Pinceis de maquiagem: Para que serve cada um? | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Pinceis de maquiagem: Para que serve cada um?

Existem vários tipos de pinceis de maquiagem com diferentes funções. Saiba para que serve cada um deles!

Pode ser que fique confuso(a) ao ver a quantidade de pinceis de maquiagem que existem e se pergunte para quê tantos e para que serve cada um deles. 

Pinceis de maquiagem para que serve

Em muitos casos o que pesa de verdade ao fazer uma boa maquiagem é o pincel que você vai utilizar. Cada um faz parte de uma etapa diferente e é efeito especificamente para determinada função. Outros também podem ser usados para mais de uma função e por aí vai.

+Leia Pincél de base ou Esponja? 

É comum que a maioria das pessoas sendo iniciante ou não no mundo da maquiagem, acabe confundindo ou não saiba para que serve tal pincel o usando de forma errada. Também, quando estamos nos maquiando não basta apenas saber qual é a correta, é preciso saber como usá-la. E foi pensando nisso que resolvi trazer aqui de forma detalhada cada tipo de pincél e para que cada um serve.

Pinceis de maquiagem: Para que serve cada um 

Alguns kits de pincéis podem conter até dezoito ou mais pincéis de diferentes formas e para diferentes funções, porém não vou falar sobre todos aqui, vou começar pelos mais falados que é o básico para se aprender a utilizar os itens. Para mostrar de forma organizada, vou começar pelos pincéis para pele, depois olhos e por último boca.

Pinceis para o Rosto

Para o rosto existem uma infinidade de pincéis e cada um deles tem uma finalidade. Para escolher um, basta saber qual o resultado que você quer para sua maquiagem.

Pincel de Base

A base é uma parte fundamental da maquiagem, pois ela é a responsável por cobrir manchas e imperfeições da pele. Para obter um bom resultado não basta apenas saber seu tom ideal, sim qual pincél você vai utilizar e como.

Língua de gato

O pincél de formato achatado lembra uma língua mesmo, ele é ideal para aplicação de base cremosa ou lisa. Ele oferece alta cobertura podendo ser usado para aplicar primer e corretivo. Isso o torna um item indispensável para sua necessaire. 

Pincel Escova

Ele começou a se popularizar recentemente, tem quem goste e tem quem não goste. Com cerdas macias, ele é perfeito para bases cremosas ou líquidas além de ser prático  a hora da aplicação. Assim como o pincél comum de base, para ter um resultado de nível profissional, basta molhar um pouco  suas cerdas.

Pincel Kabuki

Também conhecido como pincél HD, ele tem cerdas de duas cores sendo umas maiores que as outras. Mesmo com sua quantidade maior de cerdas, ele não deixa marcas no rosto na hora de aplicar. Ele é perfeito para bases líquida ou cremosa e também para base em pó ou pó compacto.

+Compre aqui

Pó e Blush

Depois dos pincéis de base, hora de conhecer os pincéis para pó e Blush. Eles podem parecer iguais, porém possuem efeitos totalmente diferentes.

Pincel de Blush

O pincél de Bush é muito parecido com o de pó, porém ele é chanfrado e também serve para contorno. Ele tem o formato ideal para as maçãs do rosto e para aplicar contorno.

Pincel Pó Compacto 



O pincél de pó ao contrário do de blush é todo por um e bem fofinho, volumoso é grande sendo perfeito para selar a maquiagem.

Pincel Leque

O pincél leque lembra muito uma mini vassoura. Ele pode ser utilizado para remover excesso de pó e para a aplicação de iluminador e pó translúcido.

+Compre aqui

Pinceis para Olhos

Existem muitos tipos de pincéis para os olhos, seja para esfumar a sombra ou para outro fim. Se você busca por um bom resultado em relação a maquiagem nós olhos, é preciso saber qual pincel usar em qual ocasião.

Pincel para Sombra

Pincéis para sombra não são todos iguais, normalmente cada um tem uma função específica. A utilização de determinado pincél para sombra pode fazer diferença sim na hora da maquiagem.

Pincel para Côncavo 

O pincél para côncavo por exemplo, o pincel precisa possuir cerdas curtas e arredondadas. Assim, a aplicação se torna mais fácil, pois o pincél é muito mais firme.

Pincel Fino

O pincél mais fino de sombra são para traços finos. Para obter traços mais firmes e precisos é necessário que o pincél tenha cerdas feitas para tal. 

Pincel para Aplicação 

Ao aplicar a sombra, é indispensável ter em mãos um pincel que te dê a possibilidade de depositar a sombra ou outro produto nas pálpebras sem que haja desperdício. O pincel para aplicar a sombra, possui certas achatadas, curtas e normalmente todas com o mesmo tamanho para facilitar a aplicação.

Pincel para Esfumar 

Para uma boa maquiagem a esfumação é fundamental, quando o assunto é sombra com efeito esfumado então, é preciso esfumar até cansar. Os pinceis para esta finalidade normalmente são arredondados  e facilitam muito na aplicação.

Pincél para Delineador e Batom

Com esse item na não você tem tudo. Ele pode ser utilizado tanto para fazer um delineado quanto para aplicar batom. Com sua ponta bem fina o pincel é capaz de proporcionar traços precisos e bem finos, sendo perfeito para desenhar ao redor da boca ou fazet aquele delineado.

Existem muitos benéficos de se aplicar o batom com pincel. Além de fazer o produto durar mais nos lábios, evita desperdício e dá um resultado bem melhor e mais bonito mesmo que demore mais até o fim da aplicação que da forma tradicional levando o batom até a boca.

Conclusão 

É bem difícil gravar a serventia de todos os pinceis de maquiagem na primeira vez. Muitas vezes é necessário prática para memorizar tudo e às vezes fica muito confuso.

Quando começamos a utilizar os itens de forma correta, cada um para sua respectiva função, a maquiagem fica muito melhor e com um aspecto profissional. 

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui em baixo sobre suas dúvidas se tiver. Ideias e Sugestões são bem vindas.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

5 comentários

  1. Pincéis são um item importante na hora de fazer a make, cada um tem a sua função, gostei muito do post, quem gosta de se maquiar é bom saber mais sobre pincéis, principalmente para quem é iniciante bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, eu sempre namoro os pincéis de maquiagem, mas nunca compro por não saber exatamente a utilização de cada um. Agora não tenho mais desculpas.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito informativo :) tenho vários pincéis e uso apenas alguns,agora sei Para que são todos eles e usarei corretamente 😘

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação sobre pincéis de maquiagem. Eu não conhecia nem metade deles! rsrs Eu me enrolo toda com os que eu tenho. Agora já vou poder começar a treinar para usar direitinho.

    ResponderExcluir
  5. Olá!Realmente é bem difícil saber a função de cada um,as vezes compramos por achar bonitos e ficamos perdidas na hora da make,suas dicas e informações me tirou várias dúvidas,e ganhei mais conhecimentos sobre os mesmos.Grata!Bjs

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.