Como cuidar dos cabelos após chapinha | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como cuidar dos cabelos após chapinha

Cuidar dos cabelos pós chapinha é uma tarefa que pode ser muito difícil. Se você ainda não tem conhecimento sobre isso, pode se acalmar que eu vou te ajudar!

Como cuidar dos cabelos após chapinha

Existem alguns passos essenciais que quem utiliza chapinha deve fazer sempre para manter os cabelos bonitos. Eu sei disso, pois passei muito tempo usando e grande parte da minha transição eu usei chapinha no cabelo, pois não suportava viver com duas texturas no cabelo.

Neste conteúdo você vai ver as melhores dicas de como cuidar dos cabelos e também de melhores produtos para usar enquanto após e antes de passar a chapinha nos seus fios.

Como cuidar dos cabelos após chapinha

A chapinha tem poder de danificar os fios devido a potência e ao calor. Muitos não sabem, mas é importante cuidar dos cabelos mesmo após o uso da chapinha. 

1- Use um protetor térmico antes de usar a chapinha

O protetor térmico é essencial para proteger os fios dos danos causados pelo calor da chapinha. Sim, é recomendado usar um protetor térmico antes de usar a chapinha. 

Os protetores térmicos formam uma camada entre o cabelo e os elementos quentes da chapinha que protegem o couro cabeludo e as pontas dos fios do calor excessivo. Além disso, costumam conter nutrientes que repõem a água perdida durante a exposição a altas temperaturas.
  
2- Não use a chapinha todos os dias

O uso excessivo da chapinha pode danificar os fios, por isso é importante não usá-la todos os dias. Não é recomendado usar a chapinha todos os dias, pois isso pode danificar seus fios. 

Além disso, o calor da chapinha remove nutrientes e óleos naturais do cabelo que são essenciais para mantê-lo saudável. Recomenda-se limitar o uso de chapinhas a no máximo 3 vezes por semana para evitar danos à sua saúde capilar.

3- Use produtos específicos para cabelos chapados

Os produtos específicos para cabelos chapados ajudam a manter os fios saudáveis e protegidos. Confira abaixo algumas dicas:

4- Faça hidratações regulares

As hidratações regulares ajudam a repor os nutrientes perdidos e a manter os fios saudáveis. Uma ótima maneira de hidratar os cabelos é fazendo máscaras de hidratação semanalmente. Você pode comprar uma pronta ou preparar a sua com produtos naturais, como abacate, banana, iogurte natural, mel e azeite. 

Aplique no couro cabeludo e nos fios e massageie bem para penetrar profundamente na fibra capilar. Deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar com água morna.

5- Use óleos nutritivos

Os óleos nutritivos são essenciais para manter os fios saudáveis e protegidos. Os óleos nutritivos são uma excelente maneira de fornecer ao cabelo os nutrientes necessários para mantê-lo saudável e protegido. Eles contêm ingredientes como vitamina E, ácidos graxos essenciais e outros antioxidantes que ajudam a reparar danos causados ​​pelo sol, secador de cabelo ou químicas.

Os óleos nutritivos também podem ser usados ​​para hidratar o couro cabeludo e as pontas do cabelo, além de ajudar a prevenir o ressecamento e cabelos quebradiços. 

Você pode usá-los para fazer uma máscara nutritiva, adicionando algumas gotas de óleo em seu condicionador favorito ou diretamente no couro cabeludo antes do banho.

6- Evite lavar os cabelos com água quente

A água quente pode danificar os fios, por isso é importante lavar os cabelos com água morna ou fria. Lavar os cabelos com água quente pode ser muito prejudicial para a saúde dos fios. A água quente abre as cutículas do cabelo, o que leva à perda de umidade e nutrientes essenciais. 

Além disso, ela também retira os óleos naturais dos fios, tornando-os secos e frágeis. Se possível, lave seus cabelos com água fria ou morna para evitar danos a longo prazo nos seus fios.

7-Use um leave-in

O leave-in é essencial para manter os fios hidratados e protegidos. Um leave-in é um produto de tratamento capilar que pode ser usado para hidratar, nutrir e fortalecer os fios. Ele normalmente se aplica após o banho, quando os cabelos já estão limpos e úmidos. 

O leave-in costuma ser formulado com ingredientes que possuem propriedades nutritivas, como manteigas vegetais, óleos vegetais e ativos emolientes. Além disso, ele também conta com filtros solares para proteger o couro cabeludo dos danos causados pelos raios UV e pela chapinha.

Como cuidar dos cabelos após chapinha
Conclusão sobre como cuidar dos cabelos após chapinha

A conclusão é que o cabelo pós-chapinha necessita de cuidados especiais para manter sua saúde e aparência. É importante usar produtos adequados para hidratar, reconstruir e proteger os fios, além de evitar o excesso de calor durante as próximas escovações. 

Por isso, é essencial que você também siga uma rotina regular com seu cabeleireiro para realizar tratamentos profissionais que possam recuperar o brilho natural dos fios.

Cuidados antes da chapinha

1. Lave bem os cabelos com um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo; 
2. Seque bem os fios, retire toda a umidade; 
3. Aplique um protetor térmico nos fios antes da chapinha para evitar que eles danifiquem; 
4. Separe mechas finas e comece a alisar do meio até as pontas dos cabelos; 
5. Passe a chapinha em movimentos suaves de baixo para cima; 
6. Não pressione muito forte o aparelho nos fios; 
7. Após finalizar, aplique um leave-in para hidratar e proteger os cabelos da umidade do ar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.