Como criar um blog gratuito | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como criar um blog gratuito

Aprenda a criar um blog rápido, fácil e gratuito. Saiba agora como criar um blog gratuito para começar a blogar hoje.

Os blogs não acabaram e todos os dias novos blogs são criados seja na intenção de lucrar com eles ou não. Criar um blog não é muito difícil e eu posso provar mostrando como você pode fazer um totalmente gratuito e da forma mais funcional possível.
Desde o início utilizo o blogger e até o momento estou satisfeita com a plataforma. Criar um blog no blogger não é dificil e já ensinei aqui no blog como criar um, mas agora irei mostrar de forma detalhada como você pode criar um blog, configurar o tema e deixa-lo funcional.


Qual a melhor plataforma?

Antes de criar um blog paira essa dúvida no ar. Você precisa escolher e se familiarizar com a plataforma que você irá usar, pois você vai trabalhar com ela por muito tempo, mas se preferir migrar para outro você também pode. Separei três plataformas populares onde você pode criar seu blog totalmente de graça.

Plataformas:
Na blogosfera os mais comentados são o wordpress e o blogger que já é jurássico nesse meio e vinculado ao google.

A plataforma interfere nos ganhos?

Muitos acham que sim, mas a plataforma não interfere nos ganhos ou rendimento do blog. O que pode interferir é o conteúdo que você posta ou a falta dele, por isso o ideal é pensar no tema ou nicho do blog antes de cria-lo.
Blogger

O blogger é uma plataforma do google criada em 1999 para gerenciar blogs. Dentro da plataforma você pode criar até 100 blogs e serve muito bem para quem tem dificuldades com tecnologias. Lá você pode criar um blog com facilidade, escolher o melhor template e começar a blogar hoje.

A plataforma é bem simples de mexer e a melhor parte é que ela é mais fácil para monetizar seu blog com o google adsense. Além disso, blogs criados no blogger são hospedados pelo próprio Google através do subdominio blogspot.com, ou seja, você pode criar quantos quiser de forma gratuita.

Wordpress

Criado em 2003 o wordpress é uma das plataformas mais indicadas quando o assunto é criação de blog. Ele possui duas verssões que são: wordpress.org e wordpress.com. Ambos possuem finalidades diferentes onde o .org é a plataforma de código aberto e o .com oferece hospedagem gratuita.

Em relação a parte de configuração assim como o blogger, o Wordpress não requer um conhecimento amplo de códigos de programação e esse é um dos motivos por ser um plataforma tão indicada.

Wix

O Wix foi criado em 2006 e e conhecido por sua facilidade de criação de blogs e sites. Ele oferece os planos gratuitos e premium, onde o gratuito tem muitas limitações e uma delas é não poder vincular ao Google Analytics. Caso não tenha pretenção de investir no blog agora, opte por outra plataforma.

Como criar um blog gratuito

Aqui no blog já tem um tutorial rápido de como criar um blog no blogger, você pode ler clicando aqui.


Criando um blog no Wordpress

Acesse wordpress.com e clique em "start your website" para começar o processo de criação do blog.

Crie um conta colocando as informações pedidas ou entre através da sua conta do Google.

Após criar a conta é possível escolher entre os domínios próprios e o gratuito. Caso queira optar pelo gratuito basta selecionar o botão ao lado do "Free".

Quando for redirecionado para outra página clique em "Start with a free site". Depois disso já possível escolher um tema e configura-lo.

Criando um blog no Wix

Em Wix.com clique em "começar já" iniciar o processo de criação do blog.

 Escolha o tema que voce irá abordar. Assim será mais fácil para escolher e editar o layout do blog.

Assim como o blogger e o wordpress a plataforma Wix também oferece hospedagem gratuita. Ao editar o tema escolhido voce pode colocar o nome que voce quer dar para o blog na area onde tem escrito "meu site".

Como escolher um template

Você não precisa se limitar aos templates da plataforma. Existem sites de templates gratuitos ou que você pode comprar ou encomendar um exclusívo. O recomendado é optar por templates "limpos" fáceis de acessar. 

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

2 comentários

  1. oi!
    Eu tenho um blog pelo Blogger :D acho que é mais fácil para quem esta aprendendo. E ter um blog também ajuda a ter uma renda extra...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre usei o blogger, mas tenho curiosidade nessas outras plataformas. Essas dicas são muito úteis pra gente criar um blog no inicio. Tudo parece difícil demais, mas seguindo suas dicas fica fácil.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.