Pinterest: 9 erros que você pode estar cometendo no Pinterest | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Pinterest: 9 erros que você pode estar cometendo no Pinterest

Se você está tentando aumentar o tráfego do seu blog ou tentando vender usando o Pinterest, mas não importa o que faça, não consegue obter os resultados desejados, isso significa que pode estar cometendo esses erros do Pinterest.

Pinterest
Há um tempo, o Pinterest passou por algumas mudanças em seu algoritmo e isso limitou o alcance e vendas de muitas pessoas. Com isso, perguntas sobre esse declínio em impressões de pins e no tráfego do blog surgiram.

Essa questão também prejudicou meu blog e precisei estudar o Pinterest mais a fundo para entender o que estava acontecendo. 

Por um momento cheguei a me perguntar se valia a pena persistir na plataforma, mas com o tempo aprendi muitas coisas e atualmente o Pinterest é o maior responsável por trazer tráfego para blog e me ajuda a vender bastante com marketing de afiliados.

Pinterest
Pinterest: 9 erros que você pode estar cometendo no Pinterest

O Pinterest é uma plataforma que está sempre mudando, por isso, é importante estudá-la para que essas mudanças não prejudiquem o seu trabalho no marketing digital ou blog.

1- Você não está sendo consistente

Um grande erro que pode estar cometendo no Pinterest é o de não ser frequente em postagens. Se você não estiver postando todos os dias, não obterá os resultados desejados. Mas não precisa pinar várias imagens por dia, você pode fixar de 3 a 5 pins por dia.

Se você não tem tempo, pode utilizar a ferramenta de agendamento da plataforma ou o Tailwind que permite agendar postagens por mais dias que o próprio Pinterest e é muito fácil de utilizar. Dessa maneira, você pode automatizar suas postagens e continuar obtendo tráfego e vendas.


2- Você está repinando muito conteúdo de outras pessoas

Atualmente esse é um dos maiores erros que um criador de conteúdo ou vendedor pode cometer no Pinterest. Você pode estar se perguntando o motivo, mas repinar muito conteúdo não é o ideal para contas comerciais, sim para as pessoais.

Preze pelo seu próprio conteúdo, mas isso não significa que não pode repinar o pin de outra pessoa vez ou outra. O próprio Pinterest afirma que o alcance é prejudicado por conta disso. Quando começar a postar mais do seu conteúdo, com certeza vai ter bons resultados em pouco tempo.

3- Você está pinando posts antigos

Um erro muito constante no Pinterest é publicar pins antigos com muita frequência. O Pinterest não quer que você publique pins antigos. Eles querem que você crie imagens novas com frequência. Se você não estiver criando pins de forma consistente e continuar reciclando seus pins antigos, não obterá os cliques de saída que deseja.

Pode parecer que criar novos pins todos os dias seja muito chato, mas a verdade é que você não precisa criar pins todos os dias, basta agendar.

Eu tento criar de 3 a 10 pins por dia e é assim que consigo muitos cliques de saída e tráfego para blog.

Eu crio todos os meus pins usando o Canva pro e também uso fotos em meus pins. O Canva permite que você crie designs para suas redes sociais de forma rápida e prática. Utilizando o Canva Pro você tem total acesso a imagens, fontes e fotos exclusivas.


O Pinterest é um mecanismo de busca visual, o que significa que é fundamental para o alcance do pin. Então utilizar estratégias de SEO é algo indispensável. Se você estiver postando seus pins sem descrições otimizadas de palavras-chave, o Pinterest não saberá como classificar e categorizar seu pin.

Confira na imagem abaixo

Pinterest
É importante garantir que as descrições e os títulos das suas pastas sejam otimizadas por palavras-chave. Quando você fixa seus pins, procure não misturar os temas. 

POR EXEMPLO: não coloque um pin sobre receitas de jantar em uma pasta sobre cabelo. Simplesmente não faz sentido. 

5- Você está criando pins fracos

Pins fracos não são dignos de cliques de saída. 

É difícil aceitar, mas nem todo pin vai ter cliques de saída. Porém, existem coisas que podem ser feitas para que um pin se torne viral.

O que faz de um pin digno de cliques de saída? 

  • Texto fácil de ler 
  • Palavras-chave fortes no título
  • Imagens de pelo menos 600x900 
  • Usar as cores certas
  • Imagens são de alta qualidade e nítidas

O Canva conta com vários modelos do Pinterest que você pode personalizar com muita facilidade. Você pode utilizar a versão gratuita e a versão pro.

Clique AQUI para testar o canva pro de graça por 30 dias

6- Você não acompanha o Analytics

O Analytics do Pinterest é uma ferramenta muito importante para o criador de conteúdo e também para o vendedor. Através da ferramenta você pode ter acesso as impressões, cliques de saída e muito mais. Além disso, o mais importante, que são os melhores horários para publicar pins.

7- Você utiliza pastas de grupos

As pastas em grupos não são tão eficazes quanto eram.

O Pinterest agora enxerga as pastas de grupo como spam agora porque eles não estão sendo usados ​​da maneira que deveriam originalmente. O Pinterest criou esse recurso para que as pessoas colaborem e compartilhem ideias.

Por exemplo, você está planejando um evento. Então pode criar uma pasta de planejamento do evento e adicionar seus colaboradores a pasta para ambos possam compartilhar ideias para o evento. 

Depois que o Pinterest percebeu que os blogueiros estavam usando painéis de grupo para aumentar seu alcance, eles cortaram o alcance dos painéis de grupo. Agora eles priorizam pins pessoais.

Muitas pastas de grupo não são relacionados a nichos com muitos colaboradores com conteúdo aleatório naquele mesmo grupo. Isso também compromete o SEO do Pinterest.

8- Você está esperando resultados rápidos

O marketing do Pinterest leva tempo, bem como qualquer outra plataforma. Você precisa dar tempo ao tempo. Mantenha-se consistente com suas estratégias de criação de pins por pelo menos 3 meses. 

9- Você está focando em visualizações mensais

Em alguns casos por mais que as impressões estejam nas alturas, elas não importam. Uma impressão não é clique de saída. Você pode ter milhões de visualizações no Pinterest, mas se não usar estratégias, essas impressões serão iguais a poucos cliques de saída.

Cliques de saída ou de links importam mais. O objetivo é criar pins que tragam esses cliques e direcionem o tráfego para o seu blog.

Quando seus pins decolam e começam a gerar cliques de saída, suas visualizações mensais no Pinterest geralmente aumentam.

Se sua conta do Pinterest tiver 100 mil visualizações mensais, não é garantia de que o tráfego do seu blog ou cliques de links seja maior que 10 mil mensais. Então, as visualizações mensais, não são iguais ao tráfego. Foque em aumentar seus cliques de saída.

Mais sobre o Pinterest:


Utilizar o Pinterest para obter tráfego e vendas ainda fale a pena?

Por mais que o Pinterest esteja sempre passando por mudanças, ele é a melhor plataforma para isso! Você ainda pode conseguir um bom tráfego se considerar as dicas acima. Através do Pinterest é possível criar uma boa audiência para seu trabalho e um bom número de compradores.

Conclusão

Você comete ou já cometeu alguns desses erros? O Pinterest é uma plataforma visual que pode mudar totalmente o rumo do seu negócio, assim como ele fez com que meu blog decolasse bastante. 

Não se esqueça de principalmente criar imagens de qualidade e utilizar palavras-chave. É importante preencher cada espaço ao criar um pin e principalmente utilizar hashtags para alcançar mais pessoas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.