Argilas para pele: confira as principais cores, como usar e quais seus benefícios | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Argilas para pele: confira as principais cores, como usar e quais seus benefícios

As argilas para pele são usadas para motivos específicos podendo ser um excelente antioxidante ou eliminar manchas. Saiba para que cada uma serve e seus benefícios!

Argila
A argiloterapia tem sido muito requisitada atualmente, além de possuir vários benéficos, é uma forma natural de cuidar da pele de forma eficaz. Para isso, são utilizadas argilas para pele.

Se você quer saber um pouco sobre a argila para pele, algumas das suas cores e seus benefícios, confira todo o artigo para ficar por dentro de tudo!


O que é argila?

A argila para pele é uma matéria rochosa composta por grãos finos. Ela é muito utilizada em cosméticos e está presente em muitas clínicas de estética sendo uma das protagonistas nos cuidados com a pele.


Ao contrário do que parece, as argilas não têm cor em decorrência de uso de corantes e outros produtos artificiais, elas são totalmente naturais e por isso se tornou tendência no mundo da beleza.

Para que as argilas servem?

Existem uma diversidade de cores quais cada uma das argilas para pele tem uma função e a diferença de cores é devido aos tipos de minerais que elas possuem. 

A verdade é que a argila é um mineral de rochas muito poderoso, pois por conta dos compostos contidos nelas, elas tem o poder de hidratação para a pele, deixar a pele firme, além de poder melhorar a elasticidade retardando o envelhecimento da pele.

Os componentes contidos nas argilas podem ir do zinco que é fundamental para a proteção da pele até o ferro que proporciona uma aparência saudável. Assim, as argilas para pele devem ser um item indispensável para a sua rotina de cuidados com a pele.

Quais são os benefícios das argilas?

As argilas para pele proporcionam uma variedade de benefícios. Confira abaixo quais são esses benefícios:

1- Esfoliação

Devido as partículas presentes nas argilas, elas esfoliam a pele ajudando na eliminação de células mortas deixando a pele mais macia e suave, além de promover a renovação celular.

2- Limpeza profunda

As argilas absorvem toxinas e impurezas da pele resultando em uma limpeza profunda, deixando a pele mais bonita e saudável. 

3- Reduz a oleosidade 

As argilas auxiliam no controle da oleosidade da pele. Por isso, elas são indicadas para prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. Assim, as argilas que contam com propriedades para a redução da oleosidade são ideais para quem sofre com pele oleosa.

4- Anti-inflamatório

As argilas para pele possuem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução da irritação e vermelhidão da pele. As argilas que contém propriedades anti-inflamatórias são ideais para a pele sensível.

Argilas para pele
Argilas para pele: confira as principais cores, como usar e quais seus benefícios

As argilas para pele contém uma variedade de benefícios a depender da sua tonalidade. Por este motivo, é muito importante entender para que serve cada cor e quais vantagens você terá utilizando-as. Para te ajudar, listamos abaixo alguns tipos de argilas. Confira!

1- Argila Preta

Além de agir como anti-inflamatório, a argila preta é um ótimo recurso para clarear manchas. Devido às propriedades contidas nela, esse tipo de argila tem o poder de de diminuir linhas de expressão, flacidez e também ativa a circulação. Ela é perfeita para quem tem problemas com manchas na pele e outros.


2- Argila Branca 

A argila branca possui inúmeras utilidades. Ela é super indicada para quem tem pele sensível e pode ser utilizada até mesmo para queimaduras.

Na pele, ela suaviza as linhas de expressão e rugas por conta da produção de elastina e colágeno propondo uma pele macia e de aparência saudável. Já nos cabelos ela é ótima para fios quimicamente tratados, pois ele consegue de fortalecê-los.


3- Argila Vermelha

A argila vermelha não tem contra indicações para quaisquer tipos de pele, no entanto, ela é perfeita para peles rosadas e sensíveis. Ela previne o envelhecimento precoce da pele que é normalmente causado pelos raios solares e poluição no ar.  

Esse tipo de argila é usado como regenerador além de hidratar e antioxidante. Ela também pode ser usada na drenagem linfática.


4- Argila Verde

Rica em cilício e alumínio, a argila verde é perfeita para peles com acne e oleosas. Ela consegue de combater cravos e espinhas podendo agir como um bom esfoliante por conter propriedades antibacterianas. 

Ela possui também propriedades adstringentes além de poder fechar os poros sendo uma das argilas para pele mais poderosas que você pode conhecer.



3- Argila Amarela

A argila amarela é indicada também para dores causadas por pancadas, reumáticas, artrite e outras. Na pele assim como a argila vermelha, ela previne o envelhecimento precoce além de eliminar resíduos limpando profundamente eliminando manchas causadas pelo sol também reduzindo rugas.



6- Argila Roxa

A argila roxa é perfeita para peles sensíveis e maduras. A cor se dá devido à mistura com a argila rosa e a marrom, assim sendo mais indicada para tratamento de flacidez devido aos poderes e propriedades das duas argilas misturadas.



7- Argila Rosa

Com poder anti-séptico e cicatrizante, a argila rosa é indicada para peles delicadas e sensíveis. Ela é rosa por conta da mistura entre as argilas branca e vermelha tendo assim a capacidade de remover células mortas.


Como usar argilas para pele?

Agora você já sabe que as argilas não podem faltar na sua rotina de cuidados com a pele, não é verdade? Porém, talvez você ainda tenha dúvidas de qual é a forma correta de utilizá-las. 

Comece escolhendo a argila certa para seu tipo de pele. Aqui você pode ver que existem diferentes tipos de argila e elas contam com propriedades específicas. Se a sua pele é oleosa, a ideal para você é a argila verde, mas se sua pele for sensível, a mais indicada é a argila branca. Confira o passoa a passo a seguir:

  1. Misture a argila com água até ficar com a consistência pastosa;
  2. Aplique a mistura no rosto;
  3. Deixe o produto agir por cerca de 15 minutos;
  4. Enxágue e seque o rosto;
  5. Utilize um hidratante facial para seu tipo de pele.

Vale ressaltar que o uso das argilas deve ser moderado, em média, uma vez por semana para que o produto não tenha o efeito contrário, visto que ele pode ressecar a pele com o uso excessivo.

Conclusão

As argilas para pele e suas cores diversas são conhecidas pelos seus benefícios. Elas são frequentemente utilizadas em tratamentos estéticos e terapêuticos devido as suas propriedades, como o alumínio, ferro, zinco, magnésio, cálcio, silicato e potássio que auxiliam na desintoxicação, esfoliação e hidratação da pele.

Com isso, as argilas são uma alternativa excelente para quem procura por maneiras de cuidar da pele de forma natural e eficaz. Porém, é fundamental escolher a argila certa para seu tipo de pele e seguir as instruções de uso indicadas no rótulo do produto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

2 comentários

  1. Esse seu post caiu como uma luva pra mim hoje, porque eu comprei esses dias minha primeira argila branca. Ainda não usei, mas já é muito bom saber dos benefícios. Mesmo não tendo experimentado ainda, já quero comprar outras. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom! 💖

      Com certeza fez um bom investimento comprando a argila branca. Você vai amar!

      Excluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.