usuário — que geralmente resulta em conteúdo mais identificável e envolvente para o público-alvo. Veja como você pode iniciar sua jornada:

Invista em equipamento de qualidade

A criação de conteúdo de alta qualidade requer um ótimo equipamento de filmagem. Invista em uma boa câmera ou celular, além de recursos de vídeo, como tripé, iluminação e microfone, se necessário.

Crie conteúdo autêntico

Crie conteúdo de qualidade e genuíno para o seu público. Faça uma demonstração usando o produto ou serviço em seu dia a dia, compartilhe avaliações honestas e conte sua história. Autenticidade constrói confiança com o público.

Crie um portfólio de UGC Creator

UGC Creator
Assim como qualquer criador de conteúdo, você precisará de um portfólio para apresentar seu trabalho a clientes e marcas. A criação de um portfólio profissional é algo significativo para o UGC Creator.

Para isso, é necessário incluir informações em um portfólio, como apresentação, amostras de trabalho, contato e outros fatores importantes. Para te ajudar, Abaixo você verá dois templates para portfólio UGC Creator que podem reduzir o seu trabalho no desenvolvimento de um portfólio visualmente atraente e com informações importantes.

UGC Creator
Este portfólio possui formato ideal para visualizar no celular, no entanto, ele pode ser facilmente visualizado em outros dispositivos, como tablet e computador.


UGC Creator
O formato em site é um pouco mais profissional e este possui o total de 7 páginas, onde pode adicionar informações pertinentes sobre o seu trabalho.


Com os modelos editáveis no Canva, basta adicionar as informações pertinentes e acrescentar suas melhores imagens de trabalhos já realizados ou aquelas fotos e vídeos que fez de produtos que comprou.

  • Apresentação: inicie com uma breve apresentação sobre você e inclua qualquer conteúdo relevante que criou para outras marcas;
  • Amostras de trabalho: exiba seu trabalho. Acrescente fotos e vídeos que destacam sua capacidade;
  • Contato: inclua todos os contatos pertinentes, como e-mail, Instagram, TikTok, blog ou site.

Utilize as redes sociais para encontrar outros criadores de conteúdo gerados pelo usuário (UGC). Você também pode fazer fotos e vídeos dos produtos que comprou para montar um bom portfólio.

Criar seu primeiro portfólio pode parecer assustador, especialmente se você não tiver um trabalho UGC existente para mostrar. Mas, você pode começar criando conteúdo com itens que você já possui.

Procure oportunidades com marcas

Existem diversas maneiras de chamar a atenção de marcas que precisam de parcerias. Desenvolva estratégias que façam com que as empresas possam te encontrar. Uma colaboração pode levar a oportunidades interessantes e parcerias de marca. As principais maneiras de fazer um com que uma empresa encontre seu trabalho incluem:

  • Adicione informações pertinentes na biografia;
  • Acrescente o link do portfólio;
  • Utilize hashtags;
  • Use as redes sociais certas.

Dessa maneira, a descoberta do seu perfil pelas marcas, será totalmente orgânica. Isso sem contar que pode utilizar plataformas que conectam criadores de conteúdo e influenciadores para parcerias.

Crie uma conta específica de UGC

Ao criar uma conta específica, seu perfil pode ser facilmente encontrado pelas marcas. Certifique-se de incluir o termo “UGC” para que você apareça nos resultados da pesquisa quando as marcas estiverem procurando por criadores de conteúdo.

Depois que sua conta estiver criada, siga outros criadores UGC nas mídias sociais. Esta é uma ótima maneira de obter dicas sobre a área, estabelecer contatos e ter uma ideia da dinâmica de criação de conteúdo.

Como encontrar oportunidades de UGC

É possível encontrar parcerias de marca e, ainda que exija esforço, muitas delas estão à procura de parcerias, não apenas com influenciadores, mas também com diversos tipos de criadores UGC.

Utilize plataformas de mídia social para encontrar marcas que estão buscando ativamente por criadores. Esta é uma ótima ferramenta para encontrar parcerias de marca.

Aproveite plataformas de mídia social

O TikTok e o Twitter, em particular, servem como um elemento chave para UGC Creator e marcas que buscam colaboração. Além disso, não esqueça de investir no Instagram, que também pode ser um excelente contribuidor para seu sucesso!

Utilize o Pinterest

O Pinterest serve como uma plataforma valiosa para seu portfólio UGC. Crie um perfil dedicado no Pinterest e apresente seu melhor conteúdo, otimizado com palavras-chave relevantes.

Ao criar seus pins de forma estratégica e aproveitar o algoritmo de busca do Pinterest, você pode aumentar a visibilidade do seu portfólio e atrair a atenção de marcas que buscam UGC Creator.


Ao aproveitar essas estratégias, você pode navegar com eficácia no cenário UGC, identificar oportunidades interessantes e se estabelecer como um criador de UGC muito procurado.

O UGC Creator é muito procurado porque traz autenticidade à criação de conteúdo. Ao seguir essas etapas, como se tornar um UGC, você pode iniciar a sua carreira de UGC de sucesso e trabalhar com as melhores marcas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.