Móveis clássicos: conheça os móveis clássicos e como conservá-los | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Móveis clássicos: conheça os móveis clássicos e como conservá-los

O móveis clássicos são conhecidos por ter uma durabilidade maior que os móveis atuais, pois eles são feitos de madeira. 

Existem aqueles que amam a decoração clássica e uma grande verdade é que o estilo sobreviveu ao tempo e atualmente é toma conta de muitas casas e ambientes comerciais. É possível unir o clássico ao sofisticado com móveis clássicos. 

Também é muito importante saber como cuidar dos móveis de madeira para mantê-los conservados por mais tempo.

Neste conteúdo reunimos alguns móveis de madeira ou móveis clássicos para você conhecer e quais as melhores maneiras para mantê-los conservados.

+Leia Decoração clássica: melhores estilos de móveis

Por que escolher móveis de madeira maciça?

Os móveis de madeira maciça também conhecidos como móveis clássicos a depender do estilo, são bastante conhecidos por ter maior durabilidade que móveis feitos de outros. Além disso, esse tipo de móvel é ideal para quem quer repaginar a casa e busca por móveis que duram mais.

Se você ama o estilo clássico, deve adquirir móveis clássicos agora. Os de madeira maciça são os melhores para isso.

Onde comprar móveis de madeira?

Você pode adquirir móveis clássicos ou móveis de madeira no Atelier Clássico. Na loja você encontra diversos tipos de móveis e a compra é feita de maneira segura. Por serem de material durável, vale muito a pena adquirir um ou mais móveis da loja. 


Móveis clássicos: conheça os móveis clássicos e como conservá-los

Existe uma variedade de móveis clássicos para renovar a decoração da sua casa. você pode optar pelos mais modernos ou pelos mais clássicos, aqueles que costumamos ver em filmes antigos. Normalmente os móveis clássicos possuem detalhes feitos a mão tornando-o bonito e sofisticado.

1- Cabeceiras

Cabeceira
As cabecerias clássicas tem sido atualmente bastante procuradas. Algumas unem o moderno ao clássico criando uma cabeceria muito bonita. Assim como outros tipos de móveis clássicos, a cabeceira clássica conta com a madeira maciça e o estofado.

2- Aparadores

Aparadores
Aparadores são móveis bem conhecidos quando se trata de decoração clássica. A melhor parte é que os aparadores não são simples móveis que ficam ali no canto sem funcionalidade alguma, muito pelo contrário. 

Aparadores
Os aparadores normalmente ficam em sala de estar, sala de jantar ou no hall de entrada. Aparadores com design clássico contam com puxadores e são cheio de detalhes assim dando nome ao que ele é. Eles também contam com gavetas que podem ser utilizadas para guardar os objetos que preferir.

3- Cômodas

Cômoda
Cômodas clássicas são utilizadas em quartos para depositar roupas e outros pertences. Normalmente, assim como os outros móveis clássicos, a cômoda possui diversos detalhes a tornando um móvel único e muito bonito.

Cômoda
A madeira possui uma forte presença no móvel o tornando ainda mais bonito e seus puxadores são os detalhes que não podem deixar de estar nele. As cômodas também podem ser usadas em outros locais para guardar documentos e outros objetos.

4- Poltronas

Poltrona
Dos móveis clássicos os mais populares e procurados são as poltronas. Elas são confortáveis devido seu design e estofado. As poltronas clássicas possuem um design bem mais elaborado que as modernas atuais. Da mesma maneira que os outros móveis, eles contam com pés feitos a mão.

5- Mesas

Mesas
O estilo clássico conta com diversos tipos de mesa. A mesa de jantar clássica são muito ricas em detalhes por mais simples que o design seja. De longe é possível notar o quanto a madeira é trabalhada apresentando os pés que dão vida ao estilo clássico do móvel e o estofado.

Além disso, as mesas de centro e de canto também são bem trabalhadas contando com detalhes incríveis em suas peças.

6- Sofás

Sofá
Normalmente sofás e poltronas clássicas contam com o detalhes botonê que são aqueles furos com botões que ficam na parte estofada assim como o sofá acima. O botonê deixa o móvel bem mais sofisticado.

O capitonê é quando o estofado tem furos, mas não conta com botão no centro do furo. O botão dá um detalhe a mais ao móvel o deixando ainda mais clássico.

7- Recamiers

Racamier
O recamier é um móvel que nos faz sentir em filmes de época ou de contos de fada. Recamiers são estofados que contam com apoio lateral como um sofá, porém mais alto. Eles também possuem estilos mais modernos além do clássico.

Quem adota ao estilo clássico, normalmente compra um recamier para colocar ao pé da cama. Afinal, o móvel pode ser utilizado em diversos estilos de decoração não importa o ambiente. Na imagem você pode ver um recamier mais moderno, porém, você pode encontrar vários estilos de recamiers.

8- Penteadeiras


Penteadeira
A penteadeira clássica também é um móvel muito requisitado. Ela pode contar com um design mais moderno como o da imagem acima, que possui pés retos e um formato retangular e a clássica, que costuma ter pés feitos a mão e o estilo comum dos móveis clássicos.

Você pode encontrar penteadeiras clássicas e os outros móveis citados aqui no site do Atelier Clássico.

Como conservar móveis clássicos

Os móveis clássicos mesmo que possuam uma maior durabilidade que os móveis atuais precisam de alguns cuidados para que durem mais ainda. As dicas abaixo farão com que não precise comprar outros móveis por muito tempo ou pelo resto da vida.

1- Utilize cera para lustrar seu móvel de madeira

A cera é um dos melhores produtos para dar brilho ao móvel de madeira. Ele pode ser utilizado para lustrar após retirar a poeira. O ideal é utilizar um pano seco para retirar a poeira e logo depois aplicar a cera. 

Certifique-se de que o pano é macio o suficiente para passar no móvel, pois é importante evitar passar coisas que podem danificar o móvel, como palha de aço, por exemplo. 

2- Mantenha o móvel longe de cupins 

Os cupins podem danificar móveis de maneira que eles podem ser perdidos sem volta. Muitas pessoas acabam perdendo móveis por conta de cupins e um fato é que eles não tem dó, não tem dia e nem ano para aparecer. Sim, isso pode acontecer a qualquer momento.

Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais de cupins que podem surgir. Verifique isso durante a limpeza e caso consiga identificar a infestação, não utilize as soluções caseiras para se livrar, isso pode acabar causando intoxicação e até mesmo não agir suficientemente contra os cupins.

Procure uma dedetizadora especializada para isso e caso os cupins voltem, tente mais uma vez o contato com o especialista.

3- Utilize os produtos corretos

Existem produtos para cada categoria e sabemos que lavar móveis de madeira pode acabar criando mofo, assim como seria se o móvel estivesse em um local com muita umidade. Então utilize os produtos apropriados. 

Dessa maneira será mais fácil manter o móvel de maneira intacto por muito tempo e com cara de que acabou de chegar da loja.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.