Como fazer capas para post | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como fazer capas para post

Uma capa diz tudo sobre seu artigo. Veja como fazer capas para post da melhor forma possível e de forma que combine com seu blog.

Criar uma capa para seu post é muito importante, pois ela vai servir de "convite" para o provável leitor, visto que essa capa pode ser usada como ferramenta de divulgação. Além do título, ela é quem vai fazer a pessoa continuar lendo ou parar de ler.  


No início do blog eu não fazia capas para os posts, mas após conhecer outros blogueiros e blogueiras, comecei a notar e refletir sobre a importância dessas capas. A partir do fim de 2016, mesmo ano que criei o blog, comecei a fazer capas para todos os posts que publicava e em 2017 fiz um tutorial de como eu fazia aquelas capas na época. 

Na época as capas eram nesse estilo, você pode ver mais modelos lendo o post Como faço capas para post (também lincado a cima). Com o passar do tempo fui evoluindo bastante e melhorando a qualidade das capas e dos artigos, ainda não cheguei ao nível que pretendo chegar, mas aos poucos vou evoluindo cada vez mais até chegar no meu objetivo.

como fazer capas
Essas duas capas foram feitas por mim pelo PhotoScape. Na época escolhi esse editor de fotos por ser mais fácil para mim e sempre pensei que ele seria o melhor para explorar e aprender a fazer coisas novas com ele. As fontes não são do editor, elas foram baixadas e instaladas nele.

Um tempo depois de começar a divulgar meu artigos no pinterest, eu queria fazer capas melhores para meus posts mudando o formato para que seja exclusivamente divulgado lá no pinterest, visto que vários outros criadores de conteúdo fazem o mesmo e dá super certo. Para isso, mudei do PhotoScape para o Canva.

Capas
Esse foi o resultado e fiquei satisfeita. Ainda utilizo o canva para criar minhas capas e tenho modificado algumas vezes até ficar do meu gosto. O canva tem vários tipos de ferramentas para você criar convites, capas, mídia kit e muito mais, lá você pode encontrar algo pronto para modificar e também imagens sem direitos autorais. Por mais que você não pague um conteúdo premium, você pode fazer algo bem legal por lá.

Capas
Essa capa é de um dos últimos posts e amei muito fazer dessa forma, talvez mude com o tempo, mas até o momento estou satisfeita.

Sou autodidata e costumo aprender muita coisa sozinha mexendo nas coisas e com outros blogueiros. O bom de tudo isso é que podemos continuar aprendendo cada vez mais. Saiba que os detalhes são importantes, mas não é algo muito importante, faça aos poucos, mude algo que não gostou e continue modificando até que fique com sua cara.

A estrutura de uma capa

Não sou profissional de marketing e nem a melhor pessoa do mundo para dar dicas de divulgação, porém, tenho ótimas sugestões que deram certo comigo e que posso repassar. 

Título

Sempre costumo mencionar sobre a importância de ter um título chamativo em um post, é assim que consegue leitores, desde que não seja clickbait e que seja algo que condiz com o conteúdo do artigo está tudo bem. Além do título, colocar em cima uma palavra como palavra-chave que explique o que do que se trata o artigo, exemplo: beleza, moda, blogosfera e etc.

Nome do blog

Não se esqueça do nome do seu blog. Além de prevenir cópias isso vai levar as pessoas que se interessarem até seu blog. Além disso, você pode colocar logo mais em baixo uma frase sobre um assunto ou algo legal que tenha no artigo, não é algo obrigatório, é apenas uma sugestão.

Use cores que quiser e deixe do seu jeito, o importante é que seu blog seja do seu gosto. Não precisa ser perfeito, o que importa é fazer e que você consiga repassar seu conteúdo para as pessoas.

Como fazer uma capa para post

Farei um pequeno tutorial de como eu faço as capas dos meus posts atualmente. Como já mencionei, utilizo o Canva que não é tão difícil de manusear, aqui no blog fiz um tutorial prático de como usar.

Depois de acessar canva.com, clique na barra de pesquisa e busque "Imagem para Pinterest" que é o formato da capa. Logo após ser feita você pode postar direto no pinterest ou no post.

O formato é esse e você pode escolher qualquer modelo pronto, porém agora vou ensinar a fazer algo do zero.

Antes de adicionar uma imagem, é necessário colocar um "Quadro" de fundo para poder a imagem cobrir todo o design. Você pode cobrir o design sem esse quadro, mas acho bem mais prático adiciona-lo.

Adicione uma imagem relacionada ao título do post. O canva tem muitas imagens gratuitas que você pode utilizar sem dor de cabeça, visto que elas não tem direitos autorais.

Adicione formas ao design. Coloquei um quadrado e depois dupliquei dando forma de retângulo para um deles e depois ao outro maior.
Depois adicionei as cores e coloquei na forma que queria. As cores são infinitas, você pode escolher a que quiser.

Depois de escolher as cores, clique em texto para poder adicionar ao título. Escolhi o segundo da imagem e os nomes das fontes que utilizei foram bebas neue e monteserrat. Essas fontes são as que eu costumo usar nas minhas capas.

O tutorial foi simples, porém se quiser, pode adicionar mais detalhes e informações relacionadas ao post. Se quiser um tutorial mais detalhado coloque aqui nos comentários ou se você for uma pessoa curiosa explore o site, essa é a forma que faço minha capa, mas você pode encontrar a sua forma. Lembre-se que ter uma capa é importante, ela vai servir de ferramenta de divulgação.

Me conte aqui nos comentários se você acha que capa para post é importante ou não. Se você acha e faz, conte como você faz e qual programa você utiliza para faze-lo. Críticas e sugestões são bem vindas por aqui e isso é muito importante para o crescimento do blog. 

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

6 comentários

  1. Amei os posts com as dicas :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Seu post ficou muito bem explicado. Eu não faço capas para os meus, apenas imagens específicas para o pinterest e também uso o canva para isso.
    Mas pretendo começar a fazer. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de mexer com essas coisas e tbm aprendi sozinha. Adoro usar o Photoshop e o photofiltre pra fazer as minhas capas. O canva eu uso mais para fazer o midia kit.

    ResponderExcluir
  4. Que dahora, curti muito as duas dicas de como fazer uma capa hahaha ameei :) vou levar algumas pra vida ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Uma capa é realmente importante para qualquer post, pois faz toda a diferença no mesmo, dando um toque especial. Eu também uso o canva para fazer as minhas capas e simplesmente amo a praticidade que ele nos propociona, além de ficarem bonitos visualmente. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo o canva, dá pra fazer muitos trabalhos legais com ele, faço as capas dos meus posts com ele tbm, ficam muito atrativos e com aparência profissional.
    Bem explicadinho seu post, obrigada por compartilhar. Bjos

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.