Como ter um dia mais produtivo | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como ter um dia mais produtivo

É difícil conseguir fazer tudo o que precisamos em um dia. Leia algumas dicas de como ter um dia mais produtivo.

PRODUTIVIDADE
É desesperador ver o dia terminar e perceber que você não fez um terço do que deveria fazer não é mesmo? Realmente, os dias passam muito rápido quando a agenda está cheia. De fato, é muito comum pessoas dizerem que 24 horas é muito pouco para um dia, que não consegue fazer tudo o que precisa em um dia só e que ele poderia ter algumas horas a mais.

Porém não é bem assim, o segredo de ter um dia mais produtivo está na organização do seu tempo. 24 horas é o suficiente e podemos aproveitar cada segundo. Seguindo algumas dicas do infográfico criado por Anna Vital (fundadora do starup) e usando alguns passos pessoais que adicionei, estou aos poucos tornado meus dias produtivos.

Antes ter mais de um compromisso em um dia era um pesadelo. Fazia tudo para desmarcar ou não precisar ir, contudo, já estou melhorando nesse aspecto graças as dicas. 

Além de uma lista pessoal com seus compromissos, você pode seguir as dicas abaixo:

1- Planeje seu dia

Antes de qualquer coisa, um planejamento deve ser feito. Planeje seu dia na noite anterior para que no dia seguinte não se esqueça de nada. Anote tudo o que você precisa fazer ou utilize agendas eletrônicas como o Google Agenda. Ter uma agenda no celular que notifique os horários dos compromissos ajuda muito.

Como usar o Google Agenda

O google agenda é uma ferramenta muito boa quando o assunto é planejamento. Atualmente utilizo ele tanto para questões pessoais quanto para o blog e isso tem me ajudado muito, pois recebo notificações do aplicativo e da extensão do chrome.

O google agenda é uma ferramenta muito prática de ser utilizada. Além disso, é possível separar as tarefas, lembretes e eventos por cores para não se confundir depois. Ao finalizar uma tarefa você pode marcar como feita que ela será riscada.

Para criar um lembrete basta clicar em "criar" que fica no topo esquerdo da tela, adicionar o nome, selecionar como evento, tarefa ou lembrete e horário. Além disso é possível adicionar o local, descrição e pessoas que possívelmente participarão com você.

2- Arrume sua cama logo após acordar

Pode parecer algo bobo, mas grandes mudanças começam com pequenas atitudes! Fazer a cama de certa forma irá te encorajar a continuar seguindo seus compromissos. Pense nisso como o primeiro passo para ter um bom dia e muito produtivo.

3- Durma bem

É quase impossível se manter concentrado quando se está cansado. Segundo especialistas, o correto é dormir pelo menos 8 horas. Quando estamos cansados o mau humor e a falta de coragem toma conta da gente tornando quase impossível a realização de alguma tarefa ou compromisso do dia.

4- Estabeleça metas 

Estabelecer metas diariamente nem que seja algo pequeno como arrumar a cama ao acordar ou algo maior. As metas nos ajudam a cumprir nossas tarefas e podem nos beneficiar mais tarde ou de imediato.

5- Programe-se

Deixe sua roupa do dia seguinte em algum lugar de fácil acesso, se for preciso passar por ser roupa que amassa, passe antes de deixar no local. As coisa que vai precisar também devem ficar em um lugar de fácil acesso e tudo junto para não se perder no dia seguinte.

Desse jeito você vai ganhar mais tempo e não vai precisar se desesperar atrás de uma roupa para o trabalho, escola ou faculdade.


6- Priorize as tarefas mais importantes

Priorize o que é mais importante no momento e utilize a regra do 80/20 da Anna Vital. Questione-se se os 20% de trabalho te renderão 80% de resultados. Trate seu tempo como algo precioso priorizando o que você sabe que vai ter um bom retorno, mas não deixe as outras coisas para trás.

Pense bem no que é mais importante e trate como prioridade deixando o que pode ser deixado para depois.

7- Evite distrações

Durante o trabalho, escola ou faculdade, faça o possível para manter a atenção. Desligue o celular ou deixe em modo avião/silencioso e use-o apenas para urgências. Seu tempo é precioso e deve ser tratado como tal.

O foco é algo muito importante para o andamento do seu rendimento.

8- Não tente fazer tudo de uma vez

Mantenha a calma, você não pode fazer tudo ao mesmo tempo, então não se desespere e mantenha o foco e a calma em qualquer coisa tarefa ou compromisso que estiver fazendo.

Tire ao menos meia horinha para um rotina de cuidados pessoais caso queira Se cuidar também é importante e muito esforço pode não fazer bem.

9- Pratique alguma atividade física

Além de ser necessário para a saúde física, também é necessário para a saúde mental. Caminhe, corra, ou faça natação Isso não significa que você precise sair de casa para fazer esse tipo de atividade e existem aplicativos que podem te ajudar nisso.

10- Se Recompense

Um doce que você gosta, um chocolate ou um tempo de descanso fazendo o que gosta é uma ótima recompensa. Quando fazemos nossas tarefas visualizando uma recompensa, é muito mais fácil finalizar tudo, além disso, merecemos uma recompensa.

11- Comece aos poucos

Não, você não vai conseguir mudar de um dia para o outro, por isso comece aos poucos. Também, é importante que não faça tanta coisa em um dia só, ou irá se sobrecarregar.

Não é fácil manter uma rotina diária, ainda mais para quem trabalha em casa. Em muitas situações isso pode atrapalhar a rotina a deixando nada produtiva.


Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

7 comentários

  1. Muitas dicas preciosas, na correria do dia a dia acabamos não conseguindo nos organizar e acaba que as tarefas ficam acumuladas. Seguindo essas orientações vai ficar mais fácil conseguir um realizar dia produtivo, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando fazer mais atividades físicas. Fora isso, estou fazendo todas as suas sugestões. Adorei as dicas.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 costumo usar uma agenda para me organizar

    ResponderExcluir
  4. Oiiii!!! As dicas são ótimas! Preciso voltar a fazer estas coisas para me organizar melhor! Mas a agenda ainda não é meu forte!rs...bjs

    https://nutryreceitas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas,
    aqui eu geralmente planejo como será no outro dia, quais a tarefas que começarei, o que farei para almoçar, quais atividades fazer com as crianças, o tempo de internet para não sugar todo o meu tempo. Realmente assim ajuda muito, a organização é tudo, sem falar que priorizamos o que vale e deixamos de lado aquilo que se transformaria em sobrecarregamento.

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas sao otimas!! Com certeza nos ajudam e muito

    ResponderExcluir
  7. suas dicas são otimas, vou começar a ultilizar-las obrigado

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.