Instagram: como criar stories personalizados | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Instagram: como criar stories personalizados

O Instagram é uma rede social que têm ficado cada vez mais popular e os stories é uma maneira muito utilizada para engajar com os seguidores. Veja como criar stories personalizados para o instagram

instagram

Para este tutorial eu vou utilizar o canva que é a ferramenta de design que mais uso atualmente. Já expliquei sobre o canva em outros artigos que você pode ler buscando pela palvavra chave na lupa aqui no blog ou clicar em um dos links aqui a baixo.

Artigos sobre o canva:

A sessão para stories do Canva possui o tamanho adequado para publicar em seu instagram e para outras redes sociais. A plataforma possibilita a criação de diversos designs, basta criar sua arte como quiser. Quem trabalha com redes sociais pode utilizar o canva, pois é uma ferramenta perfeita para este fim. 

+Leia Ideias de conteúdo para Instagram

No canva é possível criar e salvar seu design como vídeo ou imagem. Neste tutorial vou mostrar como criar um storie personalizado em formato de enquete. Confira aqui a baixo!

instagram

Como criar stories personalizados para Instagram

Tutorial: como criar um storie para enquete

Primeiro passo: Após acessar o Canva, clique na opção "Criar um design". Em seguida, selecione "Story do Instagram", dentro da opção "Redes sociais" ou escreva na barra de buscar. Isso serve para qualquer outro tipo de design que você deseja fazer.

canva
No exemplo a baixo escrevi exatamente como deve escrever para buscar pelo tamanho ideal do story. O tamanho correto para um story do instagram é de 1.080 px por 1.920 px.


canva
Segundo passo: Após a busca, você pode escolher um template já pronto e personalizar como quiser ou criar um design do zero.

Caso abra um design em branco, você ainda pode escolher um template pronto na barra lateral ou ir no campo de busca colocando uma palavra chave do que você quer, como por exemplo: "dia dos professores".

canva
Teceiro passo: Com um documento em branco aberto. Na parte lateral, é possível visualizar todas as opções de customização e isso inclui os templates que mencionei anteriormente. Para colocar cor no documento, basta clicar no ícone colorido que fica no menu horizontal.


canva
Quarto passo: Após escolher a cor que quiser (o código da cor a baixo é #FFEFF0), vá na opção "Texto" e clique em cima ou arraste de um dos exemplos de títulos a baixo. Existem exemplos já prontos que você pode usar também, e as fontes ficam na barra horizontal.

canva
Quinto passo: A fonte escolhida foi a "League Spartan" que é a fonte que mais utilizo para criar meus desings. Você pode aumentar ou diminuir a fonte clicando no "+" e "-" na barra horizontal, digitando o número do tamanho ou arrastando a lateral até deixar do tamanho de sua preferência.


Para que a borda da letra apresente uma cor diferente, basta ir em "Efeitos" que fica na borda horizontal, escolher o primeiro efeito que aparece entitulado "Sombreado" (esse efeito não aparece na imagem). Para deixar a palavra curvada, basta ir em "Forma" e clicar em "Curvar", logo a baixo tem uma barra que você pode deixar a palavra como quiser.

Sexto passo: Para a frase, adicionei outro título e selecionei a fonte "Brittany". Você pode duplicar o texto o selecionando e clicando no ícone que fica no menun horizontal. Para adicionar os quadro a baixo, vá no menu "ferramentas" e em "quadros" escolha o do formato que preferir. A baixo dele para representar a enquete com uma forma, uma sombra a baixo e as palavras.

Nos quadros adicionei fotos representado os sentimentos, sendo um feliz e outro entediado. Você pode fazer isso através do menu "Fotos" e buscar pelo tipo de imagem que quiser.

Sétimo passo: Na barra horizontal azul e roxa, você pode baixar e escolher o formato de arquivo como quiser, como: JPG, PNG, GIF e outros.

No canva é possível criar vários designs em uma mesma pasta e quando se faz o download com documentos de mesmo formato, eles ficam zipados em uma pasta prontos para serem extraídos.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

8 comentários

  1. Gostei muito do seu tutorial. Eu amo o App Canvas e uso muito para artes, feed e story. É uma ferramenta intuitiva e muito boa né? Gostei de sua dica. Vc arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é perfeito para quem está começando ou pra quem já é veterano.

      Beijos!

      Excluir
  2. Que maravilha a sua dica, ajudou muito pra quem gosta de criar stories no Instagram, parabéns pelo tutorial você explicou muito bem o passo a passo, bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Que legal :D eu adorei o artigo, agora vou fazer meus stories personalizados ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de usar o Canva e as dicas no post estão muito legais.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?

    Eu gostei bastante do seu artigo/post e acredito que vai ajudar muitas pessoas que querem dar um up nos stories. O canva é uma ferramenta muito boa e interessante, faço uso tem alguns anos e não tenho do que reclamar!
    Abraços!

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.