Home Office: vantages de trabalhar em casa | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Home Office: vantages de trabalhar em casa

Após a COVID-19, foi decretado que apenas serviços essenciais poderiam funcionar e por isso muitas pessoas passaram trabalhar em home office.

Home Office
O trabalho remoto ou home office se popularizou por conta disso e embora esta tenha sido uma enorme mudança para as empresas, as pessoas passaram a notar que há muitas vantagens para o empregado e empregador. Talvez você tenha interesse no home office pelos seguintes motivos:

  • Passar mais tempo com a família;
  • Ter mais tempo para ficar com os filhos;
  • Liberdade para fazer os seus horários.

Se você pensa em trabalhar em casa por algum dos motivos citados acima, ou simplesmente por achar mais confortável, mas não faz ideia de quais são as vantagens? Este artigo com certeza é para você!

Neste conteúdo vamos compartilhar de forma positiva maneiras de aproveitar as vantagens de trabalhar em casa.

Essa modalidade de trabalho divide opiniões que foram pauta durante os anos de auge de pandemia. Até mesmo antes, essa já era uma forma flexível de trabalho.

Dicas para quem trabalha em home office

Trabalhar em casa envolve uma diversidade de coisas que você deve ter e fazer. Por mais que pareça algo fácil, o trabalho em home office está longe disso mesmo ainda possuindo vantagens. Confira algumas dicas!

1- Tenha um espaço adequado de trabalho

Se puder, trabalhe em uma mesa ou escrivaninha, em vez de na cama ou no sofá, isso garantirá que seu trabalho seja mais produtivo. Você pode montar seu próprio escritório ou mesa de trabalho em um local da sua casa.


2- Faça as refeições em um local diferente do seu espaço de trabalho

As refeições quando feitas em um local diferente que do que você costuma trabalhar, é a melhor ideia para mudar um pouco o cenário e pode te animar para continuar o trabalho.

3- Faça pausas regulares

Você pode fazer algumas pausas durante o dia para caminhar ou fazer um exercício. Isso vai te dar mais energia para prosseguir com o trabalho.

Home Office
Home Office: vantages de trabalhar em casa

No geral, o trabalho remoto traz muitas vantagens para as pessoas por mais que uma parte delas queiram trabalhar em um local de forma presencial. Confira abaixo algumas dessas vantagens:

1- Horário flexível

Com o trabalho remoto existe a possibilidade de fazer os seus próprios horários e isso é muito vantajoso. Se você precisa cuidar dos filhos, levá-los em uma consulta no médico, ao dentista ou comparecer em uma reunião de pais, esse trabalho vai permitir que você faça isso.

Há alguns anos, trabalhar em home office era algo que as pessoas nem imaginavam que um dia fosse acontecer e hoje em dia com o avanço da tecnologia, muitas pessoas fazem disso possível.

2- Não precisa se deslocar até o trabalho

Um dos maiores problemas e reclamações de alguns trabalhadores é o tempo que levam para chegar até o local de trabalho. Por isso, um dos maiores benefícios do trabalho remoto é o tempo que você economizará no deslocamento para o trabalho.

Com algumas horas extras é possível utilizá-lo para fazer outras coisas como dormir um pouco mais, fazer um café da manhã mais reforçado, meditar e outros.

3- Economizando dinheiro em condução

Muita gente demora horas para chegar até o local de trabalho e por isso os gastos em condução podem ser altos.

Trabalhar em home office te ajudará a economizar dinheiro com gasolina, estacionamento, trem ou ônibus.

4- Evita atrasos

Os horários de pico são de fato um problema para as pessoas fazendo com que trabalhadores acabem atrasando. 

Nesse caso, não precisa se preocupar em ficar horas preso no trânsito, perder o ônibus e com outras questões que podem contribuir para o seu atraso no trabalho.

5- Ambiente confortável e personalizado

Uma das vantagens de trabalhar em casa poder criar seu próprio espaço. Isso permite que você encontre a melhor maneira de trabalhar em home office e ser mais produtivo, em um ambiente adequado para você. 

Você pode achar melhor trabalhar em silêncio e se concentrar durante determinados horários ou ouvir música de fundo para se sentir motivado. 

Contudo, é importante que você não fique muito confortável. Assim, o trabalho será o mais produtivo em seu home office.

6- Possibilidade de vestir o que gosta

Normalmente um trabalho remoto não exige que se vista de modo formal ou com uma farda, ou uniforme de trabalho. Isso é tão real que muitos trabalham de pijama.

Assim, você pode economizar tempo na escolha de uma roupa adequada para o trabalho e pode vestir uma roupa mais informal.

Tenha em mente, no entanto, enquanto trabalha em casa, a produtividade pode ser aumentada escolhendo se vestir em vez de ficar de pijama o dia todo.

7- Mais tempo com a família

Um dos pontos mais reforçados por quem trabalha em casa é a possibilidade de passar mais tempo com a família. Você terá mais tempo e energia para ajudar seus filhos com as tarefas de casa, além de ter mais tempo para si e para seu cônjuge.

Desvantagens de trabalhar em casa

Também existem algumas desvantagens no trabalho em home office, afinal, você vai precisar fazer da sua casa o seu local de trabalho.

1- Menos contato social

Esse é um dos maiores problemas se você trabalha sozinho em sua casa, sem colegas de trabalho. Nesses casos, as reuniões regulares, é uma maneira de garantir que você possa ter interações sociais, atualizado com o que seus colegas de trabalho estão fazendo.

2- Falta de rotina diária

O trabalho remoto pode resultar na falta de rotina diária e programar uma rotina para o dia é uma das melhores maneiras para ter um dia mais produtivo.

Faça um planejamento do seu dia e adquira o hábito de acordar em um determinado horário, fazer as suas tarefas do dia e trabalhar de acordo com o planejado.

3- Falta de recursos

Outros problemas relacionados ao home office é a falta de recursos como a internet lenta, softwares necessários, computador e outros.

Se você planeja trabalhar em casa é importante investir nessas ferramentas e recursos ou perguntar ao seu empregador pode oferecer os recursos adequados.

4- Confusão entre trabalho e vida doméstica


Um dos problemas de trabalhar em home office é não saber quando parar.

Pode parecer fácil, mas o trabalho remoto pode ter resultados negativos e afetar a saúde mental.

Estipule o seu tempo de trabalho, termine o trabalho a tempo, desligue seu notebook ou computador para relaxar à noite.

O que devo fazer no meu tempo livre em casa?

Existem diversas coisas que você pode fazer durante seu tempo livre em casa. Confira abaixo as melhores maneiras:

1- Aproveite o tempo com seu filho

Você pode passar mais tempo com seu filho saindo para o shopping pegar um cinema ou fazer algo que ele goste. Se ele gosta de jogos online você pode jogar com ele de acordo com a sua faixa etária. O site mortgagecalculator.org conta com uma variedade de jogos educativos e seu filho pode aprender sobre dinheiro com os jogos financeiros presentes no site.

Jogos financeiros
Acessando o site você vai ver uma grande quantidade de jogos financeiros infantis para se divertir. Abaixo você vai ver um dos que eu joguei.


Jogos financeiros


2- Aproveite com amigos ou familiares

Tirar um tempo extra para entrar em contato com a família ou amigos pode ser uma ótima maneira de alegrar o seu dia, trazer um pouco de positividade e se conectar com o mundo exterior quando estiver trabalhando em casa, principalmente se estiver sozinho. 

3- Tire um tempo para relaxar

Ao trabalhar em casa, os níveis de produtividade podem diminuir no final do dia, e é por isso que é tão importante garantir que você tenha um tempo livre para relaxar. Use esse tempo para fazer algo que goste. 

4- Inicie um projeto 

Começar um novo projeto é uma ótima maneira de gastar seu tempo. Você pode começar um canal no youtube, um blog ou procurar um novo hobby.

5- Faça exercícios

O exercício é fundamental para a saúde mental e física. Além disso, você estará usando seu tempo de forma positiva.

Tirar uma hora por dia para fazer exercícios é uma ótima maneira de se manter saudável e em forma enquanto trabalha em casa.

Conclusão

Trabalhar em home office tem muitas vantagens e como pode ver, uma das maiores delas é poder ter mais tempo para a família e para si. O trabalho remoto pode parecer triste e solitário, no entanto, você pode colocar em prática algumas dicas dadas neste artigo como o de ligar para a família e sempre ter contato com colegas de trabalho.

Não se esqueça de não extrapolar passando do tempo estipulado para ser seu horário de trabalho e tente fazer coisas para relaxar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.