Como conseguir mais de 10 milhões de visualizações no Pinterest | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como conseguir mais de 10 milhões de visualizações no Pinterest

Nos últimos anos tenho estudado bastante sobre o Pinterest, pois desde que comecei a usá-lo para trazer tráfego orgânico para meu blog, ele tem sido o site que mais me dá retorno em relação a isso. 

pinterest

Há poucos meses, muitos criadores de conteúdo passaram a reclamar que o Pinterest não estava mais dando o retorno que dava antes e não se sentiam mais animados para produzir por lá. E isso é realmente verdade, pois alguns criadores relataram que as visualizações caíram muito e as minhas também, meus pins não estavam mais tendo tanta visibilidade quanto antes.

Porém, no último mês as coisas mudaram e em apenas um mês as visualizações mensais aumentaram e consegui fazer mais de 10 milhões de visualizações. Para isso acontecer, precisei fazer algumas coisas e me esforçar bastante trabalhando diariamente por lá, afinal, não queria desistir do site que mais trazia tráfego pro meu blog.

Por que criadores de conteúdo devem usar o Pinterest

Criadores de conteúdo precisam divulgar seu trabalho, pois não adianta criar um conteúdo bem elaborado e bem feito se as pessoas não vão ver. Por isso, divulgar seu trabalho é fundamental para alcançar o máximo de pessoas possível. 

O Pinterest foi lançado em 2010 e atualmente conta com mais de 400 milhões de usuários e esse número cresce mais a cada ano. Veja abaixo quais são os temas mais pesquisados no Pinterest:

  • Decoração;
  • Moda;
  • Gastronomia;
  • Beleza;
  • DIY.
Escolhendo o nicho certo, sem dúvidas você poderá crescer no Pinterest e utilizá-lo será a melhor coisa que fará para seu negócio online. Sem contar que através do Pinterest, você pode ganhar muito dinheiro redirecionando tráfego para seu site, blog, Instagram, Canal no Youtube e outros.


Mude sua conta para comercial (Business)

Você decidiu usar o Pinterest para divulgar seu trabalho, mas para isso, é preciso mudar sua conta para comercial ou business. Essa ação é rápida e simples de ser feita, basta realizar os passos a baixo:

  • Acesse sua conta;
  • Clique na seta ao lado da sua foto do perfil;
  • Clique em "Configurações";
  • Selecione a opção "Gerenciamento de conta";
  • Alterar conta para pessoal.

Após isso, você vai poder monitorar sua conta, visualizações, cliques de saída e muito mais. Graças as ferramentas do Pinterest, eu pude ver quais os pins que mais me davam retorno principalmente em relação aos cliques de saída que são os que mais importam para mim, visto que a maioria são direcionados para meu blog.

Quem deve usar o Pinterest

Todo criador de conteúdo deve usar o Pinterest. O Pinterest conta com milhares de pessoas em busca de ideias e soluções para seus problemas. Se você tem site, loja virtual, Instragram, blog, Tiktok ou quer divulgar seu trabalho por lá, fique a vontade para fazer isso.

Talvez você não veja um bom retorno de imediato, mas devemos lembrar que trabalhar com paciência, é muito importante para não haver frustrações futuras.

Pinterest
Como conseguir mais de 10 milhões de visualizações no Pinterest

Eu divulgo meu blog no Pinterest desde 2017 quando ele ainda era blogspot.com e ele não tinha nem um ano de criado. Logo após começar a divulgar meu trabalho por lá, notei que as visualizações daqui do blog aumentaram muito se tornando minha maior fonte de tráfego ficando na frente do Google e Facebook que anteriomente eram os locais que eram meu foco de divulgação.

Passei muitos anos estudando sobre e não vou mentir para você que fui muito teimosa em não levar ele muito a sério por um tempo, por esse motivo o tráfego ainda era baixo. Mas em 2022 resolvi mudar isso e as visualizações triplicaram em apenas um mês. 

Esse feito foi algo que me surpreendeu muito, afinal, mesmo sendo algo programado, eu não imaginava que realmente daria certo.

Se você busca pela melhor maneira de aumentar suas visualizações para redirecionar tráfego para seu site, blog, Instagram ou outro, está no lugar certo. Reunimos algumas informações sobre o Pinterest e as melhores maneiras de crescer com ele.

1- Publique pins de qualidade

Uma coisa que deve saber de antemão, é que não adianta publicar milhares de pins por semana, se eles não são de qualidade. Publicar um pin só por publicar será o mesmo que nada, então se atente as seguintes informações que ele precisa ter ao publicá-lo:
  • Título;
  • Informações sobre o pin;
  • Hashtags;
  • Pasta;
  • Link.
Veja abaixo uma demonstração de como é a estrutura de um pin de qualidade. Veja que além das informações citadas, é muito importante que a imagem seja de qualidade.

Todas as informações são importantes para que seu pin seja bem posicionado. Isso é fundamental para alcançar mais pessoas na rede social.

2- Verifique os pins que mais te dão retorno

O Pinterest Business conta com uma ferramenta chamada "Analytics" onde você pode ver todo o tráfego da sua conta. Sejam impressões, cliques, cliques de saída e outros. Os cliques de saída são os mais importantes para os criadores de saída, visto que são os redirecionamentos para o link colocado no pin.

Verificando os pins, você pode investir mais em conteúdos semelhantes para aumentar ou manter uma boa visibilidade e redirecionamento para seu blog, site ou canal. 

Para descobrir os pins que mais te dão retorno, é necessário ser contante no Pinterest, ou seja, você precisa postar com frequência. Mas você não precisa ir todos os dias no Pintest para postar, pois, você pode agendar seus pins e existem algumas ferramentas para fazer isso. O Tailwind, por exemplo, possibilita que agende pins ou posts para outras redes sociais para vários dias.


3- Publique mais de um pin por dia

Sim, você precisa publicar mais de um pin por dia. Como já mencionado, é necessário ser constante no Pinterest para aumentar as visualizações por lá. Eu posto 10 pins por dia e agendo pelo Tailwind ou pelo próprio Pinterest. 

Isso me ajudou muito, pois foi um dos motivos do meu alcance ter aumentando tanto. Abaixo você vai poder ver que as impressões e o engajamento aumentaram mais de 400% em pouco tempo. 

Pinterest visualizações
Do dia primeiro de Julho até o dia 14 de Agosto (2022), muita coisa mudou. Estou muito feliz com os resultados e pretendo melhorar ainda mais isso.

4- Use a barra de pesquisa

Para encontrar os temas mais pesquisados do Pinterest, você pode utilizar a barra de pesquisa. Basta buscar um tema como "Decoração" na barra de pesquisa, que você verá diversas ideias mais pesquisadas com esse tema.

5- Organize seu perfil

Cada pin do Pinterest deve ser salvo em uma pasta mesmo que você esteja salvando de outra conta. É muito importante que organize seus pins por categoria para que as pessoas possam identificar cada pin. 

6- Crie infográficos

As pessoas buscam por informações sobre diversas coisas e mesmo que elas não estejam procurando, normalmente um pin informativo vai chamar a atenção. Os infográficos possuem um bom alcance por serem informativos. 

Pinterest
Os infográficos são bem mais propensos a serem lidos que pins de postagens de texto, por exemplo. Eles também conseguem se destacar em meios aos outros pins do Pinterest. Sem contar que eles transmitem informações de maneira mais atraente e as pessoas reagem de maneira melhor a eles.

7- Publique conteúdo interessante

Não adianta publicar de dezenas de pins por dia se eles não são interessantes. Para que o pin seja interessante, o conteúdo do link qual você quer que as pessoas sejam redirecionadas, também precisa ser interessante. 

8- Use os Idea Pins

Os Idea Pins atualmente consegue alcançar muito mais pessoas que um pin normal. Mesmo não contando com a possibilidade de colocar links, essa função pode funcionar como maneira de atrair mais pessoas para seu perfil e para seu site, blog, canal ou outro lugar.


9- Use o Canva para criar seus pins

Caso você não tenha habilidades com PhotoShop ou ferramentas digitas de design, o Canva pode ser a melhor solução para criar pins do Pinterest. A plataforma conta com diversos modelos e conta com uma infinidade de templates incluindo para Pinterest. 


10- Programe seus pins

Como já mencionado, é possível programar os pins tanto no próprio Pinterest quanto em ferramentas como o Tailwind. Dessa maneira você pode reservar um dia para programar pins da semana e usar o tempo dos outros dias com outras coisas.


Lembrando que no Tailwind você pode programar posts para suas outras redes sociais incluindo Instagram, que atualmente não conta com uma ferramenta para isso no App.

11- Use hashtags

Assim como no Instagram, Tiktok e outras redes, as hashtags são importantes no Pinterest também. Quando comecei a levá-las a sério por lá, meu alcance aumentou muito mais. Pesquise pelas melhores hashtags do seu nicho, comece a usa-las em seus pins e espere o resultado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.