By Ana Letícia

Como aprender um idioma rápido

Aprender um idioma não é uma tarefa fácil, porém, quandon se tem força de vontade e segue algumas dicas básicas, você pode aprender rapidamente. Descubra como aprender um idioma rápido.

A fluência ou pelos menos o básico de um idioma como o inglês é um difenrencial no currículo. Além disso, alguns vestibulares cobram inglês ou espanhol, então é importante tentar aprender ao menos um desses dois idiomas.


Hoje em dia podemos aprender qualquer idioma de qualquer lugar do mundo apenas com o celular graças as mídias digitais. Você pode pagar ou aprender sozinho, por exemplo. 

Primeiramente é preciso salientar que mesmo que você já esteja estudando um idioma em uma escola, é necessário sempre estar em contato com o idioma que está aprendendo. Se você está buscando aprender mais rápido outra língua, existem algumas dicas que podem te ajudar. 


Como aprender um idioma rápido 

1- Ouça músicas e podcasts

Essa é a melhor maneira de quem não tem muito tempo para estudar no decorrer do dia. Enquanto faz suas tarefas diárias você pode ouvir músicas e escutar podcasts no idioma que está aprendendo. Dessa maneira maneira, você ficará mais familizarizado com o idioma, além de aprender novas palavras e testar sua compreensão. Na escola de inglês que estudo, o professor sempre coloca músicas e indica aos alunos ouvir podcasts.

2- Assista filmes, programas e séries

Estar em contato com o idioma diariamente é muito importante, então sempre que tiver um tempo assista programas, filmes e séries para que a língua se torne cada vez mais natural para você. Tente assistir programas de jornais para saber como eles pronunciam as palavras no dia a dia. Assista séries e filmes com legenda ou sem se atentando a cada nova palavra e a cada coisa que você entender. 

Essa é uma das maneiras mais divertidas de aprender ou treinar um idioma de maneira rápida. Você pode optar por assistir a série ou filme dublado com legenda em inglês e depois assistir no idioma que está aprendendo com a legenda na mesma língua.

3- Foco no vocabulário

O vocabulário é uma parte bem complicada quando o assunto é um novo ambiente. No início do aprendizado, o melhor é dar mais atenção ao vocabulário e é importante colocar em prática todos os dias, pois as palavras e a tradução delas junto com o significado podem confudir.

4- Fale sozinho

Você deve estar pensando: "Mas que mico, pra quê eu iria ficar falando sozinho?". Mas a verdade é que essa é uma das melhores maneiras exercitar e aprender de verdade um novo idioma. Você pode criar um diálogo como uma entrevista, por exemplo. Isso se aplica principalmente se você não tiver alguém para treinar com você. 

5- Invista em livros no idioma que estuda

Com a internet tudo é mais fácil hoje em dia e isso inclui encontrar livros físicos para comprar ou até mesmo em pdf. Dessa maneira você pode treinar vendo frases inteiras formadas, como elas são escritas, escrever, praticar leitura e aprender novas palavras.


6- Mude o idioma dos seus aparelhos

Desde lá em 2013, quando comecei a estudar coreano por conta própria, tive a ideia de mudar o idioma do meu celular. Hoje em dia vejo que até mesmo os professores indicam trocar o idioma dos aparelhos e em casos de idiomas como japonês, mandarim e coreano, por exemplo, instalar o keyboard/teclado também é indicado.

Essa maneira é ótima para o vocabulário, pois você estará vendo as algumas palavras simples no seu dia a dia.

7- Estude regularmente

Como já mencionado, é muito importante estar sempre em contato com o idioma que você está estudando. Por isso, você precisa planejar uma programação de estudo diariamente ou alguns dias na semana. Para isso, 1 hora já é o suficiente e para isso você pode revesar entre as dicas a cima.


8- Use aplicativos 

Sabemos que hoje em dia o mundo todo está no nosso celular. Existem diversos applicativos para aprender idiomas, treinar e até mesmo de intercâmbio de idiomas. Você pode aproveitar seu celular para estudar baixando aplicativos, existem bem divertidos em formato de jogos. Além disso, você pode baixar aplicativos na língua que está aprendendo para crianças, o que ajuda muito também. Para quem é maior de idade, existem aplicativos para treinar idiomas com diversas pessoas do mundo.

Já que ainda estamos na internet, que tal aproveitar e acessar sites de notícias? Você pode usar o youtube ao seu favor assistindo as notícias. Para treinar meu inglês eu assisto muito a CNN, que além de possuir um vasto conteúdo no youtube, também assisto ao canal pela TV. Para treinar coreano ou mandarim, faço a mesma coisa.

Mais ideias no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

3 comentários

  1. Aprender um idioma é importante, muito legais as suas dicas, a Internet ajuda muito, anotado aqui as dicas bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    É muito importante falar mais um idioma, ajuda muito. Eu estou usando alguns aplicativos e também sempre assisto filmes em inglês ajuda muito

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as dicas, principalmente nos tempos de hoje onde saber um segundo idioma já é uma exigência.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.