By Ana Letícia

Como ser freelancer: Como e onde começar

Sabemos que emprego não está fácil, mas existem algumas formas de ganhar uma renda na internet utilizando suas habilidades. Saiba como ser freelancer.

Se você busca por formas de ganhar dinheiro pela internet, renda extra ou quer encontrar seu primeiro trabalho como freelancer, você está no lugar certo. Independente do tipo de serviço que oferece, você pode sim encontrar clientes na internet, porém, para isso é necessário que encontre um lugar seguro para isso e nesse caso não é necessário sair de casa para isso. 

+Leia Formas de ganhar dinheiro com o Canva

Muita gente tem dificuldades para encontrar pessoas que se interessem em seus serviços, pois é muita gente em busca de trabalhos ao mesmo tempo e sempre tem uma ou outra que se destaca mais entre tantas pessoas. Sim, é difícil arrumar trabalhos nesse meio, mas não é nada impossível.

O que é freelancer

Também conhecido como "freela" aqui no Brasil, freelancer é um profissional autônomo que trabalha para diversas empresas. Para eles é muito mais fácil conseguir trabalhos virtualmente, por tanto, existem diversos freelancer ativos na internet.

O termo é antigo, porém esse tipo de trabalho passou a ser reconhecido apenas nas últimas décadas. Para contratar um freelancer, basta procurar através da internet em sites, fóruns ou tópicos específicos.

Mas o que os freelancers realmente fazem? Bem, a resposta é bem ampla, pois tem freelancer pra tudo! É possível encontrar profissionais como: Redator, fotógrafo, designer, barista, eletricista, jornalista e outros. 

Devido a alta do desemprego, ser freelancer é uma opção muito boa para quem procura formas de ganhar dinheiro ou de se sustentar.

Como comecei 

Antes de tudo, preciso contar como comecei. Tudo começou depois que tranquei a faculdade pela segunda vez, passei um tempo sem fazer nada e nem emprego conseguia. Era frustrante não conseguir nada e não fazer nada, por isso, passei a tentar trabalhos através da internet, pois na época eu não ganhava nem um tostão pelo meu blog e mesmo se ganhasse não seria o suficiente, já que estava no início. 

Após pesquisar bastante conheci alguns sites para freelancers e resolvi procurar por trabalhos de redator, visto que já trabalhava escrevendo. 

Foi aí que consegui vários trabalhos e inclusive trabalhei um tempo para uma clínica oftalmológica infantil onde escrevi artigos e até um e-book totalmente do zero.

Não foi nada fácil encontrar clientes, pois haviam muitas pessoas absurdamente mais experientes que eu e com mais habilidades, porém, uma hora ou outra acabei conseguindo. 

Como ser freelancer 

O que é preciso para trabalhar como freelancer?

A primeira coisa extremamente importante para trabalhar como freelancer é ter autoridade sobre o que você está oferecendo aos clientes. Não adianta divulgar seu trabalho como designer se você não sabe fazer um design por exemplo. 

Outro ponto fundamental é ter um portfólio. A pessoa que pensa em te contratar sem dúvidas vai querer ver trabalhos anteriores que você fez para saber se seu trabalho cumpre ou não com o que ele precisa no momento.

No meio freelancer, pode se dizer que o portfólio é  como um currículo e cabe ao cliente decidir se te chamará para trabalhar para ele ou não.

Seja organizado com seus projetos. Planejar seu dia por exemplo, ajuda a torná-lo mais produtivo. Como será o responsável por tudo o que envolve seu trabalho, cabe a você organizar prazos, horários de trabalho, pagamentos, atendimento ao cliente e outros. Ser pontual e organizado com seis projetos pode chamar a atenção do cliente e possa ser que em uma próxima ele priorize por você ao procurar um freelancer.

+Leia Como ter um dia produtivo

Divulgue seu trabalho em suas redes sociais. Mas como? Produzindo conteúdo sobre seu trabalho. 

Muitos profissionais estão em redes sociais como Instagram e Facebook divulgando e mostrando um pouco de suas habilidades por lá. Algumas pessoas ganham a vida como freelancer e muitos deles deixaram o emprego fixo para trabalhar por conta própria. Isso é mais comum que imaginamos.

Normalmente você pode encontrar diversos freelancers através das mídias sociais. Isso se aplica aos assistentes virtuais e muitos outros trabalhadores remotos.

É necessário diploma para trabalhar como freelancer?

No início do artigo eu disse que é necessário ter autoridade sobre seu trabalho. Você precisa sim possuir um certo conhecimento do que você está fazendo, afinal você quer prestar serviço para alguém que está pagando por isso!

Mas é mesmo necessário ter um diploma para trabalhar como freelancer? Sim e não. Sim para exercer trabalhos como algum tipo de engenharia e não para outros como fotógrafo e até mesmo redator em alguns casos.

No mundo real nós não entramos em um hospital e simplesmente começamos a realizar uma cirurgia ou atender um paciente. Nesse caso, devemos pensar dessa forma para não acabar fazendo um trabalho não sendo capacitado para fazê-lo.

Quem pode exercer trabalho de freelancer?

Qualquer pessoa que tenha habilidades em edição, redação, fotografia ou o que for, pode exercer tais trabalhos como  freelancer. 

Porém, como foi dito anteriormente, todo cuidado é pouco com o trabalho que você irá fazer. Faça seu melhor quando conseguir um trabalho e seja gentil e atencioso com seus clientes e possíveis clientes.

Quem pode ser freelancer:

  • Redatores
  • Jornalistas
  • Fotógrafos
  • Engenheiros
  • Advogados
  • Designers
  • Assistentes Virtuais
  • Secretários(as)
  • Eletricistas 
  • Arquitetos 
  • Outros 
Mesmo se seu trabalho só puder ser exercido presencialmente como o de eletricista, manutenção e outros, você pode sim ser freelancer. Inclusive, existem sites que trabalham com isso, neles pessoas podem procurar por pessoas que realizam  determinada função.

Como divulgar 

Além das redes sociais como já foi dito, você pode divulgar seu trabalho presencialmente ou como alguns costumam dizer "boca a boca" e pode fazer cartões de visita para deixar em locais que você passa como consultório médico, dentista e lojas por exemplo.

Seja consistente na produção de conteúdo. Os status do Whatsapp é um bom meio de divulgar seu trabalho de freela. Indico postar todos os dias lá e nas suas redes sociais, pois isso mostra que você é responsável com seu trabalho.

Mesmo que você ache que pode não estar tendo retorno divulgando pelas redes sociais, você estará alcançando pessoas de qualquer forma e muito provavelmente alguém que pode estar precisando do serviço que você oferecer vai entrar em contato.

Sites

Existem diversos sites que forma desenvolvidos para freelancers. 

Você pode iniciar através de sites assim como eu fiz. Lá você pode divulgar seu trabalho para que te achem por lá ou procurar e se candidatar para alguns trabalhos. 

Getninjas

O Getninjas é um site com aplicativo que une vários profissionais em um só lugar. É um espaço onde você pode buscar por profissionais ou por trabalho. Quem busca por diarista, eletricista, serviços de manutenção, DJ, buffet e muito mais pode encontrar por lá. Ao procurar por um serviço específico, o site vai indicar alguns profissionais perto de onde a pessoa mora e assim ela pode ver quem contratar.

Acesse: www.getninjas.com.br

Freelancer

Nesse site é possível fazer tudo online e além de ser justo com os quem procuram serviços, também e para os freelancers. Se você procura alguém para fazer um trabalho para você, basta publicar lá no site que logo aparecerão pessoas se candidatando e então depois você pode escolher quem irá fazer o trabalho para você.

Benefícios:

  • Pagar com segurança 
  • Portfólios
  • Chat ao vivo
  • Acompanhamento do projeto
Esse é um dos melhores sites para freelancers que eu conheço, inclusive tenho perfil lá e já consegui alguns trabalhos. 

Workana

O workana é direcionado para trabalhadores independentes. A empresa surgiu em 2012, tem sede na Argentina e possui escritórios no Brasil, Colômbia e México. 

Lá no site é possível encontrar contratadores, freelancers ou trabalhadores remotos. No momento atual é uma boa opção para quem busca por uma renda extra ou por trabalho.

Para começar você só precisa criar uma conta no workana, procurar por trabalhos e se candidatar a um que se encaixa no seu perfil.

O site conta com um aplicativo. O que é ótimo, pois nele contém um chat e quando você recebe uma mensagem por lá recebe uma notificação

Acesse: www.workana.com

Agora que tem uma base de como ser freelancer, você pode colocar isso em prática. Esse trabalho pode te levar muito além do que você imagina.

Trabalhar através da internet ou por conta própria é algo que tem feito muita gente ganhar bastante dinheiro com isso. Mesmo que existam muitas mentiras em alguns casos, há formas de ganhar dinheiro através da internet sim e essa é apenas uma delas.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

9 comentários

  1. Seu post muito com informações importantes, o freelancer é um trabalho que vem aumento muito principalmente nesse momento da pandemia, trabalhar em casa com a internet é um sonho de muitas pessoas, muito valioso o seu post bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu já visitei o Workana. É um site muito bom. Gostei bastante. Mas não tinha várias das informações que seu post apresentou sobre freelancer. Em tempos como esse, onde o desemprego impera sobre o governo de um descompensado, nada melhor que tentar encontrar novas formas de ganhar algum extra. A única pena é que 1/3 disso acaba indo em impostos! Ô vidinha, viu?

    ResponderExcluir
  3. Que post completo e útil para aqueles que querem saber como ser freelancer.

    ResponderExcluir
  4. Achei seu post super relevante, principalmente para quem está em busca de independência.
    Já conhecia o Getninjas e o Freelancer, mas o Workana foi uma novidade.

    Obg por compartilhar

    ResponderExcluir
  5. É bom saber que quando o emprego fixo não vem temos a oportunidade de trabalho freelancer é uma alternativa, amei tuas informações sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Nossa que post incrível, faz muita diferença pra quem tá começando eu conheço os sites e já até consegui uns trabslhos por lá. Amei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Oi linda! Ser Freelancer te da bastante liberdade, mas como vc disse é preciso mostrar responsabilidade e confiança para o cliente.
    Amei as dicas.


    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu quero trabalhar muito de freelancer, inclusive já fiz uns trabalhos como, mas ainda preciso me organizar melhor e começar a divulgar, que é o ponto que me pega hoje. Não conhecia os sites que apresentou, já vou querer saber mais a respeito. Arrasou demais no post e nas dicas que trouxe!

    Beijos!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.