Faculdade a distância ou presencial? | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Faculdade a distância ou presencial?

E aí, qual você prefere a faculdade a distância ou presencial? Já se perguntou qual tipo de ensino é melhor para você?

faculdade
Quanto tempo por dia você tem tempo para estudar? Quantas vezes deixou de estudar por conta do trabalho, filhos ou outros imprevistos? Muita gente deixa de estudar por vários motivos, hoje temos a modalidade de ensino a distância (EAD), é mais prática, porém muitos não acreditam nela, acham que não é a mesma coisa que a faculdade presencial e acabam não fazendo por puro preconceito.


Como previsto, as duas modalidades de ensino tem suas qualidades e seus defeitos. Atualmente estudo a distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e não tenho muito do que reclamar. Também já estudei em uma faculdade presencial e achei muito bom.

Antes de escolher uma faculdade, é necessário que primeiro pese na balança suas atuais necessidades. A faculdade presencial toma mais do seu tempo que o esperado, muitas pessoas trabalham o dia inteiro e à noite precisam estar na aula mesmo cansados. Com o passar do tempo a modalidade EAD vêm sendo aprimorada e ganhando seu espaço, já escutei pessoas dizendo que foi salvo por ela, pois acham difícil conciliar a faculdade presencial com o trabalho.

A faculdade a distância deixa a desejar?

Mesmo que a modalidade EAD te disponibilize mais tempo livre, ela não fica para trás da presencial. Algumas faculdades que tem a modalidade EAD possuem polos em várias cidades do Brasil para que os alunos tenham aulas em alguns dias da semana ou do mês. Além disso, a depender da Universidade, o aluno tem disponível várias formas para estudar além do ambiente virtual.

Diferenças

Na faculdade presencial eu tinha aula à tarde sendo duas por matéria durante a semana (menos nas quartas). Algumas faculdades vão diminuindo o número de dias de aulas conforme o período.

Presencial

  • Aulas diárias.
  • Possibilidade de conversar com o professor pessoalmente quando houver problemas.


Quando passei da faculdade presencial para a faculdade a distância tive um grande choque por ser tudo muito diferente. Demorei um pouco para me habituar, mas hoje em dia estou acostumada com o ambiente virtual que é o site onde envio minhas atividades, provas que não são presenciais, baixo os livros e fico por dentro dos dias que tem aula.

EAD

  • Aulas presenciais apenas alguns dias na semana ou do mês.
  • Professor disponível no ambiente virtual quando precisar.
  • Você escolhe quando estudar e fazer determinada atividade.


Se você tem um sonho de realizar um curso superior, mas tem receio de não se acostumar, não desista. Não tenha medo de arriscar, mas mesmo assim, pense bem antes de iniciar qualquer curso, seja ele presencial ou EAD. Não se limite por ter medo, ou se arrependerá no futuro. 

Muita gente diz que prefere estudar presencial, porém com o trabalho ou outras tarefas fica difícil. Outras pessoas preferem EAD por motivos diferentes, o principal deles é não conseguir entender a matéria e não se acostumar com a distância do professor. E você qual modalidade prefere?

Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

22 comentários

  1. Eu sempre quis fazer uma faculdade a distância

    ResponderExcluir
  2. Oláá, cara Ana.! Já vou dizendo que concordo com tudo o que falou e que, realmente, a gente tem de pôr na balança essas diferenças antes de encarar o desafio de uma faculdade, seja ela qual e como for. Uma das grandes vantagens do EAD é que as aulas meio que necessariamente precisam ser bem preparadas; e você pode voltar e rever o seu conteúdo caso não entenda. Aliás, notei que você já falou mais um pouco sobre o assunto no seu blog e super gostei. Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procuro sempre falar sobre isso por aqui e em breve falarei sobre o curso que faço atualmente.

      Excluir
  3. Que bárbaro seu post, me tirou algumas duvidas que tinha sobre a faculdade a distância.
    A comparação das aulas da faculdade a distância e a preferencial me ajudou bastante a entender.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Legal ter as duas opções. Hj só me vejo fazendo algo que não seja presencial. Adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis fazer faculdade presencial, eu sou uma pessoa bem procrastinadora, e acho que o ambiente e conviver com as pessoas lá me daria um "gás" a mais, mas a faculdade a distância também é uma ótima opção!!
    Amei o post

    ResponderExcluir
  6. Eu pensando em fazer faculdade a distância, mas realmente há um certo pre conceito sobre a mesma. Meu receio é, por está em casa acabar me acomodando e esquecendo as aulas.. Quando estamos em casa a preguiça se torna maior, por ter coisas que nos prendem mas vou tentar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai em frente que você vai conseguir. Como eu disse, muitas tem aulas presenciais semanais ou mensais.

      Excluir
  7. Estudar em casa é um desafio que exige muita dedicação, pois tudo ao nosso redor tem o poder de nos distrair. Quem tem uma boa organização de tempo e consegue se concentrar facilmente tira isso de letra, mas quem tem dificuldade precisa se esforçar em dobro, caso não seja possível fazer faculdade presencial.
    No meu caso, fiz tanto a graduação quanto a pós-graduação presencial e foi ótimo para mim, mas o importante é nunca deixar de estudar e agregar cada vez mais conhecimento, seja presencialmente ou à distância.

    Beijos,
    https://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito fazer faculdade, na verdade voltar né hahaha mas fujo das EAD justamente porque em casa me distraio fácil demais... Com certeza não aprenderia tanto.
    E também, sou apaixonada pelo ambiente de sala de aula, gosto do contato direto com outros alunos e os professores. Mas parabéns pelo post, muito bem explicado <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, quando eu fazia presencial sentia os professores mais distantes que os meus atuais.

      Excluir
  9. olá!
    Já fiz as duas modalidades, a presencial é mais cansativa e a online você tem que ter disciplina para estudar e ir bem.
    ABraços.

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer presencial, EAD não funcionaria comigo, precisa ter muita disciplina e tempo pra estudar em casa.

    ResponderExcluir
  11. Amei o post! eu faço faculdade presencial.. Mas algumas materias são online, e eu prefiro presencial mesmo, porque tenho contato direto com o professor, qualquer dúvida ele pode tirar, em relação a provas também.. logo desisti de fazer a distancia

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post! Eu faço faculdade presencial, acho que me daria bem na EAD também porque sou bastante organizada com estudos e etc. Minha mãe já fez EAD e gostou muito, mas também aprendi com ela que, por não ter o professor sempre ali por perto, a EAD torna-se mais difícil ainda, né? Muita gente acha que é fácil, mas é o contrário hahah.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz na Sumaré em horário diferenciado. Foi muito bom pois concilia meu trabalho, casa, filha e esposo. Confesso que ead não seria uma boa escolha pra mim

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.