Por que você deve usar o pinterest para divulgar seu blog | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Por que você deve usar o pinterest para divulgar seu blog

Uma das plataformas mais utilizadas pelos criadores de conteúdo é o pinterest. Quer saber porquê você deve usar o pinterest para divulgar seu blog?

Existem inúmeras formas de divulgar um blog e o pinterest pode te surpreender nesse quesito. 


O que é Pinterest?

Antes de saber porquê você precisa saber o que é e como funciona. O pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens. É uma rede social onde você pode compartilhar ideias de temas diversificados como: Moda, viagem, beleza, marketing de conteúdo, decoração e muito mais. Lá você pode se inspirar de muitas formas e salvar suas inspirações em pastas tendo cada uma um tema específico.

No pinterest você pode divulgar sua marca, sua empresa e é onde você pode vender seus produtos. 

Como o Pinterest funciona?

Além de ser uma rica fonte de ideias, ele pode ajudar a aumentar as visualizações do seu blog ou engajamento no instagram. Você pode utilizar sua conta como banco de imagens e inspirações separando cada tema por pastas e também pesquisar por qualquer tema que queira através da lupa.

Na plataforma você pode ter uma conta pessoal ou comercial, mas o mais recomendado para quem pretende divulgar seu negócio é a conta comercial, pois você terá acesso ao seu analytics onde poderá ver seu engajamento, cliques e pins salvos. Assim você vai ficar por dentro do que bomba para investir nisso e testar novas imagens para ver se também funcionam.

Como mudar a conta do pinterest para comercial

 Clique na seta superior direita > Configurações > Configurações de página.

Ali em cima mostra "converter em conta pessoal", mas para quem ainda não converteu basta clicar no botão "converter em conta comercial" que fica no fim da página.

Como criar um pin
 
Para ter uma conta comercial e alcançar mais pessoas você precisa saber como criar um pin de forma correta.

Ao criar um pin você pode optar por postar agora ou no dia e na hora que quiser. Eu costumo fazer os dois publicando um logo após postar algo no blog e programando pins para serem publicados durante a semana.

Para que outros possam pinar imagens direto do seu blog, recomendo que adicione o botão "pin it" ao seu blog. Esse botão é aquele que aparece quando passamos o cursor do mouse nas imagens presentes em um blog como na foto a baixo.

No blog da Elaine Gaspareto tem um post com um tutorial completo de como adicionar o botão. Clique aqui para ler!

Por que você deve usar o pinterest para divulgar seu blog 

Aumenta o alcance orgânico 

O pinterest tem mais 200 milhões de usuários em sua plataforma e esse número só vem crescendo, visto que é uma das redes sociais mais comentadas do momento. Muitos criadores de conteúdo começaram a utilizar a plataforma como meio de divulgação e desde então obtiveram ótimos resultados em seus blogs, redes sociais e em suas vendas. 

Segundo o analytics o pinterest é responsável por 78,66% do meu tráfego orgânico ficando na frente do google e do facebook que também são duas ótimas fontes de tráfego.

Temas mais pesquisados no pinterest:

  • Decoração 
  • Moda
  • Beleza
  • Gastronomia
  • DIY
Graças ao pinterest as visualizações do meu blog e consequentemente os ganhos aumentaram então vale muito a pena investir nisso. Se você estava em dúvida se faria ou não, acho que essa é a hora certa de se jogar!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

3 comentários

  1. Oi
    Eu comecei a usar recentemente e adorei,meu tráfego no blog aumentou bastante 🙂

    ResponderExcluir
  2. Querida faz muito tempo que uso o Pinteret, e gosto muito dele, pera mim ajudou muito meu blog, parabéns pelo post, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o Pinterest, mas não utilizei ainda para divulgar o Blog. Vou seguir suas dicas, obrigada!
    Está tudo bem detalhado, penso que vou fazer certo.

    Bjs!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.