By Ana Letícia

Manchas na pele: como evitar e tratar

Manchas na pele é um problema que atinge muitas pessoas, elas podem ser causadas por diversos fatores. Veja agora como evitar e tratar essas manchas indesejáveis.

manchas na peleVocê sabia que as manchas que aparecem em nossa pele podem estar associadas a muitas condições, incluindo as mais graves?

É recomendado que manchas que surgem na pele sejam devidamente avaliadas por um médico para que ele dê o diagnóstico e a maneira como a mancha pode ser tratada.

Neste artigo, você ficará por dentro do que fazer quando surgir manchas na pele, como trata-las e os melhores produtos para tratar manchas ou evitar.

Mais sobre pele:

O que são manchas na pele?

As manchas que surgem em nossa pele são alterações que apresentam como lesões, marrons, brancas, pretas, avermelhadas ou até roxas. Ao espremer uma espinha, coisa que não deve ser feita, manchas pretas ou avermelhadas podem surgir.

Mas as espinhas não são as únicas que podem causar manchas, sabia? Existem outros fatores que podem resultar nas temidas manchinhas.

Tipos de manchas e suas causas

MELASMA: Melasmas são manchas amarronzadas que surgem em áreas que são mais expostas ao sol. Ela é causada por genética, gravidez, raios UV, cosméticos terapia hormonal e tireoide. Quem está com melasma pode tomar sol, porém apenas com bloqueador solar.

MANCHAS ESCURAS NA PELE: Este tipo de mancha pode estar associado a quantidade de melanina acumulada por conta do abuso da exposição ao sol. Questões hormonais também podem ser a causa do problema. Essas manhas podem surgir nas costasm colo e mãos. 

MELANOMA: Se as manchas presentes na pele mudam de cor, tamanho ou formato, é preciso recorrer a um médicoespecialista para que as manchas sejam investigadas. Este pode ser um caso de melanoma, que é um tipo de câncer pele dos mais graves. Normalmente, é solicitado uma biópsia para saber se é ou não melanoma.

MANCHAS VERMELHAS NA PELE: Manchas vermelhas podem ser causadas por reações alérgicas. Essas reações podem ser causadas pela ingestão ou contato de cosméticos, alimentos e outros.

Outros fatores que podem resultar em manchas vermelhas, são algumas doenças autoimunes e doenças virais, como dengue e outras.

MANCHAS BRANCAS NA PELE: Existem condições que podem causar a manchas brancas na pele, como exposição ao sol, dermatite, micose, vitiligo, esclerose tuberosa e entre outras. Uma pesquisa mais profunda é importante para saber qual é o real diagnóstico. As causas mais comuns de manchas na pele podem ser as mais diversas, como alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e tumores. Por isso, observar sempre a pele é essencial.

Manchas na pele: como evitar e tratar

1- Use filtro solar

O filtro solar é o produto mais essencial, ele é a melhor forma de prevenção de manchas na pele. O filtro deve ser uma medida de proteção utilizada todos os dias e reaplicada quando necessário. A exposição ao sol é um grande responsável pelo surgimento de manchas, por isso, não deixe o protetor de lado mesmo se não for na praia ou piscina.

2- Consulte um dermatologista

Como já mencionado, algumas manchas podem ser sinal de algo mais grave, como câncer de pele. Se ocorrer de uma mancha estranha surgir na sua pele, não espere algo acontecer para consultar um médico especialista.

É um produto multifuncional que, além tratar com eficiência manchas na pele, também é composto por agentes antioxidantes que reestruturam a derme, estimulam a produção de fibras colágenas, combatem os radicais livres e inibindo a produção excessiva da melanina.

3- Use clareadores tópicos

Mas o que é clareador tópico? Basicamente, um clareador tópico é um produto que possui várias funções, ele trata manchas e também possui agentes que são antioxidantes capazes de reestruturar a derme estimulando a produção de fibras colágenas. O uso desse tipo de produto para quem já possui manchas na pele é essencial.

4- Use chapéu ou boné para se proteger do sol

Para quem tem tem melasma o uso de boné ou chapéu de praia, além de óculos de sol e guarda-chuva é indispensável. Quanto mais proteção para a pele, melhor para a prevenção de manchas na pele. 

5- Faça esfoliação com frequência

A esfoliação é muito importante para a pele. ela deve ser feita uma vez por semana. Esfoliar a pele do rosto e do corpo não pode ser algo dispensável quando o assunto é o cuidado com a pele e a prevenção de manchas. 

+Leia Esfoliação: dicas e benefícios

Não deixe de esfoliar sua pele mesmo que ela não tenha manchas. Fazer isso, vai desobstruir seus poros e deixar a pele macia. Não se esqueça de usar um hidratante depois, tá?

Melhores produtos para pele com manchas

Os produtos a cima são bastante recomendados. Para o rosto, é recomendado protetores específicos para o rosto. 

Recapitulando

1) Use filtro solar
2) Consulte um dermatologista
3) Use clareadores tópicos 
4) Use boné ou chapéu 
5) Faça esfoliação com frequência

Consideração Final

A importância da saúde de pele é um assunto que deve ser discutido e devidamente feito. Nossa pele também nos dá sinais de como nosso corpo está, por isso ficar atento em relação a manchas e outros que podem surgir nelas. 

Sempre consulte um dermatologista, principalmente se a mancha que surgiu é diferente das comuns que surgem por conta de espinhas. Evite também espremer cravos e espinhas, opte por utilizar pomadas para seca-las. Você pode evita-las fazrndo uma reeducação alimentar, por exemplo. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

2 comentários

  1. Oi, tudo bem? Achei as dicas bem legais. Realmente é preciso ter bastante cuidado com a pele. Ainda mais do rosto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.