Poros dilatados: O que é e como tratar? | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Poros dilatados: O que é e como tratar?

Poros dilatados é algo que surge principalmente na pele oleosa, sendo mais presente na zona T do rosto. Saiba agora o que é e como tratar os poros dilatados.

poros dilatados

Se você tem pele oleosa é comum que sofra com os famosos poros dilatados. Quando os poros dilatam, é mais fácil vê-los quando usamos pó compacto, por exemplo. Isso se dá devido ao aumento da secreção e do sebo, sendo ainda mais recorrentes nos períodos mais quentes, visto que a produção de suor é maior em dias calorentos.

O que são poros dilatados?

Os poros são aqueles pequenos buracos que ficam espalhados em nossos rostos que podem aumentar ficando dilatados. Os pelos e glândulas sebáceas compartilham desse mesmo buraco e quando o pelo é menor, a glândula sebácia é maior, produzindo mais sebo e células mortas podendo causar espinhas caso os poros estejam entupidos.

O que causa os poros dilatados?

É comum que pessoas mais velhas tenham mais poros dilatados devido a perda da elasticidade na pele, mas não pense que apenas pessoas com idade avançada possuem pelos não, viu? Muito pelo contrário, pois quem tem pele mista ou oleosa, como já mencionado, tende a ter poros dilatados também, já que a causa é a maior produção de sebo.

+Leia Beneficios da limpeza de pele

A limpeza de pele quando não feita ou feita de modo superficial, deixando resíduos de cosméticos, maquiagem e outros como a pouluíção, podem aumentar seus poros gradativamente.

Além desses fatores, algo que facilita o aumento dos poros, são climas quentes e a alimentação inadequada com alimentos gorduroso que aumentam a produção de oleosidade da pele.

Poros Dilatados: O que é e como tratar?


1- Mantenha sua pele hidratada

A pele precisa ser hidratada com frequência com hidratandes para seu tipo de pele. Caso sua pele seja oleosa, o correto é optar por produtos livres de óleo ou oil free. Após sua rotina de cuidados com a pele, use um creme hidratante. Mantenha a pele hidratada de dentro para fora tomando bastante água, para que a hidratação seja de dentro para fora.

2- Faça limpeza de pele profunda

A limpeza de pele profunda também é um procedimento importante para melhorar o aspecto da pele e dos poros. Realizar o procedimento em uma clínica ou com um esteticísta vai remover todas as impurezas da pele que normalmente não são totalmente removidas em limpezas de pele feitas em casa.

Outra coisa importante, é que você não pode buscar por um tratamento sem antes ir ao dermatologista. O tipo de tratamento que sua pele precisa vai depender do estado dela e também do tipo dela. 

3- Evite produtos para a pele oleosa

Como já mencionado, a pele oleosa é mais propícia a possuir poros dilatados, por isso, evite cosméticos faciais oleosos. Então se sua pele é oleosa, descarte esse tipo de produto recorrendo aos oil free.


4- Faça esfoliação 

A esfoliação caseira não é capaz de remover todas as impurezas da pele, mas ela é indispensável nos cuidados com a pele em casa. Faça uma esfoliação uma vez por semana, assim você notará uma melhora na sua pele.   

5- Consuma menos alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos, principalmente fritos, ajudam no aumento da oleosidade da pele. O consumo de alimentos gordurosos contribui para o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e dessa maneira os poros tendem a aumentar.

Por isso evite qualquer tipo de alimento industrializado, principalmente quando seus poros estão dilatados. A aparência e saúde da sua pele agradecem.

6- Limpe a pele todos os dias

A limpeza na pele deve ser feita diariamente no máximo duas vezes por dia, não precisa ser uma grande rotina de skin care, basta utilizar um gel de limpeza ou sabonete líquido específico para o rosto. 

A água fria é capaz de fechar os poros dilatados, então você pode lavar seu rosto ou passar gelo nele para ter um melhor resultado na maquiagem, visto que o pó compacto deixam os poros dilatados ainda mais visíveis.


Ao realizar uma rotina de cuidados com a pele, no primeiro dia sem dúvidas já será possível notar a diferença. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.