Como criar um E-BOOK do zero | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como criar um E-BOOK do zero

Quer criar um E-Book mas não sabe por onde começar? Veja como criar um E-Book do zero!

Criar um E-Book não é um bicho de sete cabeças e você pode fazer isso gratuitamente na internet. Se você não faz ideia de como criar um, mas quer ou pretende se arriscar nesse mundo digital, está no lugar correto.

Por estarmos vivendo em uma era onde o universo digital está tomando conta de tudo, é preciso nos adaptarmos a esse mundo novo.

As pessoas passaram a comprar coisas online, conversar, fazer novas amizades e até compras do mês por aplicativo. Atualmente podemos fazer tudo online, até mesmo ler um livro.

Mas o que dizer dos livros físicos? Eles são deixados de lado? Não, os livros físicos não são de forma alguma descartados. 

Muitas pessoas ainda preferem os livros físicos e outras sonham em escrever um, porém nem todo mundo possui condições financeiras para adquirir ou escrever um livro físico.

O E-BOOK além de poder ser uma mina de ouro e abrir muitas portas para quem o cria, também pode ser maravilhoso para quem o adquire gerando assim benefício mútuo.

E além de poder criar um e-book para si, você pode escrever para empresas também, que foi o que fiz por um tempo. Atualmente muitas empresas procuram por redatores para desenvolver um livro digital para eles

Quer criar um E-BOOK do zero? Pega papel e caneta e anote essas dicas!

O que é E-BOOK?

O E-BOOK nada mais é que um livro eletrônico. 

E-BOOK ou EBOOK é a abreviação de eletronic book. É um formato de livro que pode ser lido através do seu tablet, celular, computador e outros eletrônicos. Em alguns casos ou na maioria deles, ele pode ser de um livro físico já publicado tendo dois formatos ou eletrônico. 

Agora na era digital onde tudo ou quase tudo pode ser feito online, pode se dizer que os livros eletrônicos consquitaram seu espaço de forma rápida.

Esse formato de livro é prático e pode ser levado para onde for depois do download. Além disso, ele fica disponível sempre que quiser ler caso precise sair e levar muito peso não seja uma opção.

Essa é uma estratégia de marketing digital maravilhosa não apenas para quem quer escrever um livro, mas também para quem possui blog, loja online ou pretende viver das vendas dos seus produtos digitais.

Agora que você já tem uma ideia do que é um E-BOOK e já tem conhecimento do conteúdo, é hora de colocar suas ideias em prática.

Como criar um E-BOOK do zero 

Você já tem uma ideia de conteúdo, agora o que falta é colocar tudo em prática e ir adiante com seu projeto. Criar um E-BOOK do zero é mais fácil do que você pode estar pensando, porém não é tão fácil assim. 

A parte mais difícil da criação de um livro eletrônico, é o corpo dele, lembre-se que o que você vai colocar lá deve ter veracidade caso seja sobre questões reais ou que deixe o leitor imerso na história caso seja uma história fictícia.

Não é possível agradar a todos, mas seu conteúdo deve gerar um efeito bom nas pessoas.

1- Defina o tema

Antes de iniciarmos um trabalho acadêmico, é fundamental termos em mente um tema. Na criação de um e-book isso não é diferente. Por mais na cara que isso pareça ser, é necessário tocar no assunto, pois essa é uma das partes mais complicadas. 

Caso ainda não faça ideia do tema que irá abordar, aposte em um nicho que você tenha autoridade e que possa ajudar pessoas a resolver um problema em específico. Não escreva sobre algo que você não tenha conhecimento o suficiente, pois isso pode acabar pesando no futuro. Produto que faz sucesso é aquele que funciona.

O tema proposto pode pesar muito mais que o conteúdo em alguns casos. Normalmente é o título do e-book que chama a atenção do público e pode ou não fazer a com que alguma pessoa compre. Por isso, escolha um bom tema que não seja mentiroso e que não fuja do conteúdo. 

2- Coloque as ideias no lugar

Antes de começar a desenvolver um texto é interessante colocar as ideias no lugar. No momento você tem um tema, porém, ainda não é hora de iniciar o texto.

Comece colocando as ideias no lugar organizando e escrevendo sobre o que você vai escrever. Não é necessário escrever cada detalhe, apenas as partes principais já é o suficiente.

Sempre que tiver uma ideia, anote em um papel ou no bloco de notas do celular. Isso pode ajudar muito durante o desenvolvimento textual para seu produto.

Faça pesquisas em livros ou na internet priorizando conteúdos excelentes e com fontes confiáveis.

3- "Por que?" "Como?" e "Para quê?"

Durante a organização das ideias existem algumas coisas que devemos pensar. 

1. "Por que?" Fazer perguntas para si nesses momento é mais que necessário. 

Por qual motivo você está criando um ebook? Qual seu público alvo? Qual seu objetivo? Você pretende ganhar dinheiro, mais visualizações no seu blog ou tem outro objetivo?

2- Como você vai realizar, desenvolver, publicar e divulgar? Mesmo que não tenha definido essas coisas ainda, é preciso ter em mente ao menos como você vai desenvolver e divulgar, pois a divulgação é uma parte bastante difícil.

3- Para quê você vai escrever um ebook? É importante definir isso antes mesmo de começar a desenvolver um.

Esses pensamentos são mais que necessários visto que o desenvolvimento de um livro eletrônico não é nada fácil. Será que essa é a hora de você escrever um ou é preciso mais estudo e autoridade no assunto?

4- Escreva o texto do E-Book

A parte mais importante do e-book é o conteúdo dele. 

Escrever não é algo fácil e muitas vezes essa tarefa pode nos desgastar mentalmente e é comum termos um bloqueio criativo. Se você trabalha com isso ou já fez um TCC por exemplo, sabe bem do que estou falando.

A parte do desenvolvimento do texto é a mais demorada por ser a parte que você irá compartilhar com o público tudo o que você sabe sobre o tema que você pretende abordar. 

Quando escrevi meu primeiro e-book passei dias com bloqueio criativo e era uma pressão ainda maior pelo fato de eu estar fazendo para outra pessoa. Mas se você pretende escrever para si, faça com calma para não haver erros no futuro.

Leia bastante, escreva, revise uma, duas, três vezes ou quantas vezes precisar.  Utilize a linguagem do seu público, lembre-se que não é necessário utilizar linguagem acadêmica e muito menos palavras difíceis.

5- Utilize Ilustrações, Fotos ou Artes 

As imagens chamam muito a atenção do público deixando o e-book mais atrativo. Busque por ilustrações, fotos ou artes que condizem com o conteúdo.

Ao pesquisar por imagens, tenha cuidado com direitos autorais. Busque por eles em bancos de imagens gratuitas sem direitos autorais. Se caso pretenda escrever ou está escrevendo para uma empresa ou para terceiros, o cuidado deve ser o mesmo, pois caso algo aconteça eles que responderão por isso.


Não é necessário o uso excessivo de imagens, foque em buscar por poucas imagens que tenham ligação com o texto.

6- Formate o E-book

Para que a leitura seja agradável para o leitor, é necessário formatar o e-book. Formatar o e-book é organizar todos os efeitos visuais dele incluindo a parte textual como fonte, espaçamento e mais.

Na hora de adicionar as imagens, é importante verificar mais uma vez a quantidade para evitar que o e-book fique muito "poluído". 

Além disso, é hora de definir o formato que ele vai ter, se será ePub que preserva bem a forma original do e-book ou em PDF que é o mais conhecido. Eu particularmente prefiro em PDF, ele não é só o formato mais conhecido como também pode ser consumido em qualquer eletrônico. 


7- Revise o E-book 

Depois da formação é hora de revisar todo o e-book. Revise novamente o texto e também as imagens e numeração de páginas.

Caso não tenha como pagar um profissional no assunto para fazer uma revisão, você pode pedir para alguém próximo a você para fazer isso, pois pode ser que haja algum erro que você não tenha visto. Um olhar de fora talvez possa captar melhor alguma falha.

Revisar todo o conteúdo é importante não só para consertar erros, mas também para adicionar mais ideias, organizar algo que não foi formatado direito, aumentar ou diminuir uma imagem e por aí vai.

8- Divulgue

A divulgação é uma das partes mais importantes se não a mais importante. Não adianta só colocar seu e-book em uma plataforma digital e deixar lá. 

Seu produto irá alcançar mais pessoas se você divulgar e se você já tem um público, esse trabalho fica ainda mais fácil. 

Se pretende alcançar mais pessoas, faça uma pesquisas em canais e redes sociais para saber se seu público alvo está por lá. Divulgue seu material em locais que você sabe que terá retorno.

Onde criar o E-Book?
 
Existem algumas plataformas onde você pode criar seu produto. Uma plataforma muito indicada para isso é o Canva que não é perfeita apenas para fazer designs, mas também para criar e-books. 

Dentro do próprio site existem diversos formatos disponíveis para determinados fins e isso inclui o formato de livro. Aqui no blog tem diversos artigos sobre o Canva e tutoriais de como usá-lo.

+Leia também


Como e onde divulgar um E-Book?

1- Redes Sociais 

Ao divulgar seu produto, invista em redes sociais, principalmente nas mais usadas do momento como Twitter, Instagram, Facebook e muitos outros.

Tenha sempre uma estratégia de marketing para realizar suas divulgações. Colocar um trecho interessante sobre que existe no corpo do texto, pode despertar a atenção das pessoas.

Redes sociais para divulgar:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Bloglovin 
  • Tiktok 
  • LinkedIn
Atualmente, a maior fonte de tráfego aqui do blog é o pinterest. Ele é uma plataforma maravilhosa para quem trabalha com criação de conteúdo e marketing digital. Acredito que apostar nele é algo que traz bons retornos.

Aprenda a usar bem as oportunidades que surgirem para divulgar seu trabalho. Em grupos do Facebook por exemplo, volta e meia alguém pode fazer uma pergunta que pode conter respostas no seu e-book.

2- E-mail Marketing 

O e-mail marketing é um meio direto de divulgação. Ele é um correio eletrônico qual você envia diretamente para seu público.

Essa forma de divulgação não é considerada SPAM, pois ele tem total consentimento do recebedor.

3- Blog

Seu blog pode ser uma grande fonte de divulgação se souber como fazer isso. Grande parte do tráfego orgânico dos blogs vem diretamente do google. 


Você pode divulgar seu e-book em um artigo novo ou antigo que tenha ligação com o conteúdo.

4- YouTube

O YouTube pode te levar longe com seu conteúdo e você nem precisa aparecer em vídeo para poder publicar um. Essa plataforma de vídeo cresceu muito de alguns anos para cá e tem mudado a vida de muita gente. Aproveite toda a repercussão da plataforma para usar isso a seu favor.

5- Propaganda Paga

A propaganda paga ajuda muito na divulgação. Muitas vezes apenas o tráfego orgânico não é suficiente para alcançar um número bom de pessoas.

Guarde dinheiro para divulgar seu produto de forma não orgânica através das suas redes e outros locais.

Agora que você já sabe como fazer, é hora de tirar suas ideias da cabeça e colocar tudo em prática. Não tenha medo de iniciar a criação de um e-book, pode ser que dure dias ou meses, mas não se preocupe, faça tudo no seu tempo e tenha em mente tudo de bom que você poderá ter no futuro.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

2 comentários

  1. Oi Ana,
    Adorei o post, realmente o ebook é muito prático, como leitora e bibliotecária sei o quanto eles facilitam o acesso ao conhecimento, e també ajuda várias pessoas que desejam ser escritor e não tem como investir tanto em seu sonho.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito legal as dicas de como criar um e-book, adorei a sugestão da ferramenta Canva para cria-los.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.