Como abrir um negócio em 2023 | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como abrir um negócio em 2023

Abrir um negócio não é um bicho de sete cabeças, porém é necessário ter em mente algumas coisas e claro, muita organização!

Abrir um negócio
Fazer isso envolve muito planejamento e pesquisas de mercado para obter conhecimento sobre os aspesctos legais ao abrir um negócio. Neste conteúdo, reunimos algumas informações importantes que responderão algumas perguntas.

A primeira coisa que vamos fazer é listar cada etapa de um processo para abrir um negócio, incluindo como criar um plano de negócio e ainda uma dica muito importante para realizar antes mesmo de iniciar seu novo empreendimento.

Quem pode abrir um negócio?

Antes de tudo, é importante ressaltar que sou uma pessoa que apenas abriu um negócio. Eu não sou profissional no ramo e nem nada do tipo. Porém, posso dar boas dicas do que fazer e o que não fazer com base na minha experiência.

Mas quem pode abrir um negócio? Qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer isso. Mas como já mencionado, é muito importante ter um planejamento e muita organização! Você pode fazer isso em poucos passos seguindo algumas etapas listadas abaixo.

Quando abrir um negócio?

Em pouco tempo você consegue abrir um negócio e não importa quanto dinheiro você tem no momento. Desde que você tenha como arcar com o seu empreendimento, você já pode começar um, mas cuidado, é necessário estar de acordo com as leis.

Você vai descobrir mais abaixo quais são as etapas que precisa fazer e como abrir um negócio em 2023. 

Abrir um negócio

Como abrir um negócio em 2023

Agora você vai entender em passos simples como abrir um negócio em 2023 gastando pouco e também vai descobrir métodos de pesquisas de negócios. Continue lendo para conferir!

1- Escolha uma ideia de negócio

Tudo começa com uma ideia. Muitas ideias de pequenas empresas estão disponíveis para você buscar, incluindo empreendimentos que você pode fazer na sua casa.

Grandes negócios já começaram das casas dos empreendedores e existem diversas possibilidades para abrir negócio em 2023. Se você tem alguma habilidade em específico, use ela ao seu favor. Mas se você já sabe qual vai ser o seu nicho de negócio, passe para o próximo passo!  

2- Abra um CNPJ (MEI)

Atualmente no Brasil para ter um negócio é necessário estar dentro das leis, e para isso é preciso ter um CNPJ ou MEI (Microempreendedor individual). Para que seu negócio funcione e esteja dentro da legalidade, é preciso fazer isso.

O MEI pode ser a melhor proposta para quem está começando. É necessário pagar uma taxa que se chama "DAS" por mês, porém, não é tão alta. Ela pode variar, mas não é como se fosse pagar rios de dinheiro para manter seu MEI.

3- Faça uma pesquisa de produto e de público 

A pesquisa inicial é necessária para determinar se há um público para sua empresa ou ideia de produto. Então antes de qualquer coisa comece fazendo uma pesquisa de negócios para seu próprio empreendimento.

Se você já tem um público online, pode fazer esse tipo de pesquisa com eles, mas se você não tem, isso não é um problema, você pode começar tudo do zero.

4- Crie um plano de negócios

Um plano de negócios ajuda você a esclarecer como gerenciar os principais aspectos do negócio. Inclui tudo, desde seu resumo executivo até suas finanças. Uma ótima maneira de fazer isso é através do software da Microsoft Contabilidade Universal Advanced 2023. Ele é ótimo para pequenas empresas, indivíduos, estudantes e até grandes empresas a gerir um plano de negócios.

Abrir um negócio


5- Fabricar ou adquirir produtos

Se o seu produto for artesanal ou algum alimento qual você mesmo vai preparar, você pode escolher um espaço adequado em sua casa para realizar sua produção. Se for fabricado em uma fábrica como cosméticos e outros, por exemplo, provavelmente você precisará encontrar um parceiro de fornecimento.

6- Desenvolva sua marca

Uma marca forte é crucial para construir a confiança dos clientes e do público em geral. A logomarca, por exemplo, é algo muito importante nesse processo, pois vai ser a "cara" do seu negócio. Você pode contratar alguém para fazer isso por você, mas pode utilizar o Canva, caso não tenha dinheiro o suficiente para contratar um designer.


7- Crie um site

Criar um site é muito importante para que sua empresa alcance ainda mais pessoas. Então mesmo que tenha interesse em abrir um negócio físico, é essencial ter um site. Você pode fazer isso através do Hostgator que conta com um suporte para criar um site ou blog.


O site vai ajudar muito a expandir o seu negócio. Além disso, as grandes empresas possuem site e blog para alcançar mais clientes e essa é uma estratégia que dá muito certo. Um cliente em potencial faz uma pesquisa básica no google sobre algo que tenha a ver com seu empreendimento e acaba encontrando seu site ou blog com o tema pesquisado em questão.


8- Gerencie seu dinheiro corretamente

Gerenciar as finanças é muito importante para agilizar todas as operações. Abra uma conta bancária comercial especialmente para seu empreendimento e escolha bem um software de contabilidade. O mais importante de tudo, é não misturar o dinheiro do empreendimento com dinheiro pessoal, isso pode te prejudicar muito.

9- Divulgue seu negócio

O marketing é fundamental para o lançamento de um empreendimento. Dessa maneira, você pode encontrar seu público alvo com muito mais facilidade. Para isso, você pode levar seu negócio para a internet, mas caso seu empreendimento seja online, você pode levar ele para as pessoas próximas.

Depois que sua empresa estiver funcionando, considere tomar medidas para fazê-la crescer ainda mais. Novos empresários podem tomar várias atitudes, desde buscar financiamento adicional até vender em mercados estrangeiros.

Conclusão

Existem diversas questões que devem ser levadas em consideração ao abrir um negócio. É preciso pensar em tudo, mas o importante é começar mesmo que você não tenha um orçamento alto. Quando comecei meu negócio, eu gastei R$ 200,00. Mas você pode começar com muito menos que isso!

Outra coisa muito importante é o atendimento. Por mais que seja online ou presencial, é extremamente importante ter consideração pelos clientes os tratando bem e assim conseguir um público fiel.

Você está se preparando para abrir um negócio em 2023? Faça uma anotação e prepare-se para começar algo grande em sua vida!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.