Decoração minimalista: ideias de decoração minimalista para apartamento pequeno | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Decoração minimalista: ideias de decoração minimalista para apartamento pequeno

A decoração minimalista é muito popular. Se você quer adotar ao estilo, estamos aqui para te ajudar com ideias de decoração para apartamento pequeno minimalista.

Embora o conceito de projetar um apartamento minimalista possa parecer difícil, existem algumas ações importantes e concretas que você precisa tomar para eliminar a bagunça para sempre. 

Abaixo, você vai ver algumas dicas para fazer uma decoração minimalista no seu apartamento pequeno. Você estará pronto para dizer adeus ao excesso e ter tudo organizado e fora do local em pouco tempo. Continue lendo para conferir.

O que é minimalismo?

O minimalismo é um estilo de vida que tem como principal foco o "menos é mais". Pessoas que aderem ao minimalismo, compram menos vivendo de maneira mais simples possível. Muitas pessoas têm adotado este estilo de vida por diversos motivos e em muitos casos não é por questão financeira. 

A decoração minimalista, assim como o nome já diz, conta com poucos itens decorativos e normalmente os tons usados são mais claros ou a cor predominante é a branca.

Por que adotar a decoração minimalista

Como já mencionamos, na decoração minimalista a quantidade de itens decorativos são bem menores. Isso vai te ajudar a economizar muito! Devido à menor quantidade de coisas na decoração, você vai gastar muito menos caso tivesse que comprar diversas coisas.

Além disso, também é muito mais fácil limpar um ambiente com poucos itens decorativos. Então você estará poupando tempo e dinheiro.

+Leia Juntar dinheiro por mês: 17 maneiras para economizar dinheiro todo mês

Decoração minimalista: ideias de decoração minimalista para apartamento pequeno

Para te ajudar na difícil tarefa de decorar seu apartamento pequeno de maneira útil e agradável, reunimos algumas ideias para recriar na sua decoração minimalista. Confira abaixo as melhores dicas!

1- Seja criterioso quando se trata dos móveis

Nem todos os móveis são iguais em uma decoração minimalista, principalmente quando se trata de um apartamento pequeno. 

Os armários precisam ser realmente avaliados quando se olha como um todo, não apenas a beleza. Cada peça precisará ter mais de uma tarefa. E, ao mesmo tempo, essas peças que cumprem o dever duplo ainda deve parecer elegante e combinar com o local. 

decoração minimalista

Encontre os itens acima nos links a seguir:
Escolher armários ou espaços de armazenamento pode ser muito divertido. Procure por caixas bonitas ou, se for necessário um espaço maior, um armário rústico ou antigo pode ser uma ótima opção. Dessa forma, a peça em si já torna o espaço artístico, mas também é funcional. Minimalismo não precisa significar limpeza e frio. Pode ter a forma que você quiser.


2- Fique atento ao itens que precisa armazenar

Seja cuidadoso sobre quais tipos de itens você precisa armazenar e onde. Em seu espaço de escritório, pegue alguns organizadores de arquivos, armazenamento de caneta e lápis, caixas multiuso e gavetas de papel.

decoração minimalista

Encontre os itens da imagem nos links abaixo:
Esses itens serão fundamentais para manter o local bem organizado. No seu quarto, use o espaço embaixo da cama e pegue algumas caixas de armazenamento para roupas que não usa com tanta frequência. Se você não tiver um guarda-roupa ou armário grande, pegue algumas caixas de armazenamento de vime ou tecido e use-as para guardar sapatos extras, acessórios e outros.

Ao decidir o que vai no armazenamento, pense na regra 80-20. Oitenta por cento de suas coisas devem estar armazenadas e 20 por cento devem estar disponíveis e imediatamente acessíveis.

3- Seja intencional com objetos decorativos

decoração minimalista

Itens da imagem a seguir:
Os acessórios devem ser propositais, não excessivos ou aleatórios. Objetos decorativos são vistos como formas de dar vida e identidade ao espaço. Ao colocar um vaso ou exibir um item, a peça deve ser algo que possa fazer o espaço parecer uma obra viva que pode ser tocada e sentida.

4- Preste muita atenção nas cores e texturas

decoração minimalista
Você provavelmente não encontrará tons de neon brilhantes e padrões ousados ​​em uma decoração minimalista. Paletas minimalistas são normalmente neutras ou como já mencionamos, os tons utilizados são mais claros.

Mantenha as cores semelhantes ou da mesma família, pois ser mínimo significa criar uma aparência fácil e calmante para o cérebro e visualmente quando você entra em uma sala.

Dito isso, você ainda pode se divertir integrando várias texturas em uma sala minimalista. Concentre-se em um jogo de texturas sutis e diferenças tonais dentro do mesmo tom. É uma maneira de criar profundidade e interesse, mantendo a decoração minimalista.

5- Diga adeus ao excesso

Se você é minimalista, os itens que você escolhe manter em seu espaço devem ser úteis e significativos. Mantenha sempre os objetos de importância pessoal que marcam jornadas únicas e excluía aqueles itens utilitários dos quais você tem vários. 

Se você precisar manter mais itens a mostra, esconda-os do local. Aquelas peças de decoração menores podem se somar e criar a sensação de desordem, então ter uma coleção de cestas organizadoras, gavetas ou armários para guardar itens semelhantes é o ideal.


Já aqueles itens que você pode viver sem. Não precisa mantê-los por perto. Itens que você deve limpar são coisas que você realmente não usou ou viu em pelo menos seis meses a um ano. Se você tem algo que está guardando e não usa ou vê, então não é necessário mais tê-los.

decoração minimalista

Conclusão sobre decoração minimalista para apartamento pequeno

Como pode ver, existem diversas alternativas para montar e manter uma decoração minimalista. Não importa se o espaço seja grande ou pequeno, você pode adotar esse estilo de vida como bem quiser.

Não esqueça que os tons e cores devem casar uns com os outros e nada de cores muito chamativas ou neons, pois dessa maneira, a decoração ficará muito longe de ser minimalista. Você jamais verá uma decoração minimalista com um neon ou com muitos objetos decorativo a mostra.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.