Vender no pinterest: como aumentar vendas no pinterest | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Vender no pinterest: como aumentar vendas no pinterest

Vender no pinterest é a realidade de muitas pessoas que vivem do e-commerce ou para quem tem um negócio físico. Aqui você vai ver como aumentar vendas no pinterest e porque você deve começar a vender por lá!

Vender no pinterest
Não é novidade que o Pinterest agora vende mais que outras redes sociais. Isso porque a maioria dos usuários da plataforma a utilizam para buscar por inspirações  e sobre o que comprar.

Isso sem contar que atualmente, o Pinterest é uma das plataformas digitais que mais crescem no mundo por obter anualmente o um número considerável de novos usuários.

Na plataforma, o makerting realmente funciona e gera visibilidade para uma variedade de produtos. Isso significa que vale a pena investir seu tempo nisso.

Então se você tem um negócio e quer conquistar bons resultados, o Pinterest pode ser uma mina de ouro nesse sentido. Mas para isso, você precisa saber como começar e como aumentar vendas por lá. 


Dentre algumas respostas que vamos apresentar para você incluem: a estrutura de um pin viral, o que faz um pin ser salvo e muito mais.

Por que você deve vender no Pinterest

Grande parte das pessoas que utilizam o Pinterest estão buscando especificamente por inspirações e produtos quais elas querem comprar.

Isso sem contar que a plataforma abriga uma diversidade de nichos e lá você pode encontrar seu público alvo para conseguir aumentar as suas vendas.

Obviamente não é fácil e é por isso que reunimos algumas informações importantes sobre o assunto aqui neste post. 

Vender no pinterest
Vender no pinterest: como aumentar vendas no pinterest

Provavelmente você já usa o Pinterest para procurar por produtos, ideias de decoração ou qualquer outra coisa que te interesse. Talvez você já usa ele para divulgar o seu trabalho, mas não está obtendo os resultados desejados. 

Quer saber como ter aquele resultado que tanto deseja? Continue a leitura!

1- Converta a sua conta para comercial

Converter a sua conta pessoal para uma comercial é fundamental para começar a vender no Pinterest. Dessa maneira, você terá acesso a mais recursos como anúncios, analytics e todas a ferramentas necessárias para alcançar seu público-alvo.

Para mudar a sua conta pessoal para comercial é muito simples, basta fazer login, clicar na seta virada para baixo, gerenciar conta e converter conta.

Pronto! A sua conta já foi convertida para comercial e agora você pode reivindicar seu site e começar o passo a passo para aumentar vendas no pinterest.

2- Determine seu público-alvo

Definir seu público-alvo é um dos passos mais importante dessa jornada. Agora que você já converteu a sua conta para pessoal, você pode analisar se o nicho do produto que vende está em alta através da categoria "Tendências" do Pinterest. 

Através dessa categoria você pode analisar quais assuntos estão em alta e quais o seu público mais gosta para focar nisso e vender no pinterest.

3- Apresente seus produtos

Se você abrir sua conta do Pinterest agora e procurar por qualquer produto, tenha certeza de que vai encontrar. Mas é muito importante levantar a seguinte questão: qual a diferença do seu produto ou loja para as demais?

Isso acontece em qualquer área de comercialização, seja no marketing digital, venda de produtos físicos e outros. Não importa o que você vende, é muito importante que as pessoas conheçam o produto que está oferecendo e isso deve ser feito principalmente de você pretende vender no Pinterest.

A psicologia de vendas consiste em três etapas:
  • Conhecer;
  • Gostar;
  • Confiar.
Isso significa que as pessoas provavelmente comprarão de você se conhecerem, gostarem e confiarem em uma marca ou produto que está oferecendo. Então, se você estiver vendendo um produto ou marca totalmente nova e diferente de uma marca popular, precisará dedicar tempo o apresentando.

Como conquistar compradores

Existem diversas maneiras diferentes de fazer isso, mas criar os próprios designs para publicar no Pinterest é a melhor opção. Você pode começar a criar seus próprios designs no Canva gratuitamente.

Você pode obter modelos gratuitos para criar designs para o Pinterest ou utilizar o Canva Pro e ter acesso a itens exclusivos, como fotos, imagens e fontes.

Clique AQUI para testar o canva pro de graça por 30 dias

Para apresentar o seu produto no Pinterest você pode compartilhar sua história e mostrar os principais benefícios e características dele. Tente enfatizar as maiores vantagens dele e o que o comprador obterá o adquirindo.

Você pode publicar os depoimentos, avaliações e comentários dos seus clientes.

4- Utilize palavras-chave

Quando você utiliza palavras-chave em seus pins, você está otimizando as postagens e dessa forma pode alcançar mais pessoas. 

Essa estratégia é bem parecida com quando você está tentando vender seus produtos por meio do Google ou do Instagram. O motivo é que, quando as pessoas estão procurando por palavras-chave na intenção de comprar, elas já estão prontas para comprar. 

Então, quando você está fazendo pesquisa de palavras-chave, você deve observar palavras-chave que tenham uma alta intenção de compra.

Você precisa identificar quais são essas palavras-chave de intenção de compra para seu nicho em específico como, por exemplo, presentes para o dia das mães.

5- Otimize seu funil de vendas 

Como vendedor de um produto, na maioria das vezes você prefere divulgar mais nas redes sociais e criar conteúdo que promova seus produtos, e prefere não gastar tempo otimizando o processo de quando um cliente acessa seu site e o que acontece a partir desse ponto até o momento de finalizar a compra e adquirir seu produto.

Qual é a duração média da visualização na sua página? Observe quanto tempo uma pessoa fica no seu site e quantas delas vem do Pinterest. Faça uma análise da sua taxa de rejeição, através do Google Analytics. 

Não se esqueça também de escolher a melhor hospedagem para site!


Quando o assunto é gerar mais vendas no Pinterest, você pode direcionar mais tráfego para gerar um número maior ou pode converter um tráfego maior e é exatamente isso que significa a melhora de funil de vendas.

Quando você trabalha para melhorar seu funil de vendas, a mesma quantidade de pessoas pode gerar muito mais vendas em comparação com uma quantidade maior de pessoas. 

Se você estiver trabalhando de forma eficiente, você deve se concentrar em melhorarias na taxa de conversão em vez de apenas aumentar seu tráfego e esperar que as pessoas comprem.

6- Siga a estrutura correta de um pin

Normalmente pins virais possuem uma estrutura mesmo não tendo uma regra para isso. Nesse contexto, é necessário seguir algumas etapas que incluem:
  • Adicionar título;
  • Descrição;
  • Hashtags;
  • Palavras-chave;
  • Link do site.
Um pin viral consiste também em uma imagem de qualidade. Se for uma imagem em texto, por exemplo, não se esqueça de colocar letras grandes e se possível, destaque a palavra-chave principal. Confira abaixo como é um pin viral:

Vender no pinterest

Além das dicas passadas acima, não se esqueça de adicionar o domínio do seu site na imagem do pin e no local indicado para o link no momento da edição.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.