Como gerar tráfego para blog | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como gerar tráfego para blog

A parte mais complicada de se ter um blog é a divulgação. Veja como gerar tráfego para seu blog.

Para ter um bom tráfego no seu blog você precisa definir seus métodos de divulgação. Essa sem dúvida é a parte que pesa quando se tem um blog e é aí que você precisa saber os lugares certos para divulgar de acordo com seu nicho. Caso contrário, você só vai continuar criando um conteúdo que ninguém vai ler e que não trará retorno algum, pois o alcance orgânico é fundamental para um blog.


Depois de criar um blog e definir o nicho, tenha em mente que é a divulgação e conteúdo que fará com que ele cresça. Assim, mesmo no início ele pode ter sim um bom tráfego e você pode lucrar com isso. Não tenha vergonha de divulgar seu trabalho, pois a primeira pessoa que precisa acreditar nele é você! Dedique-se caprichando nas imagens, conteúdo e novidades até crescer e procure melhorar sempre em todos os sentidos.

Como gerar tráfego para blog

O tráfego orgânico é muito importante para o crescimento de um blog. Ele vem de pessoas que clicam espontaneamente em seu artigo trazendo mais visualizações e até mesmo mais lucro.

Guest Post

Guest Post é quando um convidado escreve em outro blog que não é dele. Normalmente são feitos por pessoas que tem propriedade em determinado assunto como por exemplo em maquiagem e estética. Nesse caso, além de poder convidar alguém, você poderá escrever em outro blog assim tendo o seu divulgado nele e o outro escritor no seu.

Fazendo esse tipo de parceria, ambos os blogs irão variar de conteúdo e serão beneficiados de outras formas também. Para fazer isso basta entrar em contato com algum blog que você goste ou se interesse falando sobre a parceria que quer fazer. Um alerta importante é que você não precisa passar e-mail e senha para a pessoa, basta escrever o artigo e enviar e ela fará o mesmo.

E-mail Marketing

O e-mail marketing não é SPAM, pois ele é enviado com consentimento do recebidor. Esse tipo de e-mail serve como um correio eletrônico dos seus artigos recentemente postados. Ter uma lista de e-mails é importante para o blog, mas é mais importante ainda escrever um texto que desperte a curiosidade dos leitores.

Comente em outros blogs

Quando digo para comentar em outros blogs não estou falando de SPAM ou comentários genéricos como "Que lindo", "Legal" e outros podem deixar o autor do blog frustrado e até mesmo apagar seu comentário. Estou falando de comentários sinceros depois  leitura do post e aí sim deixar o link do seu blog. Nessas horas se coloque no lugar da pessoa que o escreveu, você ficaria feliz em receber um comentário genérico em um post que você se empenhou muito para criar? Com certeza nisso.

Crie E-books

Os E-books estão cada vez mais em alta. Eles são livros eletrônicos com um tipo específico de conteúdo. Eu Já fui contratada para fazer um do zero e ele tem trazido bons resultados para o cliente até então. Você pode criar um conteúdo gratuito ou pago que você tenha propriedade para falar e que tenha certeza de que traga bons resultados para a pessoa do outro lado.

Crie produtos digitais gratuitos

Se você é bom em criação de designs, capas para redes sociais, mídia kit, calendários, templates para blog, planners e outros não perca essa oportunidade de criar alguns para gerar tráfego para o blog. Após criar um, basta registrar gratuitameente no PagSocial ou outra plataforma. Lá no PagSocial você pode escolher se quer que a pessoa que fará o download compartilhe seu design ou criar uma lista de e-mail.

Otimize seu post (SEO)

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização que gera tráfego para blog. Com ele é mais fácil encontrarem seus artigos em sites de buscas como o Google e é importante estudar e colocar em prática, principalmente se você quer gerar tráfego para seu blog.

Redes Sociais

Divulgue seu blog em todo lugar que for possível. As redes sociais podem gerar bastante tráfego também, visto que elas contêm um aglomerado de pessoa com diversos tipos de ideias, gostos e mais.

Facebook

Além de poder divulgar seu blog no seu próprio perfil, é possível também fazer divulgações em grupos do Facebook. Lá existem grupos variados de infinitos nichos, seguimentos e até mesmo para blogueiras e blogueiros. É válido sim divulgar blog no Facebook desde que siga as regras dos grupos e não faça SPAM.

Pinterest

Atualmente o pinterest é o maior responsável pelo tráfego do meu blog. Desde que comecei a divulgar por lá, meu tráfego triplicou e não paro de falar dos benefícios disso aqui no blog. 

O pinterest é uma plataforma utilizada para compartilhar dicas e ideias de diversos temas. Você pode limar imagens com o link do seu blog e quando clicarem na imagem a pessoa será redirecionada para o artigo que anexou a imagem.


Instagram

O Instagram também pode ser um grande aliado se você souber usar. Não é fácil crescer por lá, é necessário consistência nos posts, ter propriedade no que fala e muito mais. Mas apesar de tudo isso, ainda acho válido usar o Instagram para divulgar blogs.

WhatsApp

Além do grupo da família, existem grupos feitos para divulgação de blogs e de nichos variados que você pode compartilhar seus artigos. O Whatsapp é uma ferramenta perfeita de divulgação, mas assim como as outras é preciso saber usar.

YouTube

Se ainda não tem um canal no YouTube, você pode criar um compartilhando as mesmas coisas que tem no seu blog. O YouTube é a maior plataforma de vídeo do momento e pode se tornar um dos seus  de divulgação e até mesmo um futuro trabalho.

Além da criação de vídeos, divulgar o blog através dos comentários de outros vídeos também traz resultados. Mas como? Divulgando um artigo em um vídeo que tenha ligação com seu post sem fazer SPAM. Comente sobre o vídeo e depois fale sobre seu artigo.

Twitter 

O Twitter não para de crescer e está sempre trazendo à tona velhos e novos assuntos. Ele é uma ótima plataforma de divulgação e para ter algum retorno nem é necessário ter milhares de seguidores, basta colocar as palavras-chave certas e quando pesquisarem na barra de pesquisa acharão a divulgação do seu conteúdo.

Telegram

O telegram é uma rede social muito boa para divulgação. Lá você pode entrar em grupos após pesquisar e criar canais para divulgar seu conteúdo. A rede social só vem crescendo e conta com cada vez mais usuários.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

15 comentários

  1. Adorei o post! Super completo! Já vou colocar em prática várias coisas que aprensi aqui. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Tráfego orgânico são as visitas que o blog ganhou, são muito importantes para o blog.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a divulgação em muitos meios que vc disse no post é a chave para o aumento de tráfego do blog. ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei as dicas e confesso que já sigo algumas, como por exemplo de divulgar no Pinterest, Facebook e outras grupos! Sem dúvidas o retorno é muito positivo! Amei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    então , eu uso muito a tatica do CEO e do Pinterest que me trazem trafego organico e tem dado muito certo. ALém do mais sempre busco saber o que as pessoas "procuram no momento da internet"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa dica pesquisar o que está sendo pesquisado mesmo.

      Excluir
  6. Legal, tenho meu blog de Viagens “Mundo Viajante” e não sabia sobre algumas opções que vc comentou no post.

    ResponderExcluir
  7. Bem completo o seu artigo. Vou aproveitar e pegar em algumas das suas dicas para impulsionar o meu blog.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse post me ajudou muito! Não conhecia a técnica SEO, vou procurar aprender mais a respeito. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito informativo 🙂 eu comecei a usar o pinterest e estou tendo bons resultados

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, adorei o post, me dei conta que devo aprender a mexer melhor no Pinterest!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post e vou usar muito as suas dicas de como gerar tráfego pro blog! Obrigado por compartilhar e vou ficar sempre por aqui pra mais dicas! Abraços.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.