By Ana Letícia

Tipos de pele: saiba qual o seu

Saber seu tipo de pele é muito importante para poder cuidar dela corretamente. Confira quais são os tipos de pele e saiba qual o seu.

+Leia Poros dilatados: o que é e como tratar

Existem diversos tipos de pele e é descobrindo qual o tipo da nossa pele que podemos cuidar dela de modo correto utilizando produtos específicos para ela. Cada produto de pele possui uma funcinalidade diferente e se usamos um produto que não condiz com nosso tipo de pele e não é voltado às necessidades dela, pode piorar o problema que já temos e até mesmo ocasionar outros.

Tipos de pele: saiba qual seu tipo de pele

1- Pele normal

A pele normal produz uma quantidade adequada de gordura e contém poros quase não visíveis além de possuir uma textura aveludada e saudável. Não é por ser uma normal que os cuidados com a pele devem ser deixadas de lado, ela precisa ser cuidada da mesma maneira que qualquer outro tipo de pele.

Se sua pele é normal, o melhor a se fazer ao realizar a rotina de cuidados é hidratar, usar protetor, fazer uma limpeza e tonificar. Tomar cuidado com o surgimento de rugas é essencial, já que nesse tipo de pele é muito mais recorrente.

2- Pele seca

Devido a falta de oleosidade e aspecto àspero, a pele seca tende a craquelar com mais facilidade. Ela possui uma grande deficiência no quesito sebo e àgua, por isso, não é capaz de se proteger resultando em coceiras e outro problemas.

Para cuidar da pele seca é essencial utilizar creme hidratante para a pele do rosto. Dar atenção para a hidratação da pele é muito importante, então utilizar produtos como sérum, bases específicos para a pele seca e outros produtos que auxiliem nesses fatores, com certeza ajudará muito na saúde da pele.

+Leia Bases para a pele seca

3- Pele oleosa

A pele oleosa possui maior tendência para poros dilatados e acne. Ela produz uma quantidade maior de sebo deixando a superfície da pele bastante oleosa e isso ocorre devido a alguns fatores como: hormônios, genética, estresse e outros.

Ao contrário do que muitos pensam, não é lavando o rosto que a oleosidade da pele diminui. Lavar com muita frequência pode até piorar a situação, por isso é bom ter um horário certo para realizar a limpeza de pele diária. Quem tem pele oleosa é bem privilegiado no assunto produtos, pois existem uma grande quantidade de produtos para esse tipo de pele.

+Leia Como cuidar da pele oleosa e Melhores bases para a pele oleosa

4- Pele mista

Com poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo) e aparência oleosa. A pele mista tende a ter mais acne. Ela possui aspecto seco nas regiões das extremidades do rosto e bochechas e fica irritada com mais facilidade. Para cuidar desse tipo de pele o ideal é utilizar produtos para diminuir a oleosidade. 

5- Pele sensível

A pele sensível não possui problemas em relação à produção de sebo e água. Essa é uma condição que apresenta reações com o uso de certas substâncias. Nesse caso pode apresentar coceira, manchas escamação e outros problemas.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

4 comentários

  1. É importante sabermos o nosso tipo de pele, pra poder usar o produto certo, a nossa pele merece cuidados, gostei bastante do seu post, suas informações ajudou a saber qual o nosso tipo de pele, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Agora seu artigo vai ajudar a cuidar melhor da pele, e escolher produtos ideias pra cada pele. Minha pele é mista

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Letícia, tudo bem?
    Achei sua matéria super completa e bem útil. Com a descrição dá para identificarmos direitinho o nosso tipo de pele. A minha é oleosa, e realmente já fui orientada a não lavar muitas vezes ao dia que só piora.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu gostei bastante do seu post, pois o mesmo vai ajudar muitas pessoas que possuem dúvida em relação aos diversos tipos de pele. A minha é oleosa, e craquela demais, então essa é uma questão que estou tentando lidar atualmente, pois os poros gritam quando passo base haha Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.