Ideias de decoração para cozinha pequena | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Ideias de decoração para cozinha pequena

Espaços pequenos podem ser um desafio enorme por conta da limitação de espaço. Confira ideias de decoração para cozinha pequena.

cozinha pequena
Voce sabe como aproveitar o espaço pequeno que tem na sua cozinha? Existem diversos fatores indispensáveis quando o assunto é a montagem de um ambiente funcional. Isso envolve os untesílios que tem, os eletrodomésticos e outros. Investir em móveis funcioais, sem dúvidas é a melhor maneira de otimizar o espaço que tem.

É necessário também caprichar bastante na decoração deixando com sua cara e de sua preferência. Isso é para que se torne um ambiente agradável para cozinhar e passar um tempo com a família. Para te ajudar nisso, trouxe alfumas ideias e dicas que voce vai amar.

Leia também:
Pense no melhor modelo de cozinha pequena

Priorize por móveis, utensílios e eletrodomésticos que mais utiliza no dia a dia. O ideal é que inicie pelos móveis do ambiente já pensando nos eletrodomésticos e em onde irá guardar e colocar tudo. 

Se voce ama cozinhar e fazer novos pratos ou tem bastante utensílios, priorize por um armário com mais compartimentos, espaço superior maior para colocar os ingredientes paraotimizar o espaço de cozinhar. Porém, se voce é do tipo que não cozinha muito, pode fazer um espaço mais funcional apenas com o que utiliza no dia a dia.

Faça uma lista de itens básicos para a sua cozinha antes de qualquer coisa, principalmente antes de comprar o armário que npode mudar tudo na decoração e no espaço. Escolha o melhor modelo colocando como prioridade suas necessidades.

Ideias de decoração para cozinha pequena

1- Cozinha Planejada

A maior vantagem de uma cozinha planejada é que os móveis são feitos sob medida e vão de acordo com suas necessidades. A cozinha planejada aproveita cada canto e é modelada de acordo com seus utensílios e espaço que tem para colocar nichos, armários e gavetas.

Uma cozinha planejada não é um investimento muito barato mesmo sendo o mais indicado para quem tem pouco espaço. Mas sem dúvida é a melhor opção para aque sonha em ter um espaço bonito e  funcional com móveis resistentes.

cozinha pequena
A ideia de aproveitar um pequeno espaço para fazer um porta tempeiros é genial, pois além de deixar tudo organizado, o espaço é totalmente otimizado.

2- Pequena divisória entre cozinha e lavanderia

cozinha pequena
Uma pequena divisória de vidro para separar os dois ambientes é uma boa ideia. Dessa maneira ao mesmo tempo que os espaços são separados, o ambiente fica mais apresentável e agradável.

2- Para quem tem um pouco mais de espaço

cozinha pequena
Para quem tem mais espaço e ama cozinhar, além de assar bolos, tortas e outros tendo mais espaço, você pode planejar melhor sua cozinha com armários maiores e fornos.

3- Ela pode ser simples e compacta

cozinha pequena
As cores devem ser bem escolhidas, pois enquanto as mais escuras aparenta deixar o espaço menor, as mais claras abrem mais o espaço.


4- E com cores

cozinha pequena
Isso não signfica que não pode usar sua cor favorita na sua cozinha dos sonhos. Pode ousar o quanto quiser, afinal a cozinha e o dinheiro são seus! Para quem não um espaço a mais para a lavanderia, o ideal é que a maquina de lavar fique na cozinha.

5- Pode dar vida ao ambiente com divisória

cozinha pequena
Além da dica anterior da divisória pequena de vidro, essa divisória a cima está em alta e é muito utilizada em diversos ambientes como painéis e para dividir a sala do corredor, por exemplo.
   
cozinha pequena

6- Otimizando um espaço estreito

cozinha pequena
Mesmo um espaço estreito pode ser otimizado com móveis funcionais. No exemplo a cima tem uma espaço para refeições rápidas. Você também pode aproveitar e adicionar cores ou colocar branco ou cadeiras transparentes.

7- Para quem é prático

cozinha pequena
Como já mencionei, quem não tem costume de cozinhar em casa ou prefere fazer refeições rápidas pode optar por uma decoração básica. No exemplo a cima tem os itens básicos de uma cozinha e um pequeno espaço para guardar os itens e matimentos.

8- Aposte em uma porta como divisória e armários

cozinha pequena
O fato da cozinha ser pequena não significa muito, pois você pode investir em armários e gavetas da maneira que quiser. Além disso, para uma lavanderia mais privada, muita gente prefere fechar para deixar roupas secando e utilizar como área de serviço.

9- Cores e uma bancada

cozinha pequena
Você pode sim ter uma bacada e usar a cor que quiser na sua cozinha. Uma boa bancada para utilizar em refeições rápidas ou colocar utensílios e eletrodomésticos é algo muito válido.

10- Escolha bem os eletrodomésticos

cozinha pequena
Assim como os móveis devem ser bem escolhidos, os eletrodomésticos também devem ser. O espaço pequeno deve ser otimizado o máximo possível. Você pode optar por deixar de ter uma lavanderia completa para ter uma cozinha maior, por exemplo. Além disso, se você é do tipo que gosta de combinar os cômodos, opte por cores similares.

11- Armário Espelhado

cozinha pequena
Os armários espelhados com tons mais escuros estão tomando conta de muitas cozinhas. Já existem móveis prontos em lojas e você também pode optar por fazer planejado colocando o espelho onde quiser. 

12- Planeje bem seu pequeno espaço

cozinha pequena
Para quem vai montar a cozinha com móveis já prontos, o melhor é começar por eles. Assim, você já vai poder visualizar onde colocará os outros móveis. Em alguns casos, optar pelo fogão comum é o melhor.

13- Cores alegres nos armários

cozinha pequena
Você pode colocar sua cor favorita onde quiser, seja nos móveis ou utensílios. Basta abrir sua imaginação e colocar mãos à obra.

14- Cantinho do café

cozinha pequena
Para aqueles que amam café, aquele cantinho do café não pode faltar, não é verdade? Além disso, você pode escolher uma parede e utilizar de 'quadro negro' para escrever frases e deixar recados.

15- Cozinha Americana

cozinha pequena
A cozinha amareicana é uma grande sacada para quem tem uma casa ou apartamento pequeno. Muitos apartamentos atuais já são padronizados e construídos dessa maneira. A bancada pode ser utilizada para vários fins e essa é a melhor parte.

16- Mesa separando os ambientes

cozinha pequena
A mesa de quatro lugares é a mais indicada para locais pequenos. Normalmente em apartamentos planejados sempre tem um pequeno ambiente com uma mesa de jantar, isso também serve para separar um ambiente do outro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Um comentário

  1. As ideias são perfeitas para quem tem uma cozinha pequena. Nos apartamentos que conheço as cozinhas são minúsculas.
    Bjs!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.