Argila no cabelo: como usar e quais são seus benefícios | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Argila no cabelo: como usar e quais são seus benefícios

Talvez você não saiba, usar argila no cabelo pode trazer muitos benefícios aos fios devido as propriedades que possui. Descubra agora como usar e quais são seus benefícios.

argila para cabelo
Não apenas a pele é beneficiada pelo uso de argilas, mas os cabelos também. A aplicação de argila no cabelo para o tratamento dos fios, tem ficado cada vez mais popular. Porém, existe uma maneira específica para que o procedimento dê certo além de cada cor de argila agir de forma diferente em cada tipo de fio.

Por que usar argila no cabelo?

As argilas são ingredientes naturais que podem ser utilizadas para diferentes finalidades e isso inclui em tratamentos capilares. A argila no cabelo pode trazer diversos benefícios devido as propriedades que cada uma delas possui.

Embora a argila no cabelo seja muito benéfica, os resultados podem variar, visto que cada um possui características especificas. Além disso, caso tenha alguma condição no couro cabeludo, é necessário consultar um profissional ou dermartologista.


Argila no cabelo: como usar e quais são seus benefícios

Existem vários tipos de argilas no mercado que podem ser utilizadas no cabelo. Essas incluem a argila branca, argila preta, argila verde e argila vermelha. Confira abaixo os principais benefícios da argila no cabelo.

1- Argila verde 

Com ação adstringente, a argila verde é bastante indicada para fios oleosos, pois ela diminui a produção de oleosidade, ajuda a diminuir a caspa e desintoxica o couro cabeludo, além de auxiliar na desintoxicação do couro cabeludo. 


2- Argila amarela

A argila amarela é a queridinha de quem precisa de um detox capilar é rica em silício, é capaz de absorver as toxinas removendo células mortas e limpando profundamente o couro cabeludo, além de combater a oleosidade. Sendo assim, ela é ideal para quem busca esses objetivos.


3- Argila branca 

A argila branca é capaz de regularizar a oleosidade tratando fios porosos, além de hidratar e tratar fios danificados. Esse tipo de argila é uma das únicas que pode ser aplicada na extensão dos fios. 


4- Argila vermelha

A argila vermelha ajuda na limpeza do couro cabeludo por ser rica em ferro. Além disso, ela também é capaz de deixar os cabelos hidratados e brilhosos com facilidade.

5- Argila preta

Com um alto volume de titânio, silício e alumínio, a argila preta é perfeita para quem sofre de queda de cabelo. Isso porque suas prpriedades auxiliam no tratamento da alopecia androgenética por agir diretamente na renovação celular.

Benefícios da argila no cabelo

A argila é natural, por vir direto do solo é rica em diversos elementos de hidróxidos, alumínio, silicatos, ferro, coloidais, potássio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto e outros.

Esses elementos tornam a argila um desintoxicante, anti-inflamatório e cicatrizante, além de equilibrar o ph servindo para ser utilizado nos cabelos, no rosto e também para outros fins. Confira abaixo os principais benefícios da argila no cabelo.

1- Limpeza

Um dos maiores benefícios da argila no cabelo é a capacidade de limpeza que ela garante. As argilas amarela e vermelha são as mais indicadas para essa função e excelentes no que diz respeito a remoção de sujeira, excesso de óleo, resíduos de produtos e as impurezas do couro cabeludo.

2- Controla a oleosidade

Utilizar argila no cabelo pode ser uma excelente maneira de controlar a oleosidade principalmente se você sofre disso. O produto também é perfeito couro cabeludo com psoríase.

3- Fortalecimento dos fios

A argila no cabelo promove o fortalecimento dos fios e a ideal para isso é a argila branca, visto que ela ajuda no tratamento dos cabelos danificados e porosos, além de também ser indicado para reduzir a oleosidade.

4- Promove o brilho e hidratação

A argila no cabelo também pode dar mais brilho e hidratá-los, tornando-os mais macios, sedosos e com uma aparência mais saudável. 

Como aplicar a argila nos cabelos

Após lavar bem os cabelos com shampoo neutro, misture quatro colheres da argila com água e com o cabelo ainda úmido, divida os cabelos em partes aplicando diretamente no couro cabeludo. Alguns não gostam de fazer uso da argila pura, usam normalmente misturado ao sabonete ou ao próprio shampoo. Confira o passo a passo:

  • Prepare a máscara de argila;
  • Lave o cabelo com shampoo;
  • Divida o cabelo;
  • Aplique a argila;
  • Enxágue;
  • Aplique o condicionador;
  • Finalize.

Em caso de reação aleégica, não utilize o produto. Por isso é muito importante fazer testes ou contar com a ajuda de um profissional. Embora seja um produto natural que apresenta vários benefícios, a argila pode causar irritações e reações alérgicas.

O importante é deixar o produto agir por 20 minutos ou menos que uma hora após a aplicação e na hora de retirar não esfregue o couro cabeludo, apenas vá retirando aos poucos. 

Após o procedimento, não é necessário ter cuidados especiais com os cabelos, porém, é importante ficar de olho nas necessidades que os fios possuem.

Conclusão

A principal função da argila no cabelo, é tratar o couro cabeludo e os fios danificados para que eles cresçam fortes e saudáveis. Porém é fundamental realizar um teste de sensibilidade antes de usar a argila no cabelo e principalmente não esquecer de consultar um profissional se houver alguma condição no couro cabeludo ou nos fios.

A argila é perfeita para que sofre de psoríase, dermatite seborreica, couro cabeludo oleoso ou seborreicos além de auxiliar no tratamento de fios quimicamente tratados e foram danificados por fatores como a exposição ao sol, que é algo capaz de fragilizar bastante os cabelos.

Vale lembrar que os resultados podem variar e é essencial utilizar a argila no cabelo considerando as orientações para que os resultados sejam eficientes. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Um comentário

  1. Oie, tudo bem? Nossa, nunca pensei que pudesse usar argila no cabelo. Fiquei curiosa para experimentar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.