By Ana Letícia

Como cuidar da pele seca

A pele seca precisa de cuidados diários para garantir saúde e hidratação. Confira como cuidar da pele seca.

Manter a barreira de proteção natural da pele, sua hidratação e renovação celular adequada não é tão difícil quanto parace. Anteriormente falamos sobre a pele oleosa e como cuidar dela de maneira correta. Mas e a pele seca?

+Leia Tipos de pele

Para cuidar da pele seca, é essencial usar hidratante sempre depois do banho, não tomar banho ou lavar o rosto com água quente e evitar usar buchas ou escovas de banho.

Com cuidados como esses, é possível ter um bom resultado a longo e curto prazo. Isso inclui na prevenção do ressecamento da pele e no tratamento da pele seca. Outros fatores que ajudam bastante nos cuidados, são: evitar o estresse, dormir oito horas por noite e beber bastante água.

Como cuidar da pele seca

Para tratar a pele seca basta manter alguns cuidados essenciais diários. Esses cuidados não são dificéis de se fazer ou manter. Segue a baixo algumas dicas.

1- Usar hidratante no corpo

Um dos cuidados diários mais importantes, é o uso do creme hidratante em toda a pele. Passar hidratante no corpo reduz a coceira, além de hidratar, repor nutrientes em falta e tratar a pele ressecada. 

É importante utilizar apenas o creme hidratante certo para seu tipo de pele, já que existem vários tipos de pele e produtos específicos para cada uma delas. Por tanto, utilize hidratante de rosto apenas no rosto e para o resto do corpo hidratante corporal. Isso inclui até mesmo os pés e mãos que precisam de cuidados diferentes.

2- Utilizar sabonete hidratante

Assim como o próprio hidratante, é necessário usar sabonete hidratante também. Sabonetes podem remover excessivamente a camada de gosrdura externa da pele, isso inclui até mesmo aqueles sabonetes neutros. Para fins informativos, essa gordura é responsável por proteger a pele contra o ressecamento. Utilizar sabonetes com propriedades hidratantes é uma maneira  de manter a umidade da pele.

3- Não usar escovas e buchas de banho

Escovas e buchas para banho são capazes de oferecer uma limpeza melhor e mais eficaz para a pele, porém, quando usadas com fresquencia diariamente ou com força demais, elas acabam agindo como esfoliante e removendo a camada protetora da pele. Por isso, utilize-as de duas até três vezes na semana e opte por toalhas não ásperas para se secar.

4- Não tomar banho com água muito quente

Dentre as coisas que não podemos passar no rosto, a água quente é uma delas. Banhos muito quentes, principalmente os demorados, devem ser evitados. Água em temperaturas altas a partir de 30 graus, é capaz de remover a oleosidade natural da pele fazendo com que a pele fique desidratada e ainda mais seca. Opte por banhos mornos ou de temperatura mais baixa.

5- Adote uma alimentação saudável

Adotar uma alimentação é o primeiro passo para a melhoria de vida. Quando fazemos isso, a mudança para melhor é notável não só na nossa pele, mas nos cabelos, unhas e resto do corpo. Uma alimentação saudável requer adicionar alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Evitar embutidos, bebidas álcoolicas e enlatados como atum, por exemplo, é algo a se considerar, visto que tais alimentos possuem muito sódio em sua composição. Esse fator pode aumentar a retenção de líquidos na pele, assim causando a pele seca.

6- Evite ao máximo o estresse

Sei que parece impossível, ainda mais para quem tem uma rotina muito agitada. Porém, o estresse eleva o hormônio que afeta o nosso fluxo sanguíneo responsável por renovar nossas células, que é o cortisol. Esse fator deixa a pele muito seca. É importante lidar com situações que podem causar estresse.

7- Beba bastante líquido

Precisamos nos hidratar de dentro para fora. Não adianta encher nosso corpo de creme hidratante, quando não tomamos nem um terço da água que deveriamos tomar por dia. O ideal é tomar pelo menos oito copos por dia para manter a pele hidratada sem ressecamento. 

Infelizmente muita gente não gosta de beber água e tem até dificuldade para tomar. Porém existem diversos meios de fazer isso adaptando-a com seu gosto.

8- Durma bem à noite

O ideal é dormir ao menos oito horas por noite. Talvez já tenha ouvido ou lido isso, mas a verdade é que isso é real, pois é durante o sono que ocorre a renovação no corpo e as células são restauradas. Além disso, dormir bem diminui muito o estresse.

9- Use produtos feitos para seu tipo de pele

Como mencionei no início, usar cremes hidratates para determinadas partes do corpo em outras não é o indicado. Isso inclui produtos, como bases para maquiagem, por exemplo. Não adianta usar base para a pele oleosa em sua pele seca, pois normalmente, bases feitas para a pele oleosa são secas e isso pode fazer com que sua pele fique ainda mais seca. Produtos de Skincare também estão incluídos nisso.

10- Faça esfoliação regularmente

Fazer esfoliação é importante, pois esse processo remove células mortas da pele. As células mortas não podem se acumular, pois elas fazem com que a pele fique aparentemente opaca, até mesmo obstruindo os poros. Ao fazer sua rotina de skincare, a esfoliação deve vir primeiro para que a pele possoa absorver o hidratante.

Fazer a escoliação de duas a três vezes na semana já é o suficiente, pois ela não pode ser feita todos os dias, visto que esfoliar demais deixa a pele ressecada.

Mais ideias no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.