Como entrei em uma Universidade Federal | EAD | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como entrei em uma Universidade Federal | EAD

Em 2017 passei no processo seletivo para cursar artes visuais a distância. Aqui contarei como entrei em uma Universidade Federal e um pouco sobre meu curso.


ead
Antes do meu atual curso, já fiz psicologia e pedagogia, porém acabei não concluíndo nenhum dos dois. Ambos foram em faculdades particulares, sendo uma delas a distancia também. Por isso, antes de ingressar na minha atual Universidade pensava na educação a distância como um todo sendo boa, mesmo com suas limitações e seus pontos negativos que a educação presencial também tem.

+Leia Como ingressar em uma Universidade a distância

Como entrei em uma Universidade Federal

Eu e todos os meus colegas de turma conseguimos ingressar graças ao ENEM. Desde 2009 a UFRPE (Universidade que estudo) passou a utilizar o ENEM como ingresso único pra a Universidade, ou seja, não foi necessário prestar vestibular, pois as notas do ENEM eram suficientes.

Tenho que confessar que quando me inscrevi, não acreditei que poderia passar no processo seletivo, mas no fim acabei passando e hoje estou aqui, quase me formando e contando como está sendo essa experiência.

Como funciona o Ingresso único? (ENEM)

Infelizmente a Universidade em que estudo não abre processos seletivos todos os anos e são exclusivos para quem fez ENEM nos últimos cinco anos. Para fazer a inscrição é bem rápido, basta abrir o site de inscrição, adicionar os dados pedidos e aguardar ficando sempre de olho no site.

Depois da aprovação

Depois da aprovação é necessário checar todos os documentos necessários para fazer a matrícula. É importante que não se esqueça de nada para não ter dor de cabeça depois.

Quando vi meu nome na lista de aprovação, não acreditei no que estava vendo. Vibrei muito e logo depois fui verificar todos os documentos necessários para a matrícula.

Como é o curso

O curso em questão é uma licenciatura em Artes Visuais com ênfase em digitais. Nele estou aprendendo sobre gestão escolar, tudo o que abrange uma escola, sobre artes e sua história e claro, como ensinar artes além das disciplinas optativas como: Cinema, Fotografia, Moda e Design. As aulas presenciais acontecem algumas vezes por mês aos sábados das oito da manhã às cinco da tarde, porém pode ter aula apenas pela manhã ou apenas pela tarde. Na primeira aula presencial aprendemos tudo sobre o portal e como utilizar o AVA que é onde tudo acontece e o SIGA que é onde podemos checar nosso histórico e notas.

No meu caso, não fazia ideia da finalidade do curso, mas ao entrar acabei me encontrando muito mais que nos outros cursos que eu já fiz. Isso pra mim foi a maior prova de que devemos arriscar algo novo sempre que surgir a oportunidade mesmo não sabendo se vai ou não dar certo.

estágio

Estágio Curricular Supervisionado

A parte mais difícil do curso é o estágio, acho que é assim em qualquer curso superior, mas pela experiência, vale muito a pena todo o esforço. O estágio supervisionado consiste no início, meio e fim.

Passo a passo do estágio curricular supervisionado:

Antes de iniciar o estágio

  • Ir à escola escolhida
  • Preencher o seguro no site
  • Preencher o termo de compromisso e levar para o diretor ou diretora assinar
  • Entregar o termo de compromisso ao professor da disciplina

Durante o estágio

  • Preencher as fichas designadas para cada dia
  • Observar aulas
  • Conversar com o gestor da escola
  • Conversar com professores
  • Conversar com alunos
  • Conversar com a secretaria
  • Preencher a ficha de presença assinada pelo gestor

Fim do estágio

  • Juntar todas as informações coletadas durante o estágio
  • Fazer o relatório final com base no esboço dado pelo professor responsável pela disciplina

Para que serve o seguro de estágio?

O seguro é uma garantia para o aluno em caso de acidentes e outros, ou seja, a Universidade é totalmente responsável pelo aluno caso algo aconteça com ele durante a trajetória até o local ou no  próprio local estágio.

Faça um comentário aqui em baixo caso ainda tenha alguma dúvida sobre o curso ou sobre a Universidade.

Mais dicas de estudo no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

11 comentários

  1. Que bacana você compartilhar a sua história de como você entrou para a Universidade Federal, fico feliz por você está indo em frente, pra conseguir passar no processo seletivo é preciso estudar muito. Concordo com você, devemos sempre nós arriscar quando surge uma oportunidade, desejo sucesso pra você, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em breve me formarei se Deus quiser! ❤

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Ótimas dicas, conhecer o processo de seguro é muito importante, sua explicação para passar no processo de seleção; é a parte mais difícil, parabéns por conseguir, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é a parte mais tensa.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Que massa o seu curso. Eu faço Licenciatura em Química no Instituto Federal aqui de São Paulo. O Enem realmente é uma das provas mais importantes e a grande parte das universidades usam ele na seleção, por isso é tão importante se dedicar à ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho Química uma área muito legal. Meus parabéns por escolher uma área tão importante! ❤

      Excluir
  4. Ola tudo bem?
    Em primeiro lugar meus parabéns pel sua vitoria pois os estudos ja é dificil agora imagine em uma Federal.
    Este seu post servira de parâmetro para muitos que ainda nao.decidiram o que eatudar.

    Me segue:
    www.instagram.com/robsondemoraisofc
    Www.facebook.com/robsondemoraisofc

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Que legal :D sua historia é um grande exemplo, também estou querendo fazer uma faculdade de historia..

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não sabia que tinha universidade federal Ead e achei sua experiencia e sua vivencia super legal para mostrar para as pessoas que nada é impossivel se tirar uma boa nota no enem e mesmo que não entre em uma faculdade federal presencial pode ter uma possibilidade de fazer uma virtual e melhor, uma universidade boa e de graça. Parabéns pelo blog! E pela formatura que já já vai acontecer.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Quando a gente quer muito alguma coisa deve ir em busca e tentar todas as possibilidades além é claro de estar atenta a todas oportunidades que surgem, parabéns a você te desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.