Reconstrução Capilar | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Reconstrução Capilar

Reconstrução capilar, botox capilar ou reposição de massa. Esses são os nomes dados para o tratamento que devolve todas as propriedades ao cabelo.

Reconstrução Capilar
Antes de qualquer coisa é importante saber se seu cabelo realmente precisa de uma reconstrução. Não é todo cabelo que necessita de reconstrução, por isso, muita gente tem dúvida do que realmente é a reconstrução capilar, quem precisa fazer, como fazer e o que ela faz nos fios.
O que é Reconstrução Capilar?

Antes de saber como fazer, é necessário que saiba o que é. Nossos fios são frequentemente expostos a raios solares, química, ao calor da chapinha, poluição e outros fatores, com isso, eles perdem massa e consequentemente ficam quebradiços. A reconstrução capilar é o tratamento que vai recuperar todas as propriedades dos fios, sua estrutura e queratina o deixando saudável e pronto para receber a nutrição e a hidratação que são cruciais em um cronograma capilar.

Quem precisa fazer?

A reconstrução capilar é mais indicada para quem teve os cabelos detonados após serem expostos a química como tintura, alisamentos, chapinha, secador e outros procedimentos propícios a danificarem os fios facilmente. Normalmente é possível identificar um cabelo que precisa de reconstrução sem ao menos toca-lo, pois eles não tem brilho, maciez, são quebradiços e elásticos. 

Para ter certeza de que seus cabelos necessitam de uma reconstrução, faça um teste com água e um fio de cabelo. Arranque um fio de cabelo e o coloque em um recipiente com água, se o fio afundar significa que a reconstrução deve ser feita.

A reconstrução capilar pode ser feita em casa?

A reconstrução pode ser feita em casa, porém o ideal é que ela seja realizada por um profissional capacitado. Ela pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mas não com a mesma frequência, cada tipo de fio precisa de um cuidado diferente. Converse com um profissional de confiança para te dar as melhores dicas e definir um cronograma mais adequado para seus cabelos.

Reconstrução Capilar: Passo a Passo

Normalmente os salões de beleza seguem um padrão mesmo existindo várias maneiras de se fazer uma reconstrução capilar.

1- Lave o cabelo duas vezes com shampoo, é de extrema importância que o cabelo esteja bem limpo para receber os próximos produtos. Um anti-resíduo é a melhor escolha.

2- Agora com o cabelo bem limpinho, aplique a máscara de reconstrução. É comum que o especialista aplique queratina antes da máscara, porém, algumas máscaras reconstrutoras já contém a queratina. Deixe o produto agir com base no tempo indicado na embalagem.

(Ao lavar o cabelo, não importa o tipo de tratamento ou mesmo que seja apenas uma lavagem rápida, a máscara deve ser sempre a segunda a ser aplicada.)

3- Por último, enxague o cabelo e aplique o condicionador para que ele feche todas a cutículas sem perder a queratina adquirida durante o processo.

4- Finalize da forma que preferir. Algumas linhas da Dove e Salon Line por exemplo, oferecem cremes para pentear que auxiliam na reconstrução.

Quais produtos usar?

O ideal é apostar em produtos que prometem reparar e fortalecer os fios e ricos em queratina. Principalmente se você pretende fazer os procedimentos da reconstrução em casa.

Reconstrução Capilar
A reconstrução capilar deve ser iniciada no salão de beleza. Nunca tente fazer esse tipo de procedimento em casa sem ter o conhecimento exato do que fazer ou o que usar, do contrário suas madeixas podem acabar enrijecendo.

Pode fazer reconstrução durante a transição?

Não só pode como deve! Principalmente quando o BC ou grande corte ainda não foi feito. Como já mencionei, a química deixa o cabelo bastante fragilizado e isso obviamente é um grande problema e não se resume apenas a quem está na transição.

Dicas e Contraindicações

A reconstrução capilar não pode ser feita em cabelos saudáveis, pois ela vai recuperar os nutrientes que os fios perderam devido a procedimentos e outros fatores quais os fios são expostos e o cabelo saudável não precisa de nada disso. É comum que as pessoas achem que os cabelos precisam de reconstrução por estarem ressecados ou algo do tipo, porém pode ser que ele não precise, talvez ele só esteja carente de uma boa hidratação.

Assim como tinturas e químicas, é importante que antes de utilizar o produto fazer um teste para ver se não irá ter alguma reação alérgica. Pode ser que você tenha alergia a algum produto e ainda não sabe, como alguns sabonetes causam reações na pele, produtos para cabelo também podem causar.

Não abuse de produtos feitos especialmente para a reconstrução, principalmente se seu cabelo for saudável, esse tipo de produto contém propriedades que seus cabelos não precisam e caso você use, ele pode acabar perdendo o brilho, movimento e seu aspecto saudável.

Quem pode fazer?

Para ter certeza, o melhor a se fazer é recorrer a um profissional, mas a reconstrução pode ser feita em gestantes, pessoas em transição capilar, crespas, cacheadas, alisadas, lisas e outros. Se você costuma tingir os cabelos com frequência, tome nota para mante-lo sempre saudável com o cronograma capilar em dias.

Você tem ou costumava ter uma rotina de cuidados com o cabelo? Cada vez mais são lançados novos produtos que auxiliam na reconstrução e isso é muito bom. Ampolas, máscaras, cremes e tantos outros produtos que nem sabemos quais utilizar.


Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

15 comentários

  1. Fazer uma reconstrução capilar é importante para os cabelos, e usar os produtos certos é essencial para os fios, dos produtos que você indicou uso o da Dove ele é muito bom, muito bom o seu post você explicou muito bem, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Amo os produtos Dove, me salvaram muitas vezes dá alergia.

      Excluir
  2. oi!
    Que dicas maravilhosas :D eu ja usei essa mascaras e adorei o cabelo fica lindo

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei das dicas, ainda não achei uma máscara para chamar de minha, algumas marcas parecem deixar o cabelo seco. Sigo na busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa impressão, mas vai testando até conseguir encontrar a sua.

      Excluir
  4. Olá,

    Seu post foi muito explicativo e me tirou algumas dúvidas que tinha sobre o assunto, então já amei. Estou passando pela transição capilar e tenho sentido que meu cabelo precisa de uma reconstrução, já vou atrás disso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai atrás mesmo, isso é muito importante para a saúde do cabelo e nossa autoestima!

      Excluir
  5. Reconstrução é essencial mesmo para quem tem alisamento/coloração, como não tenho nada disso faço beem raramente.

    ResponderExcluir
  6. Reconstrução capilar que precisamos saber Como obter uma forma adequada certamente terá um bom resultado. Saber escolher produtos para o cabelo é essencial.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.