By Ana Letícia

Esfoliação: dicas e benefícios

A esfoliação é um dos passos mais importantes da skincare. Ela não pode ser dispensada, por isso, confira algumas dicas e benefícios da esfoliação.

Esfoliar a pele incluindo o corpo e a área do rosto não é algo que pode ser dispensado, principalmente para quem deseja ter uma pele bonita e bem cuidada. Mas isso não significa que você deve correr e esfregar seu rosto ou corpo adoidada, ou pode acabar irritando sua pele.

+Leia Limpeza de pele: Benefícios dos cuidados com a pele

Existem algumas regras básicas de esfoliação que todos devem saber. Essas regras nos dão resultados perfeitos. Se tem dúvidas sobre esfoliação quer saber quais são seus benefícios, você está no local certo!

Esfoliação: dicas e benefícios

Dicas de esfoliação

1- Não use esfoliante para o rosto no corpo

Cada produto é feito com objetivo específico. Os corporais possuem propriedades para beneficiar a pele do corpo e os para o rosto tem propriedades para beneficiar a pele do rosto. Nossa pele possui textura diferente em cada parte do nosso corpo, por isso, é necessário usar produtos específicos para cada área da pele.

2- Não esfolie depois da depilação

A pele fica muito sensível após a depilação e a esfoliação pode até machucar a pele que está sensibilizada.

3- Não tenha medo de fazer esfoliação

A esfoliação remove células mortas facilitando uma renovação celular. Essa renovação ajuda a manter o tecido da pele mais jovem a deixando mais macia e bem preparada para receber os outros produtos. Dessa forma, a esfoliação serve de preparação para que a pele receba os outros cosméticos.

4- Não esfolie o rosto em excesso

Segundo dermatologistas, não é indicado esfoliar o rosto em excesso, principalmente se sua pele for sensível ou seca. O ideal é esfoliar uma vez na semana.

5- Para o corpo a cada 15 dias

Esfoliar o corpo a cada 15 dias é mais que o suficiente. Já partes como os joelhos, cotovelos e pés podem ser esfoliados todo semana a depender do tipo de pele de cada um.

+Leia Tipos de pele: descubra qual o seu

6- Não tenha medo da esfoliação caseira

Segundo dermatologistas, fazer a esfoliação com coisas que tem em casa proporciona os mesmos benefícios que produtos comprados. Ela pode ser feita até mesmo com mel e açúcar, por exemplo. Lembrando que o esfoliante pode ser feito com qualquer coisa granular com algum óleo ou creme. Você pode fazer um com um creme hidratante para o rosto ou pele, a depender da parte do corpo, e açúcar. 

7- Não esqueça o hidratante

Como já mencionado, a esfoliação deixa a pele mais sensível e ressecada. Por isso, é importante que a hidrate bem. Não esqueça de usar aquele hidratante que combine com seu tipo de pele, se sua pele for oleosa, use um indicado para a pele oleosa.

8- Como esfoliar a pele

A esfoliação é bem simples, porém deve ser feita da maneira correta. Primeiro aplique o produto na pele e espalhe fazendo movimentos circulares suaves para não machucar a pele. Então, remova com água e sabonete neutro e aplique o creme hidratante.

Benefícios da esfoliação

1- Estimula o colágeno

A esfoliação é capaz de regular e estimular a síntese de colágeno. Isso melhora a textura da pele a deixando com o aspecto jovem, macio e firme. Além disso, ela oferece benefícios anti-envelhecimento.

2- Desobstrui os poros

Ao esfoliar a pele os poros são desobstruidos. Removendo a pele morta e seca, junto com todos os resíduos de impureza, impede que essa sujeira entre e se acumule em seus poros causando cravos pretos e brancos. Isso também impede que os poros se dilatem. Esses problemas de pele são difíceis de serem tratados, é por isso que a esfoliação pe indispensável. Isso impede que esses problemas surjam na pele.

3- Aumenta a circulação

A esfoliação também é uma forma de alimentar e nutrir a superfície da pele e desintoxicar. Isso significa que é uma maneira de remover toxinas e outras substâncias pejudiciais para a pele. Além disso, a saúde celular da pele, revelando uma pele bonita e brilhante.

4- Evita o aparecimento de cravos e espinhas

A esfoliação também elimina manchas na pele, isso acontece pelo fato de que o ato de esfoliar remove a células mortas e assim as manchas superfíciais da pele. Assim como ela desobstrui os poros removendo a sujeira, ela também previne o aparecimento da acne. 

5- Uniformiza a pele 

Como mencionado anteriormente, a pele com acne possui manchas escuras, além de uma textura áspera, cicatrizes e outros. Quem sofre com acne sabe o quanto é difícil tratar além de incomodar estéticamente e doer em alguns casos. Então, mais do que nunca, a esfoliação deve ser prioridade para quem tem pele acneica. 

6- Auxilia na aplicação dos outros produtos

Além de uma pele limpa e uniformizada, a esfoliação antes da aplicação dos outros produtos é muito importante. Ela auxilia na penetração de outros produtos, como: creme hidratante, sérum, vitaminas e outros. Quando o produto rico em nutrientes essenciais para a pele penetra na superfície, ele é capaz de ir mais fundo, sendo mais eficaz. Com a pele suja sem a esfoliação, o produto não vai penetrar direito, pois a pele morta que ainda permanece se torna uma barreira entre o produto e a pele 

 Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.