10 coisas que não deve fazer no cabelo | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

10 coisas que não deve fazer no cabelo

Existem coisas que não deve fazer no cabelo, mas que muitas vezes fazemos no dia a dia com eles sem mesmo perceber ou saber que é errado. Nossos fios sofrem diariamente com diferentes fatores que podem danificá-los com o passar do tempo.

coisas que não deve deve fazer no cabelo
Algumas coisas que fazemos nos nossos cabelos diariamente podem parecer simples e inofensivas, porém, muitas delas podem até mesmo detonar nossos fios com o tempo ou de imediato. 

Com isso, acabamos com nossos cabelos gradativamente sem ao menos perceber, pois queremos mantê-los bonitos e saudáveis, mas muitas vezes não temos tempo para cuidar deles.


Cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos, se o seu pertence a alguma dessas categorias, confira as dez coisas que não deve fazer no cabelo.

10 coisas que não deve fazer no cabelo

Com a rotina agitada no dia a dia, as possibilidades de danificar nossos cabelos aumentam cada vez mais. Para evitar isso, o primeiro passo é descobrir quais são as coisas que não deve fazer no cabelo.

Se você acorda cedo para trabalhar ou estudar, sem dúvida se preocupa em como cuidar deles. No entanto, você pode fazer coisas diariamente que podem ser ruins para os seus fios.

1- Dormir de cabelos molhados

Dormir com os cabelos molhados é uma das coisas que não deve fazer no cabelo, pois pode enfraquecer os fios, além de causar fungos, caspa e outros problemas no couro cabeludo. É importante tomar cuidado e não deitar com os cabelos molhados para que ele não quebre com o atrito do travesseiro ou cause fungos.

Mas o que fazer se o único tempo que você tem para lavar os fios é à noite? Calma, tudo tem um jeito. Se você costuma lavar os cabelos à noite, basta secá-los com secador ou deixa-los no máximo úmidos. Sim, usar o secador é uma maneira não saudável de secar os cabelos, porém, quando não existe outra alternativa, o melhor é recorrer a ele.

2- Lavar com água quente

Lavar os cabelos com água muito quente é uma das coisas que não deve fazer no cabelo. Fazer isso não apenas abre as cutículas fazendo com que a oleosidade na raíz aumente, como também irrita o couro cabeludo. Se o tempo está frio, o ideal é que a temperatura da água seja morna mais para fria.

É fundamental ficar atento a esse fator para não correr riscos de causar danos aos fios. Se você utiliza chuveiro elétrico, deve modificar a temperatura para fria ou morna. Não esqueça de usar os produtos certos ao lavar seus cabelos!

3- Aplicar condicionador na raiz

Se você aplicar condicionador na raiz, pare imediatamente! O produto pode obstruir os poros causando caspa e aumentando a oleosidade. Para evitar isso, o melhor é passar o condicionador apenas no comprimento até as pontas.

Além disso, é essencial utilizar o condicionador certo para seu tipo de cabelo. Isso contribui muito para os cuidados e para mantê-los bem hidratados e protegidos por muito mais tempo.

4- Trocar o condicionador pela máscara

O shampoo e o condicionador tem funções distintas e trocar um produto por outro é uma das coisas que não deve fazer no cabelo. Enquanto o shampoo abre as cutículas, o condicionador possui o dever de fechá-las. Em alguns casos é possível substituir, porém essa é uma questão totalmente específica.

A máscara de hidratação é um dos produtos essenciais da lavagem, visto que ele é responsável por hidratar os fios. Assim como os outros produtos, a máscara deve ser ideal para o seu tipo de cabelo.

5- Não usar protetor térmico

Se você tem o costume de usar chapinha ou babyliss sem protetor térmico, pare agora! Qualquer aparelho que possua calor, resseca os fios os deixando quebradiços e com pontas duplas.

Portanto, ao usar esses aparelhos, nunca esqueça o protetor térmico. É importante também não esquecer de utilizar os produtos essenciais para seu tipo de cabelo antes mesmo de usar qualquer aparelho que possua calor.

6- Demorar de lavar os cabelos

Os cabelos necessitam de um cuidado constante, pois o couro cabeludo produz bastante sebo e a falta de lavagem pode gerar dermatite. Por isso, a lavagem é indispensável.

Ao levar em consideração essa questão, seus cabelos podem ficar muito mais bonitos e bem cuidados, pois quanto mais tempo ele fica sujo, pior para a sua saúde e couro cabeludo. Por isso, essa se torna uma das principais coisas que não deve fazer no cabelo.

7- Desembaraçar os cabelo secos

Desembaraçar os fios secos ou de cima para baixo é o maior erro que você pode fazer, principalmente se seu cabelo é cacheado ou crespo. Fazer isso só causará nó nos seus fios além de quebrá-los bastante. 

Sabe quando a escova fica cheia de cabelo? Então, é isso o que acontece. Por isso, procure sempre penteá-los molhados com auxílio do creme de cabelo.

8- Não retirar resíduos de produtos na lavagem

Quando o enxágue não retira todo o produto, o ideal é caprichar mais na lavagem. Qualquer produto que usamos no dia a dia pode deixar resíduos no nosso couro cabeludo e compromete a saúde dos fios.

Isso ocorre principalmente depois que lavamos e passamos creme de cabelo ou outros produtos que os deixam pesados. Você pode ver aqui os melhores cremes de cabelo para pentear e finalizar.

9- Não limpar as escovas com frequência

Limpar as escovas é algo muito importante, pois a cada vez que penteamos os cabelos, fios de cabelos e resíduos dos produtos vão se acumulando. Particularmente, limpo sempre que utilizo, já que ao finalizar, uso bastante creme de cabelo.

Nesse sentido, a cada vez que utilizar suas escovas de cabelo, é importante fazer a limpeza ou até mesmo lavá-las, em alguns casos, para que a sujidade presente nelas não passe para seu cabelo limpo.

10- Tingir os cabelos em casa

Recorrer a um profissional ao fazer descoloração ou tingimento é muito importante, pois os fios precisam de um tratamento especial após passar pelo processo que leva química.

Considere tingir os cabelos em um salão de beleza confiável, principalmente se pretende realizar uma descoloração global ou tingir todo o cabelo. Utilize também os produtos adequados para cabelos tingidos.

Ao seguir cada uma das dicas de coisas que não deve fazer no cabelo, você pode começar a realizar os cuidados adequados para manter a beleza e hidratação dos fios.

2 comentários

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.