Vale a pena criar um blog em 2020? | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Vale a pena criar um blog em 2020?

Ter independência financeira, trabalhar em casa ou de onde quiser é realidade para muitos blogueiros. Mas será que vale a pena criar um blog em 2020?

blog
Sim, os blogs ainda existem e é a principal fonte de renda de muitos criadores de conteúdo. Algumas pessoas arrecadam mais dinheiro com seus blogs que com seu antigo emprego de carteira assinada.

Vale a pena criar um blog em 2020?

Sim. Felizmente os blogs não acabaram e ainda tem muito caminho pela frente. É verdade que novas plataformas e métodos de criar conteúdo surgem com o passar do tempo, porém os blogs além de agregar todo tipo de criação de conteúdo como vídeos, textos fotos e mais, eles conseguem se adaptar ao tempo e as mudanças.

Muita gente diz que é o fim dos blogs, mas elas falam isso há muitos anos!

Uma das provas de que os blogs não acabaram são os resultados de pesquisa do google, normalmente quando fazemos alguma pesquisa no google surgem vários resultados sendo eles blogs.


Como posso ganhar dinheiro com blog?

Uma das vantagens de ter um blog é que existem várias formas de monetização. Monetizar um blog é muito mais fácil que monetizar um canal no youtube por exemplo, ainda mais agora que as regras mudaram e estão constantemente mudando.

Formas de monetizar um blog:
  • Anunciantes diretos
  • Programas de Afiliados
  • Anúncios 
  • Vender produtos próprios
Esses são apenas quatro das várias formas de monetização para blog. Atualmente utilizo três sem contar com publipost que é outra forma de ganhar um dinheirinho com blog e também é utilizado no instagram por exemplo.

Anunciantes Diretos

Os anunciantes diretos são empresas que pagam para anunciar em seu blog. Uma empresa entra em contato com você ou você entra em contato com ela para que anuncie a empresa por determinado valor durante um tempo. 

Não é tão fácil conseguir esse tipo de parceria, mas não é impossível. Muitas empresas que estão começando procuram por blogs para divulga-las, por isso sugiro que procure-as, mas se estiver começando agora com seu blog, espere um pouco mais para iniciar sua busca por anunciantes. Nesse caso é recomendado que o blog tenha no minimo seis meses.

Programas de Afiliados

Esse é o queridinho de quem tem blog atualmente e muitas vezes é o que mais gera renda. O programa de afiliados funciona da seguinte maneira: Você se afilia ao programa de alguma loja ou empresa e a cada compra realizada através do seu link de divulgação ou banner você ganhará uma porcentagem daquela compra. O quanto você vai ganhar com o programa de afiliados depende do trafégo do seu blog e de como você vai apresentar o produto.

Lojas com programas de afiliados:


Empresas com programas de afiliados:


Anúncios do Adsense

Os anúncios do Adsense do google são os mais conhecidos entre os blogueiros e blogueiras. Além disso, é desse serviço de publicidade  que blogueiros e youtubers tiram maior parte da sua renda mensal. Para se juntar ao programa basta ter um canal ou blog e seguir as politícas a risca para ser aceito. 

Vender produtos próprios

Esse é um método utilizado por muitos blogueiros. Funciona do seguinte modo: Você pode criar e divulgar infoprodutos que podem ajudar outras pessoas de alguma forma. Muitos blogueiros criam e-books com informações importantes para quem quer ganhar dinheiro com blog ou utilizar determinada plataforma para gerar mais tráfego para seus blogs.

Não é uma tarefa fácil

Ter um blog não é uma tarefa fácil, infelizmente. Não existe um segredo de como criar um blog e ter sucesso logo de cara, criar um blog é muito mais do que isso, é algo que vai te beneficiar no futuro. Ter um blog exige muito esforço, estudo, estabelecimento de metas e muito mais.

+Leia Como atrair novos leitores para seu blog e O que você precisa saber antes de começar um blog

Então para começar você precisa ter as seguintes coisas em mente:
  • Escolha um nicho: Escolha de preferência um nicho que goste e tenha propriedade no assunto. 
  • Crie estratégias: Antes de tudo tenha uma estratégia, caso ela não dê certo crie e coloque em prática outra até que dê certo.
  • Estude seus leitores: Quem você quer alcançar? 
  • Estabeleça metas: Estabelecer metas é uma forma de garantir que algo deve ser feito. Coisas do tipo quantos posts por semana e quais conteúdos que você quer postar durante a semana é algo a ser pensado.
  • Utilize técnicas de SEO
  • Escolha o melhor site de hospedagem 
+Leia Como aumentar o trafego orgânico do seu blog

Ter blog não se resume em apenas criar e esperar que ele cresça através de cliques orgânicos. Para seu blog crescer é necessário atrair público, logo, investir em divulgação é um passo crucial para o crescimento dele.

blogger

Como criar um blog no blogger

As plataformas de blogs como o blogger e o wordpress por exemplo, estão sendo atualizadas e melhoradas para facilitar a vida dos autores de blogs com o passar do tempo.

Criar um blog no blogger é bem simples. Após entrar na página inicial do blogger clique em “criar blog ” e faça login com sua conta do google.

Escolha um nome para seu blog, endereço e tema. Todos podem ser mudados depois e você pode deixar o blog do jeito que quiser e criar quantos blogs quiser na mesma conta.

Na lateral da janela principal clique em “Tema” para modificar o blog da forma que preferir. Você pode escolher um dos temas ou baixar e instalar um tema gratuito na internet.

Benefícios de ter um blog
  • Você pode alcançar sua independencia financeira
  • Existem várias formas de monetização
  • Pode trabalhar falando do que gosta
  • Benefício a longo prazo
Não esqueça de visitar o pinterest do blog e o novo instagram! Lá tem muito mais dicas de blog e de beleza também.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

31 comentários

  1. Vale muito à pena mesmo, amo blogar :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vale a pena criar um blog, o blog é uma das formas da pessoa ganhar dinheiro, claro que o blogueiro precisa se dedicar ao blog, muito boas as suas informações principalmente para aqueles que estão começando bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Essas informações me ajudaram quando comecei e tenho certeza que ajudará outros!

      Excluir
  3. adorei esse artigo,eu gosto muito do meu blog,principalmente nesses tempos de quarentena ele tem sido um grande aliado.As dicas de como monetizar eu adorei,isso é algo que ainda estou pensando e analisando a melhor forma,por isso seu artigo está sendo muito util,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog é um refúgio para muitos blogueiros ❤

      Espero que encontre logo a melhor forma de monetizar seu blog. Boa sorte. Beijosss

      Excluir
  4. Vale a pena sim, como você disse os blogs agregam várias formas de informação por isso continuam atraentes e com grande utilidade para tantas pessoas. Suas dicas estão perfeitas, com esforço e dedicação é possível criar um blog de sucesso. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  5. Tô apaixonada por esse post! E concordo com absolutamente tudo. É uma super responsa se ter um blog, e mais que isso é extremamente autêntico aquela plataforma é sua e aconteça o que acontecer aquele conteúdo não se perde. Eu tenho e recomendo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Muito bom e assim quando o tempo passar vamos poder ver.

      Excluir
  6. Comecei o blog para divulgar o meu trabalho mas com o tempo outros temas foram naturalmente ganhando prioridade. Acabo por divulgar o que faço noutras plataformas e no blog escrevo sobre o que me apetece e apenas por prazer. Vou gostar de o voltar a ler daqui a muitos anos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu estou desde 2013, não é fácil, mas vale muito a pena ter e continuar com o blog, e com certeza ajuda muito na renda doméstica, a alguns é até a única renda ... Amei teu post.

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Com certeza :D vale muito a pena, eu perdi meu Adsense e mesmo assim consigo ganhar uma graninha com meu blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas formas de ganhar dinheiro com blog mesmo! Fico feliz por ainda tirar um dinheiro com seu blog.

      Excluir
  9. Concordo com você , os blog jámais acabaram , e em 2020 estão melhores que nunca , em tempo de quarentena uma terapia para quem lê e para quem escreve.vale apena...
    Além de ser uma forma de trabalho ,de renda é uma maneira de expressão , de Robby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Para mim está sendo uma terapia e sei que para os outros blogueiros também.

      Excluir
  10. Ter um blog vale muito apenas para quem gosta de escrever ... Além de querer ganhar dinheiro, um blog serve como um meio de distrair a mente, criando um post, tanto para ajudar os leitores quanto o blogueiro.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Com certeza, tenho um blog faz uns anos e não me imagino sem. Consigo até ganhar uma graninha com ele 😉

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns pela postagem, muitas dicas maravilhosas! Vida longa aos blogs!

    ResponderExcluir
  13. Acho que esse é um ótimo momento, tanto pro leitor, quanto pro criador de conteúdo! Seguimos focados em fazer o que a gente ama!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Sou do time de pessoas que acha que vale a pena criar um blog, mesmo nunca tendo conseguido monetizar o meu e ganhado com ele. Mas quem conhece os programas e investe neles, com certeza arrecada uma boa grana. Gostei bastante das dicas que trouxe no post, arrasou!

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Que post mais incrível. Acredito que muitas pessoas se questionam sobre isso. Sempre vejo algumas questões sobre o assunto lá no instagram. Tenho o meu blog a bastante tempo e amo escrever, fotografar e compartilhar minhas experiências. Quando fico um tempo sem postar sinto tanta falta, não consigo me imaginar sem esse espaço. Com certeza vale a pena ter um blog. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o seu post, excelente para blogueiros em início de carreira, cheios de dúvidas. Muito bem estruturado, adorei.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.