Como é a faculdade de psicologia | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como é a faculdade de psicologia

Você tem curiosidade para saber como é faculdade de psicologia? Saiba mais lendo o artigo e aproveite para anotar algumas dicas.

Faculdade de psicologia
Primeiro é importante salientar que não faço mais esse curso e que algumas coisas podem ter mudado visto que entrei em 2015 e depois tranquei. O objetivo do post é mostrar minha visão em relação ao curso e contar minha experiência.

+Leia Cronograma de estudos

Antes de começar a falar sobre minha experiência, tenho que contar o motivo de ter me interessado pelo curso. Bem, essa nunca foi minha primeira opção, pois sempre quis fazer medicina veterinária. Contudo, tendo em vista a dificuldade, na época optei por psicologia ao prestar vestibular. Nesse ano tinha feito o ENEM e prestei vestibular para duas universidades sendo uma da minha cidade e outra de uma universidade próxima, hoje em dia não estudo mais em nenhuma das duas, pois em 2017 entrei em uma universidade federal.

Como é a faculdade de psicologia
O curso é um dos mais concorridos chegando a ser mais concorrido que medicina em muitas universidades.


+Leia Como ingressar em uma universidade a distância

Assim como em outros cursos universitários, o curso de psicologia começa com mais matérias que nos outros semestres e elas podem variar de universidade para universidade. Em minha grade tinha a matéria filosofia qual me dei muito mal por conta da minha timidez, porém alguns cursos depois fui perdendo a timidez aos poucos e consigo fazer coisas que não conseguia fazer antes. Sem dúvidas se você é tímido é na faculdade que você perde a timidez.

A graduação de psicologia dura em torno de cinco anos tendo dois tipos, eles são a licenciatura que permite o profissional a atuar em educação e o bacharela que permite o profissional a atuar na área da saúde.

O objetivo do curso é o entendimento do comportamento humano durante todas as etapas de sua vida, ou seja, desde criança até a fase idosa. No decorrer do curso o aluno estuda sobre distúrbios mentais e suas características. Um ponto importante que não se pode deixar passar, é que durante o curso é discutido política e alguns professores usam temas polêmicos para abordar em debates.

Algumas disciplinas que pode ser encontrada a grade curricular:

  • Políticas públicas de Saúde
  • Filosofia
  • Direitos Humanos
  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Psicologia Social
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia da Personalidade
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Outros

No meu caso, apesar de não ter ido até o fim, aprendi muita coisa sobre o comportamento humano e percebi é possível coletar muita informação no primeiro semestre. Se você realmente deseja fazer o curso recomendo que faça. Normalmente só sabemos o que queremos quando já estamos fazendo.

Mais no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Um comentário

  1. Gostei! Este post é bastante explicativo e útil para quem deseja ingressar na faculdade de Psicologia. Dicas super valiosas.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.