O que usar durante a transição capilar | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

O que usar durante a transição capilar

A transição capilar é um processo muito delicado, para alcançar o objetivo final, é necessário que use alguns produtos específicos. Saiba o que você deve usar durante a transição capilar!

Quando paramos de alisar nossos fios para voltar com os cabelos naturais, muitas dúvidas surgem e saber qual produto usar, o que fazer e quando fazer é um verdadeiro desafio.

Particularmente, o início foi a parte mais difícil para mim. Essa é a fase que nos questionamos se realmente é o que queremos, qual o formato dos nossos fios e se não vamos nos arrepender. Antes que comece a se questionar, eu tenho a resposta que é: Você não vai saber se não tentar.

Para quem está começando agora e tem dúvidas do que usar durante e até depois da transição capilar, trouxe dicas de produtos que você precisa saber que deve usar no decorrer do processo.

Use produtos específicos 

Como assim? Bem, se você já sabe seu tipo de cabelo (3A, 3B...), fica ainda mais fácil pois existem produtos para diversos tipos de cabelos cacheados, ondulados e crespos. Normalmente no rótulo do produto vem indicando a finalidade e para que tipo de cabelo ele é (1, 2, 3..), portanto, utilizar um produto que não serve para sei tipo de fio, não é recomendado.

Há alguns anos atrás, era muito difícil encontrar produtos para cabelos cacheados e crespos, mas atualmente é possível encontrar produtos capilares para todos os tipos de cabelos e para várias finalidades diferentes.

Se você busca descobrir a verdadeira forma dos seus fios e quer mesmo passar pela transição capilar com sucesso. Use os produtos corretos, ainda mais se você resolveu fazer o grande corte (BC) já no início.

Faça cronograma capilar

O cronograma capilar é um passo fundamental para manter os cabelos sempre saudáveis e hidratados. Na transição capilar, ele é mais importante ainda.

Um cronograma serve para repor os nutrientes dos fios de dentro para fora, porém, cada cabelo tem necessidades específicas.

+Leia Cronograma capilar para cabelos danificados

Ele pode consistir em nutrição, reconstrução e hidratação dependendo dos nutrientes que seus cabelos precisam. 

+Leia também

Hidratação Capilar: Saiba como fazer uma hidratação Power!

Reconstrução capilar

Nutrição Capilar: O que é e como fazer

O que usar durante a transição capilar 

Shampoo e Condicionador 

Lavar bem os cabelos é uma das partes mais importantes. Por isso, procure produtos rico em vitaminas.

+Leia Resenha Shampoo e Condicionador SOS BOMBA Salon Line

Produtos para fortaceler os fios, aqueles que possuem whey protein por exemplo além de ajudar muito no crescimento e evitar queda, eles são fundamentais durante a transição. 

Alguns produtos como da linha SOS Bomba da Salon Line, não podem ser usadas com tanta frequência por conta da riqueza em vitaminas que ele possui.

Máscaras Capilares

Apenas shampoo e condicionador não são o suficiente para os cabelos, ainda mais no cronograma capilar. A máscara dependendo de sua função, ela pode nutrir, reconstruir ou hidratar e a melhor parte é que produtos para tais, não são tão caros.

+Leia Máscaras capilares boas e baratas

Escolher as máscaras certas para seu tipo de cabelo ou para a finalidade que você quer,é o ideal nesses momentos. Você pode testar diversos tipos de máscaras capilares para saber se seus cabelos se dão bem ou não com determinado produto. 

Algumas máscaras são feitas especialmente para cabelos em transição e até mesmo para definir e dar volume. Então busque por esses produtos ao fazer compras para os cabelos.

Ampolas

As ampolas são importantes de tantas formas durante a transição. Ampolas podem ser encontradas em mercados, farmácias ou em lojas de cosméticos. 

Você pode encontrar uma variedade de tipos de ampolas com várias finalidades e vitaminas podendo usar junto com sua máscara de hidratação ou somente ela.

Um exemplo muito conhecido de ampolas é a de queratina que repõe toda a queratina perdida por secador, luz solar, poluição e outros fatores que podem acabar com nossos fios.

Pré-Shampoo

O pré-shampoo é um produto que tem a função de preparar os fios protegendo-os do ressecamento que normalmente é causado por alguns tipos de shampoos. 

Para quem está na transição, esse tipo de produto é ainda mais necessário. Devido a suas propriedades, ele proporciona cabelos saudáveis e a proteção dos fios.

Um Pré-Shampoo muito bom que recomendo é o BOOST da Monange. Ele é um esfoliante capilar que auxilia no crescimento. Por serem muito bons, ao meu ver, os produtos da Monange realmente não decepcionam.

Cremes para pentear

Pode ser que você ainda não cortou toda a parte lisa do cabelo. Não dá pra passar a transição inteira só utilizando produtos para lavar os cabelos. Cremes para pentear também são necessários mesmo se o grande corte ainda não foi feito. 

Assim como outros produtos, alguns cremes para pentear são feitos especialmente para a transição capilar. A maioria desses produtos possuem propriedades fortalecedoras.

O Seda BOOM transição, é uma ótima opção, pois ele é ideal para vários tipos de cabelos indo do cacheado até o crespo. Além do pote menor, ele também tem a opção em potão!

Agora que já deu o primeiro passo, que é iniciar uma transição capilar para recuperar seus cabelos naturais, você precisa escolher bons produtos para passar bem por uma fase delicada para muitas pessoas principalmente para quem é apegado a cabelo.

O que achou do artigo? Você já usou algum dos produtos citados ou usa? Como pretende passar pela transição?

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Um comentário

  1. Olá, tudo bem?

    Faz algum tempo que estou na transição e o início foi, sem dúvida, o pior, queria desistir todos os dias. Ainda não consegui me encontrar em relação aos produtos e a finalização, mas estou nessa busca, então usei essas dicas que você trouxe do que usar. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.