Cuidados com os cabelos: produtos para cabelo sem parabenos | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Cuidados com os cabelos: produtos para cabelo sem parabenos

Alguns produtos possuem propriedades que podem ser agressores em potencial para os fios e os parabenos são algumas dessas propriedades. Veja alguns produtos para cabelo sem parabenos!

produtos sem parabenos
Alguns ingredientes que estão presentes em produtos para cabelos nem sempre são bem vindos. Os parabenos mesmo sendo compostos químicos que estão presentes em muitos produtos tendo a finalidade de evitar o crescimento de fungos e bacterias na área aplicada, ele não é tão indicado assim para as madeixas, principalmente se eles forem cacheados ou crespos.

+Leia também 


O fato de um composto estar em um produto seja para a pele, para o cabelo ou para outro tipo de consumo, não significa que ele é totalmente seguro para nossa saúde.

Comprar um produto que resseque ou danifique seus cabelos de outras formas, é algo muito frutrante, pois quando adquirimos algo, a esperamos que ele trate nossos fios. Por isso, é muito importa te ler o rótulo de um produto para saber quais componentes estão presentes nele.

Essa substância poder ser tão prejudicial para a gente que em alguns países ele foi totalmente proibido e atualmente não se encontram mais produtos  com ele.

Quer saber mais sobre? Continue lendo para ter dicas de produtos e para saber mais do componente.

O que é Parabeno?

O parabeno é um composto químico que é responsável por inibir qualquer tipo de bactéria ou fungo. Ele é utilizado como conservante para alguns tipos de medicamentos e pode estar presente em alguns cosméticos e até mesmo em alimentos.

Existem mais de um tipo de parabeno. Esses são:
  • Isobutilparabeno
  • Metilparabeno
  • Butilparabeno
  • Propilparabeno
Os parabenos embora sejam uma forma muito utilizada para evitar fungos e bactérias, não são muito recomendados. Segundo dermatologistas, essa substância pode causar irritações, desencadear alergias e  sensibilidades cutâneas.

Isobutilparabeno

Essa substância também é conhecida como 4-hidroxibenzoato de isobutilo, p-hidroxibenzoato de isobutilo. É um composto químico e antifúngica e antimicrobianos. O isobutilparabeno é um conservante eficiente em muitos tipos de fórmulas. Ele é usado no meio farmacêutico e nos produtos cosméticos.

Metilparabeno

Também conhecido pela marca Nipagin, esse tipo de parabeno é um agente antimicrobiano usado há mais de 50 anos como conservante em alguns remédios e cosméticos. Ele faz parte da classe de parabenos ésteres que são derivados do p-hidroxibenzóico que é um ácido.

Butilparabeno

O Butilparabeno é um componente utilizado em vários medicamentos como fluido de suspensão e também em cremes.

Propilparabeno

O Propilparabeno é um composto químico utilizado como aditivo alimentar. Também utilizado nas indústrias cosméticas e farmacêuticas, sendo um preservante cosmético, junto com Nipagin, e é de maior aceitação em todo o mundo

Qual o efeito da substância em nosso corpo?

Verdade que a cima listei e contei um pouco sobre cada parabeno, porém, para saber qual produto não contém a substância química em sua composição basta ler o rótulo do produto.

Mas o que essa substância faz de tão ruim com nosso corpo? A utilização de parabenos em alguns produtos para o cabelo está fortemente ligado a um aumento considerável no número de casos de câncer principalmente ao câncer nos testículos e so câncer de mama.

O motivo é que os parabenos imitam o efeito do estrogênio em nosso corpo. O estrogênio é um hormônio capaz de estimular a divisão celular nas áreas do corpo e isso pode desencadear uma série de coisas, aumentando o risco de desenvolver câncer nas mamas e nos testículos. Em alguns casos, parabenos foram detectados na urina e no sangue de pessoas que utilizam produtos que possuem a substância.

Através daí, foi possível concluir nosso corpo absorve esse tipo de componente. Sendo assim, por mais que sejamos saudáveis, nossa saúde pode ser afetada. Os riscos do uso de produtos com parabenos podem ser muito prejudiciais para nós. Essas substâncias podem ser evitadas de forma simples. Mas como? 

Quando vamos comprar um produto para os cabelos, muitas das informações escritas no rótulo não são lidas, principalmente a parte dos componentes presentes no produto. Normalmente, um produto livre de parabeno contém a informação escrita no rótulo e em algumas embalagens é mais fácil encontrar a informação. 

Produtos para cabelo sem parabeno

1- Be(M) Dita Ghee - Hidratação Banana, Lola Cosmetics

Os produtos da Lola Cosmetics são conhecidos por serem veganos. Além disso, seus produtos são livres de parabenos e feitos com produtos naturais em sua maioria. 

A Máscara de hidratação da Lola Cosmetics possui ativos ricos em proteínas que agem de dentro para fora dos fios aumentando a resistência e a durabilidade da hidratação nas áreas mais enfraquecidas. Aloe Vera: Facilita a entrada dos nutrientes na fibra capilar, de modo a intensificar o tratamento.

Para adquirir o produto basta procurar em lojas de cosméticos ou clicar aqui.

2- Shampoo e Condicionador Essencial, Yenzah

Os shampoo e condicionador da Yenzah Essencial é perfeito para o uso diário, pois proporciona fios limpos e leves com maciez desembaraçando e devolvendo sedosidade aos cabelos.

Ambos os produtos não possuem parabenos, petrolados e nem silicone. O kit é o queridinho de muitos que buscam produtos em conta que funcionam bem. Cada um contém 1 litro de conteúdo.

3- Boom liberado, SEDA

O Shampoo Seda Boom Liberado, além de ser livre de parabenos ele limpa delicadamente sem afetar a oleosidade natural dos fios. Ele proporciona maciez e brilho para os cabelos crespos e cacheados. O produto faz pouca espuma, mas é normal.


A linha Boom da Seda foi feita especialmente para cabelos crespos e cacheados e ela possui até mesmo creme de cabelo específico para quem está em transição capilar.

4- Advance Techniques Cachos Fabulosos, Avon

A máscara de tratamento da Avon não possui parabenos. Essa informação está na parte de trás do rótulo. Feito especialmente para cabelos cacheados, ele proporciona uma maciez sem igual repondo e mantendo os fios hidratados.

A máscara custa em torno de R$ 24,99 e pode ser encontrada no site da Avon.

5- Meu Cacho Minha Vida, Lola Cosmetics

Os produtos da Lola Cosmetics são bem acessíveis, não são testados em animais, são naturais e totalmente veganos. Se você tem cabelo crespo ou cacheado e procura por um produto com todos esses benefícios e que não tem parabenos, essa é a opção certa para você.


Produto de cabelo e de cuidados com a pele podem conter substâncias que fazem mal ao nosso corpo. Procure sempre evitar esse tipo de composto químico.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

3 comentários

  1. Minha amiga segue a técnica noo/loo pow e falar muito sobre a questão dos parabenos e outras substâncias que fazem mal pro cabelo.
    Gostei de saber dos produtos liberados (os da lola são maravilhosos)

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Nunca fiz nenhum cronograma capilar mas tenho curiosidade. Não conhecia nenhum desses produtos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por falar das questões do parabenos, eu não sabia disso. Não sou muito de ler rótulos, mas agora ficarei mais atenta. Bjos

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.