By Ana Letícia

Como criar um Instagram literário de sucesso | Bookgram

Você quer criar um bookgram, mas não sabe como começar? Confira algumas dicas de como criar um instagram literário de sucesso!

bookgram de sucesso
Depois das 47 ideias de posts para instagram literário ou blog, recebi comentários e mensagens de pesoas falando que queria criar um instagram literário, mas não sabiam por onde começar. Pensando nisso, selecionei algumas dicas para você que pretende começar ou já tem um e pretende fazer com que ele cresça.

Este artigo não ensina de forma alguma a como comprar seguidores nem muito menos a burlar regras para conseguir algo. Nele dou dicas cruciais para criar um perfil agradável e que possivelmente venha a ter sucesso no futuro.

Como criar um Instagram literário de sucesso 

Crie um perfil

Pode parecer muito óbvio, mas a primeira coisa a se fazer é criar um perfil. Afinal, é o local que você publicará seu conteúdo. Depois de feito, você pode pensar na imagem que ele terá, biografia e tudo mais que envolve um instablog. 

Escreva uma boa biografia, pois ela diz muito sobre você e sobre seu perfil, mas não faça nada muito grande para não ficar cansativo. Profissionais de marketing recomendam colocar frases quem contam um pouco sobre você, empresa ou seu objetivo ali além de informações de contato e outras informações pertinentes. Bom, quanto mais simples, melhor.

Crie conteúdo de qualidade

Seu objetivo é ter um instagram literário e para isso é necessário criar um bom conteúdo que agregue seu perfil, agrade o público e que seja  constante. Não estou falando de tirar uma fotinha e postar, estou falando de criar conteúdo mesmo! Existem diversas coisas relacionadas a livros que você pode adicionar ao seu perfil.

Normalmente quando criamos o hábito de fazer um bom conteúdo, logo mais ideias surgem. O bloqueio criativo é algo recorrente, por isso, não se preocupe pois até os mais famosos passam por isso.


Ideias para bookgram
Você pode encontrar essas e mais dicas de post para instagram literário clicando aqui ou no link indicado a cima. Lembre-se que o conteúdo é a parte mais importante do seu instablog e dedicar-se a isso é mais que necessário.

Faça boas fotos

As fotografias também são importantes para atrair seguidores para seu perfil. O combo imagem e conteúdo é essencial e diz muito sobre seu perfil e pode ser até um diferencial. Não tenha medo de investir em edição, bom cenário e qualidade das imagens.

Aprender nunca é demais, então procure sempre estudar sobre fotografia, composição e tudo o que envolve esse mundo fotográfico. Existem diversos editores gratuitos quais você pode instalar no seu celular e editar diretamente dele deixando suas fotos profissionais e mais agradáveis. 

Procure por inspirações para suas fotos no pinterest ou tumblr, lá sem duvidas é o melhor lugar para se inspirar de diversas formas.

Crie bons designs

Hoje em dia qualquer pessoa pode criar seu próprio logotipo, não é necessário pagar outra pessoa para fazer a não ser que queira. Existem diversos sites de criação de design quais é possível criar o que quiser e o canva é um deles. 

As ferramentas de design são bem didáticas, nelas é possível criar seu logotipo, capa ou qualquer outro design em pouco tempo. Mas para quê fazer isso? Você pode fazer citações para postar no seu perfil e assim alcançar mais pessoas. As de livros famosos são ainda melhores, visto que podem obter mais visibilidade pela quantidade de fãs.

Interaja com as pessoas 

Sabe o ditado "Quem não é visto não é lembrado?" Ele não pode ser mais certo que isso. Interagir com outras contas literárias e com seguidores que você já conquistou, é uma forma de mante-los e de atrair mais pessoas. Claro que é importante não apelar e não fazer SPAM na conta alheia, tudo tem limite e fazer isso é muito chato.

Entre em grupos do próprio instagram, divulgue suas publicações onde puder e se  dedique bastante para alcançar o sucesso desejado. Não pare por comentários ruins ou pelo que você acha que estão pensando de você, apenas siga em frente.

Use as hashtags certas

Hashtag é algo mais complicado do que imagina. Faça o possível para não transformar seus posts em uma bagunça ao adicionar hashtags. Tente selecionar as melhores e as que mais tem ligação com a publicação.

Se o post for sobre um livro que você está lendo,  você pode adicionar hashtags como #nomedolivro, #nomedoautor, #leitura, #bookgram, #instabook e outros. Procure variar nas hashtags a cada post publicado.


Como divulgar seu Instagram literário 

Como divulgar seu instabook

Não importa quanto conteúdo você posta na semana se você não divulva. Além de poder divulgar no próprio instagram mandando para seus amigos e pessoas que gostam de ler, existem outros locais perfeitos para fazer uma divulgação de forma gratuita.

Pinterest 

O pinterest é um dos melhores meios de divulgação. Tenho propriedade para falar, pois ele é a maior fonte de visualizações orgânicas aqui do blog, recebo mais de 1 milhão de visualizações por mês e por isso estou sempre indicando que divulguem as coisas por lá.


Ano passado o pinterest recebeu mais de 400 milhões de usuários ativos por mês*, sendo assim, vale muito a pena investir em divulgar seu trabalho por lá com suas fotos autorais, citações e mais o que quiser.

*Informação do site oficial do pinterest

Facebook

Ao contrário do que muitos pensam, o facebook não acabou. A rede social azul recebe milhares de acessos por dia e ainda é o local perfeito para divulgação, então não perca essa oportunidade.

No facebook existem diversos grupos literários e isso já é algo ao seu favor. Sem fazer SPAM, você pode compartilhar seu bookgram com as pessoas compartilhando parte de uma publicação e fazendo com que ela vá até seu perfil.

Bloglovin

O bloglovin é uma das maiores ferramentas que uso para divulgação deste blog que vos fala. Além de criar sua própria conta e seguir diversos blogs incríveis, você também pode compartilhar seus posts por lá.

Assim como o pinterest e o facebook, o bloglovin tem seu próprio aplicativo que você pode baixar no seu celular e ter mais praticidade para fazer suas publicações, seguir outros blogs e divulgar seu instagram literário.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.