By Ana Letícia

Skincare para iniciantes: como começar a cuidar da pele em casa

Não precisa estar por dentro do mundo da beleza para saber que o skincare (cuidado com a pele) se tornou um dos maiores símbolos do autocuidado. Confira como começar a cuidar da pele em casa.

A skincare vai muito além do cuidar da pele, anteriormente falei sobre os benefícios da limpeza de pele e contei que ela ajuda muito no controle da ansiedade e saúde mental. Além disso, é um momento de dedicação a si mesmo e um passo para o autoconhecimento.

+Leia Benefícios da limpeza de pele

É essencial tirar uma parte do dia para praticar o autocuidado, além de investir tempo e dinheiro em si. Isso pode ajudar até mesmo em nossa produtividade, visto que, ela nos faz sentir mentalmente e fisicamente melhor. Mas o que é skincare?

O que é Skincare?

Skincare são cuidados faciais, eles são realizados com produtos e podem ser feitos pela manhã ao acordar ou à noite antes de dormir. Se utilizar os produtos certos para a sua pele, terá bons resultados em pouco tempo. Não é necessário muito tempo para uma rotina de skincare, em poucos minutos você consegue fazer o que precisa para elimar impurezas da pele, limpar, hidratar e tonificar.

Especialistas dizem que 10-15 minutos por dia são o suficiente para manter uma boa rotina de cuidados com a pele, porém, para quem não tem tempo para isso, pode lavar o rosto durante o dia utilizarndo água termal ou tônico sem esquecer do protetor solar e à noite fazer o mesmo processo e adicionando ácidos recomendados por um dermatologista habilitado. O uso de séruns também é bem vindo.

Com que idade começar a cuidar da pele?

A verdade é que não existe uma idade correta para começar os cuidados com a pele. É comum que as pessoas iniciem uma rotina de skincare na adolescência por conta dos cravos e espinhas e esse é o ideal, já que é essencial iniciar antes dos 20 anos de idade. Os cuidados com a pele são importantes para a prevensão do envelhecimento precoce e manchas na pele.

Skincare para iniciantes: como começar a cuidar da pele em casa

Cuidados Básicos

Passos dos cuidados básicos:

  1. Limpar
  2. Tônificar
  3. Hidratar
  4. Proteger
A limpeza é o primeiro passo a se fazer em uma rotina de skincare e isso deve ser feito com um produto próprio para seu tipo de pele. O segundo passo é a água termal ou tônico, esse tipo de produto é capaz de equilibrar o PH da pele. O tercerio são os cremes ou séruns para a hidratar e por último, mas não menos importante, o protetor solar. 

Indicação de produtos:


Produtos indicados para cada tipo de pele

Dependendo do tipo de pele e do estado dela, é importante levar em conta que cada uma delas precisa de um tratamento diferente. Por isso, após ter introduzido os principais produtos, é hora de adicionar outros produtos para tratar melhor a pele. Em alguns casos, pode ser necessário adicionar atioxidantes como a vitamina C, prebióticos, ácidos e outros produtos feitos para cada tipo de pele.

A questão é que usar um produto para outro tipo de rosto pode piorar sua situação, por exemplo: se você tem a pele oleosa e usar um produto para a pele seca, pode acabar resultando em mais acne no rosto, visto que o mesmo possui propriedades especifico para outro tipo de pele. Existem diversas coisas que não podem ser passadas no nosso rosto e, um produto que não é para o seu tipo, é um deles.


Em casos de pele oleosa, os dermatologistas normalmete indicam ácidos que auxiliam no controle da oleosidade, como o glicólico e o salicílico. Além disso, em casos de peles pigmentadas o tranexâmico e o kojico também são capazes de controlar a oleosidade.


Em casos de pele oleosa, os dermatologistas normalmete indicam ácidos que auxiliam no controle da oleosidade, como o glicólico e o salicílico. Além disso, em casos de peles pigmentadas o tranexâmico e o kojico também são capazes de controlar a oleosidade.

Protetor solar

Esse é um dos produtos mais importantes para o cuidado com a pele, seja verão ou inverno, proteger a pele é essencial para evitar manchas e envelhecimento precoce em devido a exposição aos raios solares. Além disso, o filtro solar também é capaz de proteger da poluição, infravermelho e baixa umidade. Por isso, é muito importante não esquecer de aplicar o produto na pele todos os dias mesmo que não vá sair de casa. É indicado que na praia aplique o proteto a cada duas horas.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.