Aprender coreano: como aprendi a ler em coreano em apenas um dia | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Aprender coreano: como aprendi a ler em coreano em apenas um dia

Aprender um idioma novo não é algo fácil e quando não são romanizadas, fica um pouco mais difícil. Veja agora como aprendi a ler coreano em um dia!

aprender coreano

Bem, em 2013 comecei a estudar coreano e em poucas horas já sabia ler e escrever. Isso não significa que fiquei fluente em coreano naquele dia não, tá? A questão é que quando aprendemos o alfabeto e a ler, fica tudo mais fácil, visto que esse é o primeiro passo para aprender definitivamente.

+Leia Como aprender um idioma mais rápido

Quando queremos aprender um idioma, o objetivo é a fluência, não é verdade? Porém, antes de tudo precisamos ter um motivo para aprender, além da força de vontade. Aprender algo que realmente estamos gostando, vai tornar esse aprendizado cada vez melhor e mais fácil.

Antes de tudo, devo salientar que as dicas que darei aqui podem ou não funcionar. Tenho que deixar claro que também não sou professora, estou apenas passando dicas que funcionaram para mim na época e que até hoje funcionam.

Para facilitar seu processo de aprendizado, resolvi unir alguns passos que fiz e deram certo para mim. Quer saber quais são? Então confira logo a baixo.

O que é 한글?

Hangul ou hangeul é o alfabeto coreano. Ele é o sistema de escrita criado pelo Rei Sejong em 1443 no tempo da dinastia Joseon substituindo os ideogramas chineses conhecidos como hanja.

O alfabeto coreano possui 24 letras sendo 14 consoantes e 10 vogais. Pouco menos que o nosso que possui 26 letras. Isso já é um passo, né?

Coreano: como aprendi a ler em apenas um dia

Como começar a aprender

1- Para quê você quer aprender?

Como já dito anteriormente, primeiro é preciso ter um objetivo claro para aprender o idioma.Você pretende estudar ou trabalhar na coreia, ensinar outras pessoas ou simplesmente entender o que os personagens dizem nos k-dramas? 

É uma pergunta simples, mas que deve ser pensada para não começar algo em vão. Afinal, o início pode ser fácil, mas os outros níveis nem tanto. Uma coisa é certa, é bem mais fácil que nossa língua portuguêsa.

2- Tenha vontade de aprender

Não adianta começar algo e depois continuar apenas por obrigação. Mas a verdade é que quando estamos fazendo algo com falta de vontade, é ainda mais complicado de aprender do que realmente é. 

Então, se você não está com vontade de aprender, não se force, ou não vai aprender muita coisa. Quando temos uma real vontade por aprender, conseguimos memorizar muito mais do que o comum.

3- Pesquise os melhores cursos

Quando comecei a aprender coreano, não existiam muitos cursos, apenas o coreano online e alguns outros. Porém, hoje em dia existe uma finalidade de cursos que você pode fazer, seja particular ou gratuito.

O melhor é que você pode aprender em casa, não é preciso necessariamente ir em um cursinho, basta ter força de vontade e seguir algumas técnicas que irão te ajudar.

4- Não tenha pressa

Você já começou a estudar coreano, então este já é um passo importante. Isso não significa que você atingirá a fluência em poucos meses, sim que você já tem o que é preciso para alcançar este objetivo.

Não tenha pressa para aprender, se você gostar mesmo e sempre estar em contato com o idioma, sem dúvidas, mais cedo ou mais tarde você vai estar falando.

5- Você pode aprender de graça 

A melhor parte de se aprender um idioma hoje em dia, é que você pode aprender online pagando pelo curso ou não. Existem sites e canais no youtube que podem te ajudar na sua aprendizagem, além disso, tem muito material disponível para te auxiliar nessa jornada.

Sabemos que curso de idiomas não é nada barato e o preço aumenta ainda mais quando o assunto são materiais de apoio. Então mesmo que não tenha condições financeiras no momento, você já pode começar.

Como aprendi a ler em um dia 

1- Comecei pelo hangul (한글)

A primeira coisa que fiz foi aprender pelo hangul. A primeira aula mostrou todo o alfabeto começando pelas vogais e depois passando para as consoantes. Depois que se aprende essa parte, é hora de aprender a ler e formar palavras.

Se tiver mais tempo, você pode aprender tudo em algumas horas. Depois de aprender a ler, você pode seguir as aulas da forma que preferir. Para quem entende inglês, recomendo começar com o Talk to me in Korean ou o KoreanClass101.

2- Fiz anotações 

Anotar ajuda a memorizar, e memorizar é muito importante quando se aprende coreano, japonês ou chinês. Faça quantas anotações conseguir até que consiga escrever palavras e até frases sem olhar como se faz.

Você pode separar um caderno para fazer suas anotações, assim não vai se perder no assunto ou perder suas anotações. 

3- Fiz repetições 

A repetição é muito importante quando estamos aprendendo um novo idioma e isso abrange tudo, incluindo a escrita e a fala. Como estudante de idiomas, sempre que aprendo uma frase ou palavra nova, faço questão de fazer repetições falando e escrevendo. Uma das vantagens de aprender as coisas online, é que podemos voltar o vídeo para saber o que foi dito em uma parte que não entendemos.

O que me ajuda muito é memorizar como escreve a palavra e anotar algumas vezes. O máximo que anoto são dez vezes e isso ajuda na memorização. Não fique triste por não ter conseguido memorizar ou aprender a maneira da escrita, essas coisas se aprende aos poucos.

4- Escutei com atenção 

Além da repetição, escutar com atenção também é crucial no processo de aprendizado. Qualquer coisa você pode pedir para o professor repetir, mas escutar sempre com atençao vai te ajudar a entender melhor as palavras no futuro.

Quando estiver vendo um k-drama, por exemplo, tente escutar com atenção o que o personagem diz, dessa maneira você pode aprender mais rápido e fora do momento de aula. 

Conclusão Final

Não preciso dizer que estar sempre em contato com o idioma é super importante para quem quer aprender de verdade. Mas este artigo aqui foi sobre como aprendi em um dia a ler em coreano. 

Não se preocupe em realmente aprender a ler em coreano em um dia, mas não deixe de adotar as dicas a cima, pois elas foram muito importantes para o meu aprendizado.

Resumo

1- Para quê você quer aprender?

2- Tenha vontade de aprender

3- Pesquise os melhores cursos

4- Não tenha pressa

5- Você pode aprender de graça

Como comecei?

1- Comece pelo hangul

2- Fiz anotações

3- Fiz repetições

4- Escutei com atenção

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.