By Ana Letícia

Você pode perder seu canal no youtube se fizer essas coisas

Sim, existem coisas que pode estar fazendo agora que podem fazer você perder seu canal no youtube, ele pode até ser excluído permanetemene. Quer saber quais são?

Você que é youtuber ou pretende criar um canal no youtube precisa saber de algumas coisas importantes. O sistema do youtube é bem rigoso, por isso é preciso tomar cuidado com as ações que vai tomar, pois algumas coisas pode fazer com que você não possa mais abrir um canal no youtube.

+Leia Ideias de nomes para canal no youtube

Neste artigo eu vou te mostrar o que você não deve fazer para não acabar se prejudicando no futuro. Existem formas de saber que você não está cometendo erros ao fazer upload do seu vídeo e ainda fazer com que o canal ou o vídeo não seja excluído.

+Leia Com ser aceito pelo Google Adsense

Para quem pretende monetizar e crescer na plataforma, a lista a baixo vai te ajudar muito, afinal se você comete esses erros, eles estão te impedindo de realiza-los.

Você pode perder seu canal no youtube se fizer essas coisas

1- Troca de Inscritos

A troca de inscritos é muito popular, principalmente entre youtuber iniciantes. Mas isso não é algo que vai te beneficiar a longo prazo, pois as pessoas não vão te acompanhar por gostar do seu conteúdo, sim pela troca. Assim seu canal não vai crescer e as visualizações de vídeo serão muito baixas.

O mesmo serve para quem vai em canais grandes "mendigar" inscritos nos comentários. Muitas pessoas inventam histórias mirabolantes para ganhar inscritos, mas mesmo se a história for verdade, fazer isso não vai te ajudar a crescer na plataforma já que o público vai te seguir por pena.

2- Não ter um público definido

Ter um público definido é algo importante. Seu conteúdo será sobre o quê? Humor, maternidade, decoração ou vida de dona de casa? Essa é questão que se deve levar em conta. Quando criamos um canal, a primeira coisa que devemos pensar é no público alvo. Pense para quem pretende criar conteúdo.

Mas por qual motivo é tão importante ter um público alvo? Vou te responder com outra pergunta: você costuma acompanhar canais com vídeos de temas aleatórios? Provavelmente você não vai curtir aquele vídeo de uma youtuber dona de casa falando sobre algo que não tem ligação com o conteúdo dela.

3- Não ler as normas

Ler as normas é essencial para qualquer criador de conteúdo. Estar atento a todas as normas é um passo importante para seguir com seu canal.

Principais diretrizes da comunidade:

  • Spam e práticas enganosas
  • Conteúdo sensível
  • Conteúdo violento ou perigoso
  • Produtos regulamentados
  • Desinformação

Todas as regras precisam ser levadas em consideração. Caso não as leve a sério e acabe fazendo uma das coisas a cima, sua conta poderá ser suspensa ou até encerrada pemanentemente.

4- Capas enganosas

Na pequena lista a cima, a desinformação é algo que não pode fazer. Capas, títulos e hashtags enganosas podem levar seu canal a ser banido. Mesmo que não seja banido, as pessoas vão evitar assistir novamente ou se inscrever no canal.

Mas o que são capas enganosas? As capas são aquelas miniaturas, normalmente os youtubers colocam fotos de partes interessantes ou pertinentes. Se essa capa tiver algo que não tem no vídeo, isso significa que é enganoso. O título pode sim ser chamativo, porém, não pode ser tendecioso, nada de clickbait, hein?

Você viu um canal com conteúdo enganoso? É possível denunciar e aguardar uma resposta da comunidade do youtube.

5- Links externos

O que significa links externos? Será que não é possível colocar link das suas redes sociais ou pedir para que te sigam lá? Lendo as políticas de links externos você pode entender melhor sobre isso. Mas o que são links externos? Basicamente, são links de fora do youtube.

A verdade é que você pode sim deixar o link do seu instagram, discord ou outra rede que você quer que te sigam, porém existem alguns links externos que não podem de maneira alguma ser compartilhado no youtube.

Links externos proibidos:

  • Links para sites de contéudo adulto
  • Links com conteúdo incentivando outros a cometerem atos violentos
  • Links para sites de arrecadação de fundos ou recrutamento para organizações terrorista
  • Links para sites com vídeos ou fotos de abuso sexual infantil 
  • Links para conteúdo que compartilha informações médicas incorretas sobre a COVID-19, contradizendo a OMS ou as autoridades locais de saúde
A lista a cima mostra apenas alguns dos links não permitidos, você pode conferir tudo la na política de links externos.

Conclusão Final

Hoje em dia muita gente vive apenas da renda do youtube e ao contrário do que muitos pensam, não é dinheiro fácil. Um criador de conteúdo de qualquer plataforma (Instagram, youtube, blog), precisa estar sempre inovando e buscando novas maneiras de criar o melhor conteúdo para atrair novas pessoas e reconsquitar os que já estão acompanhando.

No meu caso, como blogueira preciso estar sempre atenta a tudo e todas as novidades. Muitas vezes fico triste quando um conteúdo meu aqui do blog não viraliza, mas isso faz parte da vida de quem vive de internet.

Se você pensa em abrir um canal, comece verificando as diretrizes da comunidade do youtube. Crie um conteúdo legal e esteja nas redes sociais para divulgar seu conteúdo. Pelo que tenho visto últimamente, o youtube tem sim priorizado canais novos.

A partir deste artigo, semanalmente trarei dicas de como abrir um canal, como fazer capas e outras coisas. Você também vai acompanhar a minha saga na tentativa de me tornar uma youtuber. Dessa maneira, juntos poderesmos começar as coisas da melhor maneira possível.

Recapitulando

1) Troca de inscritos
2) Não ter um público definido
3) Não ler as diretrizes da comunidade
4) Capas enganosas
5) Links externos

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

2 comentários

  1. Dicas muitos válidas para os inciantes do youtube. Parabéns😊
    bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Comecei a usar o youtube a pouco tempo e estou fazendo alguns vídeos, gostei muito do artigo não sabia destas questões. Vou salvar aqui e ficar de olho pra não perder meu canal...

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.