By Ana Letícia

TCC: como conseguir uma boa nota

O muitas vezes temido TCC pode parecer muito difícil devido a alguns relatos, mas é possível se sair bem. Veja dicas de como conseguir uma boa nota!

Se você vai fazer seu trabalho de conclusão de curso esse ano, meus parabéns, você já está na reta final do curso. Isso significa que você está a um passo de conseguir seu diploma. 

+Leia Como planejar um dia de estudos

Talvez você já tenha visto alguns relatos amedrontadores de pessoas que já defenderam seu TCC, mas a verdade é que só é assustador e difícil se você fizer disso assustador e difícil.

Defendi meu TCC há algum tempo e consegui tirar uma ótima nota. Depois disso muita gente começou a me pedir dicas, principalmente pelo fato de eu ter compartilhado um pouco disso em meu Instagram pessoal.

Pensando nisso, resolvi reunir algumas dicas simples que funcionam comigo. Então não importa o seu curso, pegue papel e caneta e anote as dicas.

Como fazer?

Para começar, você precisa ter a ferramenta word no seu computador. Talvez você já saiba por ser um conselho óbvio, porém ainda é muito importante lembrar disso.

Sobre o modelo, talvez o seu curso já forneça um pronto com capa, sumário, páginas e indicando o que cada página deve ter. Mas caso não tenha, não precisa se desesperar, existem alguns modelos já prontos para usar, basta escrever seu texto e colocar o necessário.

Qual a importância?

O trabalho de conclusão de curso é algo que alguns cursos dispensam, mas a maioria dos cursos exige. 

Qual a importância de realizar esse trabalho? O TCC vai demonstrar a sua capacidade de pesquisa, comparação, análise e o mais importante, que é quando você utiliza do que aprendeu durante o curso.

O TCC também serve para abrir portas para quem pretende ampliar a carreira acadêmica na área de pesquisa.

TCC: como conseguir uma boa nota 

1- Escolha bem seu orientador

A escolha do orientador é muito importante para o andamento do seu trabalho de conclusão. Normalmente o professor responsável pela disciplina disponibiliza uma lista com orientadores que para que você possa entrar em contato.

O convite ao orientador fica por conta do estudante e cabe ao orientador aceitar ou não. Mesmo assim, eu não recomendo que envie o convite para vários orientadoresem simutâneo, faça um por vez.

O motivo desse tópico ser o primeiro, é que muitos dos meus colegas escolheram um orientador e durante o processo de construção do trabalho acabaram se arrependendo por diversos motivos. Por isso, o primeiro conselho que dou é que escolha um orientador que você conheça e que você gosta.

2- Siga os conselhos do seu orientador

Não, o orientador não vai estar lá para fazer o seu trabalho inteiro, mas sim para te orientar e mostrar o melhor caminho para realizar seu trabalho.

Mas mesmo assim, ele é essencial para que se saia bem no seu TCC. Por isso, não fique bravo se fizer algo e seu orientador pedir que mude tal coisa, afinal, ele está ali para te ajudar e já passou por isso.

Seguindo os conselhos e orientações dele, sem dúvida você estará a poucos passos de conseguir a tão sonhada boa nota.

3- Escolha bem o tema

A escolha do tema é muito importante para que seja aprovado na disciplina. Então é importante que escolha um tema que você goste e que tenha propriedade sobre o assunto.

Nada de escolher um assunto que você não entende ou acha difícil apenas para provar que pode. Escolha um assunto que você goste mesmo, afinal quando gostamos do tema, é bem mais fácil falar sobre ele.

4- Busque por fontes seguras de pesquisa

Se você mesmo depois de ter chegado até aqui no período em que conseguiu chegar e ainda utiliza o wikipédia como fonte, pare agora mesmo.

O trabalho de conclusão de curso é muito importante, por tanto, utilizar matérias de fontes não seguras como o wikipédia que qualquer pessoa pode editar as informações, é um erro muito grave.

Procupe por livros ou sites que possuam informações seguras sobre o tema que está abordando. É essencial que sua fonte de pesquisa não minta sobre os fatos.

5- Organize-se

A organização é essencial para qualquer trabalho acadêmico. Não importa se você estuda e trabalha ou apenas estuda, organizar seu tempo é crucial para avançar com seu trabalho. 

A depender do tempo que você tem para realizá-lo você pode tirar alguns dias na semana para poder fazer pesquisas e começar a escrever o conteúdo do seu trabalho. Isso também depende muito da quantidade de páginas que ele deve ter.

Durante a criação do seu TCC você também pode tirar pelo menos uma hora por dia para poder dar atenção para ele, mas isso depende do tempo que você pode se dedicar a ele.

6- Faça anotações

É muito importante que faça anotações sobre o que você está abordando no seu trabalho de conclusão. Anote em um caderno ou no celular mesmo cada vez que tiver uma ideia, ou frase que queira adicionar ao trabalho.

Se quiser e puder, você pode andar sempre com um bloquinho e caneta para fazer anotações onde estiver. Essas anotações são importantes para que não esqueça na hora de passar o seu texto para o TCC.

7- Tire um tempo para relaxar

Pode ser que toda essa história de pesquisa, normas da ABNT e outros te deixe muito nervoso. E sabemos que a vida não é feita apenas de estudo e trabalho, qualquer ser humano precisa descansar e de um momento lazer.

Por isso, é muito importante que tire um tempo para relaxar nem que seja apenas para maratonar uma série ou ver um filme que você gosta. Dessa maneira, você poderá ter até mais ideias e terá mais animação para finalizar seu trabalho.

Paciência

É essencial que tenha paciência durante o processo de realização do seu TCC. A pressa não vai te levar a lugar algum, só vai aumentar a ansiedade e nervosismo.

Faça as coisas com calma, não tenha pressa de terminar, principalmente se você tiver tempo suficiente para isso. Afinal, para falar na frente da banca, você precisa saber do que está falando e ter propriedade sobre o assunto.

Você precisa entender que não é uma máquina para fazer as coisas rápido e que está tudo bem se errar em algumo na hora que estiver fazendo.

Não se cobre muito para que não acabe desistindo depois. Ser forte e ter pensamentos positivos é crucial para conseguir vencer essa batalha.

Conclusão 

Você acabou de ler algumas dicas que funcionaram comigo. Eu escolhi um tema que gosto e tenho propriedade sobre o assunto. Essa é uma das partes mais importantes. 

Além disso, a organização e ter fontes seguras de pesquisa é o melhor caminho para realizar um bom trabalho tendo em vista uma nota alta, como nove ou dez.

Recapitulando

1) Escolha bem seu orientador

2) Siga os conselhos do orientador

3) Escolha bem o tema

4) Busque por fontes seguras de pesquisa

5) Organize-se

6) Faça anotações

7) Tire um tempo para relaxar

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.