By Ana Letícia

Como fazer compras seguras pela internet

A internet mudou muita coisa de alguns anos para cá e na situação que vivemos desde o início de 2020, muita gente passou a comprar online. Confira como fazer compras seguras na internet.

Atualmente o mercado virtual tem crescido cada vez mais. Através da internet podemos comprar várias coisas, como roupas, cosméticos e até mesmo alimentos. Então pode se dizer que podemos comprar qualquer coisa online, basta ter um celular ou um computador com internet.

A internet nos trouxe muitas coisas boas, mas ao mesmo tempo precisamos ter muito cuidado com os famosos golpes quais podemos acabar caindo nos tornando mais uma vítima diária e infelizmente, muita gente acaba sendo roubada por ter caído em um desses golpes. Por este motivo, selecionei algumas dicas importantes e cruciais para quem quer fazer compras pela internet. Neste post você também vai aprender a procurar seu CEP através do cepbrasil.org.

Como fazer compras seguras pela internet

1- Escolha comprar em lojas conhecidas

Quando optamos por lojas conhecidas, o risco de sofrer algum roubo diminui muito. Existem muitas lojas virtuais por aí que enchem os olhos quando vemos os preços super baixos e promoções incríveis, porém, o cuidado sempre é pouco nesses casos.

Nunca se iluda com essas coisas, só realize a compra se alguém de confiança indicar a loja para você. Você pode também fazer pesquisas sobre a loja para se certificar de que está tudo bem fazer a compra através dela.

2- Pesquise sobre a loja

Existem pequenos empreendedores que estão começando agora, por isso pode parecer que a loja dessa pessoa não seja de confiança. Estudos apontam que o e-commerce (comércio virtual) aumentou muito de 2020 para cá e que as lojas virtuais aumentaram 400%, visto que surgiam muitas por mês.

A reputação da loja é algo muito importante. Se preciso, verifique até mesmo as redes sociais, normalmente nos destaques do instagram as lojas colocam algo relacionado aos clientes sem contar os comentários. Além disso, pesquisar o nome da loja no google pode te ajudar a encontrar avaliações e reclamações sobre a mesma para que dessa forma faça compras em um local mais confiável possível.

3- Verifique as informações sobre a empresa

Atualmente todas as lojas virtuais precisam ter CNPJ ou MEI para funcionar, sem um dos dois não é possível prosseguir com a loja, veja se tem alguma informação sobre no site. Além disso, é importante verificar as redes sociais, e-mail e telefone para contato (hoje em dia é mais chat ou whatsapp). Você pode entrar em contato fazendo perguntas ou o que mais quiser, mas lembre-se que nem tudo pode ser verídico, então você pode recorrer para as avaliações que podem te ajudar muito e até mesmo te dar uma confiança a mais.

4- Jamais compartilhe suas informações pessoais em lojas não confiáveis

Não importa o site, se não for confiável não compartilhe suas informações pessoais como endereço, CPF ou qualquer informação confidencial sua.

Outra coisa muito importante, é caso você faça compras em locais como o mercado livre, que é uma plataforma onde várias pessoas podem vender e comprar, é realizar o pagamento apenas direto no site, nunca pix ou transferência, pois se você pagar direto no site e o produto não for enviado, você receberá o dinheiro de volta pelo próprio mercado livre. 

Precisei salientar este fato, pois recentemente minha conta no site foi hackeada e a pessoa que fez isso começou a vender coisas que normalmente são caras por um preço super barato e não enviava os produtos. Acabou que consegui resolver este problema e fiquei aliviada por não ter sido minha conta da shopee onde funciona minha loja de maquiagem.

5- Quando for comprar

As lojas pedem alguns informações importantes para o envio da sua compra e uma delas é o CEP que é imprescindível para que o produto chegue em segurança na sua casa. 

Lembre-se também de não se apressar e comprar no primeiro lugar que você achar pela internet. Leia as políticas do site que você está comprando algo, conheça mais dele, pois como já mencionei, todo cuidado é pouco quando o assunto é seu dinheiro e suas informações pessoais. Tenha cautela!

O que é CEP

O CEP nada mais é que a sigla de Código de Endereçamento Postal. Ele foi criado no ano de 1971 pelos correios e é indispensável para envio. Com ele é muito mais fácil receber as coisas sem desvio ou erro no endereço. 

Graças a ele é possível ter acesso a todos os detalhes da rua de maneira fácil e sem erro. Para o recebimento de correpondências, é necessário ter seu CEP em mãos e não importa se você se mudou, é possível encontrar o seu.

Como encontrar seu CEP

Encontrar o CEP é mais fácil do que pensa e você pode fazer isso pela internet. No site cepbrasil.org, você pode encontrar o CEP de qualquer lugar inclusive da sua rua. Mas como você pode encontrar CEP? Vou te mostrar agora mesmo o passo a passo de maneira simples.

Você vai selecionar o seu estado depois de entrar no site CEP Brasil. Não se preocupe que no site tem todos os estado do Brasil e ao clicar você vai encontrar todas as cidades do seu estado incluindo os municipios estão incluídos lá.

Depois de selecionar sua cidade, você vai clicar no seu bairro e aí vai procurar pelo nome da sua rua. Ao lado do nome de cada rua tem o número do CEP, por isso não é necessário clicar em cima do none, basta copiar e colar. A partir daí, você já pode usa-lo para preencher inscrições, abrir uma conta no banco e tudo mais incluindo fazer compras na internet.

Agora que você já sabe como fazer compras com cautela e como encontra seu código postal, é hora de ir as compras!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog e comente aqui em baixo!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

3 comentários

  1. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 eu sempre faço compra na Internet é bem prático e tem mais ofertas

    ResponderExcluir
  2. Comprar pela internet hoje em dia é uma grande solução, mas ao mesmo tempo pode ser perigoso, amei tuas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Comprar pela internet é bastante prático eu gosto bastante, saber o Cep é super importante na hora de se cadastrar na loja, gostei muito da sua dica super válida, bjs.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.