By Ana Letícia

Mudança de casa: como fazer de modo organizado

Você pretende se mudar, escolheu a casa nova ou apartamento novo e agora é hora de começar a organizar a mudança. 

Quando o assunto é manter a organização durante uma mudança é muito difícil e trabalhoso. Afinal, qualquer mudança de casa é um processo longo e pode ser ainda mais difícil se não houver uma organização.

Para te ajudar nesse processo, resolvemos reunir algumas dicas para diminuir ou até mesmo evitar o estresse e que podem fazer uma diferença. Veja!

Mudança de casa

Como começar a organizar uma mudança

Pra uma mudança de casa tranquila e evitar imprevistos, uma boa organização deve vir em primeiro lugar. Ter um planejamento é o primeiro passo para evitar contratempos que poderiam ser evitados.

Sabemos que uma mudança não é simplesmente tirar os móveis de uma residência para outra.  As coisas funcionam de maneira mais complicada, por isso, ter uma lista de lembretes é essencial nesse caso para que não esqueça de nada.

Definir datas para a mudança e desligamento da energia da casa atual, além de realizar a mudança de endereço para recebimento de correspondências é um passo que você já pode fazer.

Contratar um transporte ou agência de mudanças para transferir os móveis de uma casa para outra. Calcular os gastos também é algo importante.

Mudança de casa

Mudança de casa: como fazer de modo organizado

Mudança de casa: Antes da mudança

1- Defina onde vai empacotar suas coisas

Sem dúvidas, a parte que mai dá trabalho é saber onde levar tudo. Mas não tem para onde correr, esse é um processo super necessário para que sua mudança seja organizada.

É essencial que tenha cuidado com suas coisas para que não tenha prejuízos com móveis danificados e coisas quebradas. 

É importante ter disponível caixas de papelao para poder embalar as coisas. Se você não tem condições de pagar por caixas, você pode encontrar em supermercados, por exemplo.

É importante que cada caixa indique de qual cômodo e de quem é (Ex: Roupas Ana). Então escreva nas caixas para que não haja confusão mais tarde. 

Outra coisa importante é não fazer várias coisas ao mesmo tempo. Comece o empacotamento por cômodo para que não se torne ainda mais cansativo.

2- Utilize sacos de lixo

Os sacos de lixo podem ser seus alidos na hora da mudança. Além de ser prático é uma maneira de não utilizar apenas caixas para tudo. O idel é utilizar os sacos para guardar itens de tecido e outros mais leves como, travesseiros, cobertores, toalhas e outros.

É possível utilizar esses sacos para guardar itens de vidro envolvidos em panos para que não quebre.

Você pode encontrar sacos de lixo em supermercados e mercados de bairro, não é difícil de encontrar. Eles possuem vários tamanhos diferente.

3- Atenção aos pequenos objetos

Bijuterias, joisas, cabos e outros possuem um grande risco de desaperecer durante a mudança. Então você pode tirar fotos desses cabos em seus respectivos fios para que não esqueça a função de cada um deles na hora de conecta-los na nova casa.

Defina um local seguro para guardar parafusos e joias. Dessa maneira será bem difícil perde-los.

4- Desligamento de serviços

Solicite o desligamento de serviços como, energia, internet, água e outros; Esses serviços devem ser cancelados antes da mudança de casa, isso pelo fato de que as empresas pedem um prazo antes do desligamento solicitado.

5- Checklist da mudança

Um boa estratégia para uma mudança organizada é fazer uma checklist de tudo relacionado a mudança para te auxiliar durante todo o processo.

Você pode anotar em um bloco, no celular, computador ou utilizar planilhas para fazer a checklist. Você vai definir por prioridades tudo o que precisa fazer antes, durante e depois da mudança.

É importante ter uma lista organizada para não pular tarefas ou esquecer de algo. Além disso, é importante lembrar que o empacotamento das coisas não pode ser feito um dia antes da mudança, por isso, essa questão também precisa ser muito bem planejada.

6- Faça a checagem da antiga casa

No dia da mudança faça uma ronda na casa vazia para ter certeza de que nada será deixado para trás. Isso inclui objetos pequenos e outros.

Faça isso em todos os cômodos e se achar necessário tire fotos para ter certeza disso. Essa é um dica que ajuda bastante quem normalmente é uma pessoa que esquece das coisas com facilidade.

Pós mudança

7- Desempacote as coisas aos poucos

Se você seguiu a dica de escrever nas caixas o nome dos itens que tem nela, vai ver que isso vai te ajudar muito. Pode colocar as caixas de cada cômodo para poder ir desempacotando de acordo com suas necessidades.

Se você não tem pressa, não precisa agir desesperadamente para ver tudo pronto, afinal, qualquer mudança gera muito trabalho, então evitar estresses é muito importante.

8- Comece com os intens mais necessários

O ideal é começar com os itens mais necessários. Dê prioridade para coisas, como fogão, instalação de gás, comida e outras coisas que vão de acordo com suas necessidades. Depois das prioridades já pode começar com as demais coisas, como decoração e outros.

9- Contrate montadores

Para quem não sabe fazer montagens de móveis e instalações é importante contratar um profissional de confiança.

Muita gente constuma fazer a desmontagem e motagem dos próprios móveis para evitar maiores gastos. 

Mas fazer isso é muito arriscado, pois pode sair ainda mais caro caso perca seus móveis e tenha que comprar novos.

Fazer isso vai evitar prejuízos futuros com a estética do seu móvel e que você ainda mais com coisas desnecessárias.

10- Confira seu checklist

No final, é hora de checar a sua lista de afazeres para ver se não esqueceu de nada. A lista indicada em um dos tópicos deve ser utilizada em todo processo.

Confira cada item das caixas, malas e sacos de lixo para verificar se está tudo certo. Após a checagem basta curtir sua nova casa.

Conclusão

Agora que já sabe como fazer uma mudança organizada, é hora de preparar toda a mudança para seu novo lar. 

Existe um site britânico que é o www.mortgagecalculator.uk, ele calcula gastos com hipoteca e mesmo realizando o calculo em euros, ele funciona para qualquer lugar do mundo.

Recapitulando

1) Defina onde vai empacotar suas coisas

2) Utilize sacos de lixo

3) Atenção aos pequenos objetos

4) Desligamento de serviços

5) Checklist da mudança

6) Faça a checagem da casa antiga

7) Desempacote as coisas aos poucos

8) Comece com os itens mais necessários

9) Contrate montadores

10) Confira seu checklist

O artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.