By Ana Letícia

Envelhecimento precoce: o que é e como prevenir?

O envelhecimento precoce da pele vai muito além do envelhecimento natural. Veja agora o que é exatamente e como prevenir o envelhecimento precoce.

Você sabe o que é o envelhecimento precoce e como tratar disso? A preocupação com a pele deve ser algo levado a sério. Anteriormente falamos sobre manchas na pele e foi necessário dar ênfase nos cuidados que devemos ter com nossa pele.

A estética da pele também é importante, mas a saúde dela é algo que precisa ser levando em conta. Que o envelhecimento da pele é um processo natural do nosso organismo, isso não se pode negar. Mas caso não a protegermos utilizando antioxidantes e filtro solar, a pele vai ficar com o aspecto envelhecido sendo atingida por este fenômeno.

O envelhecimento precoce atinge a pele afetando a estética dela, mas antes de tudo, você precisa entender e aprender como cuidar da pele para evitá-lo.

Mais sobre pele:

O que é envelhecimento precoce? 

Vários fatores podem ser responsáveis pelo envelhecimento precoce, eles são: a exposição ao sol, alimentação, poluição e outros. Esses fatores acabam resultando na oxidação das células diminuindo a produção natural de colágeno e de firas elásticas da pele, além de retardar a renovação celular e produzir manchas atencipando o surgimento de linhas de expressão e rugas.

Um dos fatores que podem contríbuir também é a herança genética, ela pode determinar envelheceremos mais cedo ou mais tarde. Porém, podemos evitar o adiantamento do envelhecimento mantendo algumas medidas, uma delas é a alimentação que precisa ser rica em frutas, fibras e verduras. Além de fazer excercícios físicos regularmente e descansar bem, evitando episódios de estresse.

Sintomas do envelhecimento precoce

Surgimento de olheiras: As olheiras surgem pela falta de descanso ou para anunciar que a pele não está bem. A região dos olhos é bem afetada pelo envelhecimento, então observar isto é muito importante.

Manchas escuras na pele: A exposição solar sem proteção pode causar manchas escuras na pele, pois os raios UV são agressivos para a pele.

Rugas e linhas de expressão na testa: A perd de colágeno e elastina faz com que rugas e linhas de expressão surjam na pele, principalmente em regiões, como ao redor dos olhos e lábios.

Flacidez excessiva: A carência de hidratação e peda da camada de gordura da pele, faz com que a pele fique fina e sem firmeza.


Envelhecimento precoce: o que é e como prevenir?

1- Adote hábitos saudáveis 

Como já mencionado, a alimentação saudável é importante para evitar o envelhecimento precoce, porém, adotar hábitos saudáveis é tão importante quanto. Sabemos que a falta de descanso, consumir bebidas alcólicas em excesso, fumar e ser sedentário são coisas prejudiciais a saúde.

Mas o que você pode fazer para melhorar isso? Comece por fazer exercícios três vezes por semana, no mínimo, evite o estresse e durma bem. Faça avaliações médicas com frequência também.

2- Faça limpeza de pele

A limpeza de pele é realizada em uma centro estético por um profissional habilitado. Fazer por conta própria não é recomendado, pois quem vai saber dos procedimentos que sua pele precisa é o profissional.

Mas algumas coisas podem ser feitas em casa, como passos simples de uma limpeza de pele diária. Um exemplo, é fazer uma esfoliação semanalmente para remover as células mortas da pele. Além disso, o uso de alguns produtos para a pele, como loções, séruns e sabonete, auxiliam na limpeza e mantém a pele bonita, saudável e macia.
3- Use filtro solar todos os dias

O filtro solar não deve ser deixado de ser usado todos os dias. Como já dito, ele é grande responsável por evitar o envelhecimento precoce, manchas e outros que podem surgir em nossa pele. Não importa se você vai sair de casa ou não, o uso do protetor deve virar rotina em sua vida. 

Existem protetores para a pele do rosto e do resto do corpo, é importante utilizar sempre no máximo protetores fator 30 e os mais elevados.

4- Comece uma alimentação saudável antioxidante

A alimentação também é fundamental para que a pele permaneça mais jovem e bonita. Precisamos nos tratar de dentro para fora, consumindo alimentos, como tomate, mamão, uva e outros. O importante que é os alimentos sejam ricos em selênio, resveratrol, zinco, e as vitaminas C e E. 

Optar sempre por alimentos antioxidantes, é crucial para evitar o envelhecimento precoce. Esteja sempre atento a isso.

5- Faça tratamentos de pele

Consulte um dermatologista para saber qual tratamento é melhor para a sua pele. Existem diversos tipos de tratamento para a pele, como Peeling, Microagulhamento, Radiofrequência e diversas outras. Com o avanço das tecnologias, os tratamentos para a pele estão cada vez melhores e mais avançados com suas técnicas cada vez melhores e seguras.

6- Consulte um dermatologista

Surgiu algo em sua pele que não é normal? Não deixe e consultar um dermatologista. Como mencionado no artigo sobre manchas de pele, algumas dessas manchas podem ser até mesmo câncer. Por isso, não deixe jamais de cuidar da pele e ficar atento a possíveis manchas e outras coisas que podem surgir em sua pele.

Conclusão Final

Agora que já sabe o que é e como evitar o envelhecimento precoce, é hora e de colocar a mão na massa e começar a se cuidar. Aqui no blog você pode aprender muito sobre cuidados com a pele e até mesmo como pode começar a ter uma rotina de skincare.

Caso observe que sua pele está com algum problema, que possa ser envelhecimento precoce ou outra coisa mais grave, não deixe de consultar o dermatologista.

Resumo

1- Adote hábitos saudáveis
2- Faça limpeza
3- Use filtro solar todos os dias
4- Comece uma alimentação saudável antioxidante
5- Faça tratamento de pele

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.