By Ana Letícia

Cravos e espinhas: como evitar

Você sofre com cravos e espinhas? Confira as 10 dicas que separei para evitar cravos e espinhas de maneira fácil e sem rodeios.

Também conhecidos como "pústulas" e "comedões", é comum sofrermos por conta da acne em determinada fase se de nossas vidas, seja na pré-adolescencia ou até mesmo depois de adultos, esse problema pode nos alcançar afetando nossa autoestima. 

A acne é uma doença de pele que causa dores e infecções, porém, ela pode ser tratada e para te ajudar a evitar tais incomodos, selecionei algumas dicas cruciais para que elas apareçam menos vezes.

cravos e espinhas

Cravos e espinhas: como evitar

1- Mantenha a pele limpa

Manter a pele limpa é o primeiro passo para quem quer evitar a acne ou para quem já tem esse problema. Realizar a limpeza na pele duas vezes ao dia é essencial e você pode fazer isso com produtos específicos para a sua pele como por exemplo, um gel de limpeza e um hidratante para seu tipo de pele.

A limpeza precisa ser feita principalmente antes de dormir, para remover impurezas da maquiagem ou do dia a dia. Dessa maneira, seu rosto não permanecerá sujo durantes as horas de sono e acordará pronto para uma nova limpeza.

Sem tempo "irmão"? Então você pode optar por uma àgua micelar que tem vários benefícios. 

+Clique aqui para comprar a àgua micelar

+Leia Água micelar: descubra os benefícios da água micelar

2- Use protetor solar

O protetor solar é um dos itens mais importantes que precisam estar presentes na nossa rotina de cuidados com a pele. Ele tem o poder de evitar diversos problemas de pele incluindo o envelhecimento precoce. 

Mesmo se sua pele for oleosa, é importante que utilize protetor solar para evitar acne solar. Os raios solares aumentam a produtividade se sebo consequentemente resultando em espinhas e isso só piora com o verão.

3- Remova bem a maquiagem

Pode ser que em um momento raro de sua vida, você não queira remover a maquiagem ao chegar em casa, até aí tudo bem, mas fazer disso uma rotina, não é nada bom para sua pele. Dormir sempre de maquiagem pode acarrentar em alguns problemas de pele como o envelhecimento precoce, pois os produtos que usamos para fazer a maquiagem entopem os poros impedindo a produção de oleosidade natural dela.

+Leia Poros Dilatados: o que é e como tratar

4- Faça esfoliação

Esfoliar a pele do rosto uma vez por semana ou a cada quinze dias é crucial para evitar cravos e espinhas. A esfoliação é capaz de remover as impurezas e células mortas da pele e para quem tem pele sensível ou oleosa, o recomendado é realizar o procedimento duas vezes por semana.

Adotar a esfoliação, é um dos métodos que não pode faltar para quem precisa evitar a acne. Por isso, escolha um produto da marca de sua preferência e pode adicionar em sua rotina de cuidados com a pele.

5- Cuide da a limentação

A alimentação é um passo importante também, pois normalmente a pele mostra nosso tipo de alimentação através das acnes. Se você consome muita comida oleosa, sem dúvidas, a quantidade de cravos espinhas vai aumentar bastante, então quando for as compras, opte por alimentos saudáveis como: frutas e legumes. 

Claro que não precisa deixar de comer aquela besteirinha de vez enquando, afinal ninguém merece não poder comer o que quer, mas se você consome muito esse tipo de alimento, adote a alimentação saudável.

6- Não toque seu rosto com as mãos sujas

Tocar o rosto com as mãos sujas é um problema. Isso agrava ainda mais a situação da acne, pois este ato aumenta a produção de sebo da pele que aumenta a oleosidade por consequencia ocorre o surgimento de cravos e espinhas.

7- Evite espremer as espinha

Assim como tocar o rosto com as mãos sujas, espremer as espinhas também é um problema para quem quer que elas não surjam mais. Espremer uma espinha resulta em mais inflamação e faz com que ela demore de sesaparecer além de poder resultar em cicatrizes, ferimentos feios e manchas. 

8- Use loções secativas

Para não espremer as espinhas, a melhor opção é utilizar loções secativas. Dessa forma você não precisará esperar muito para que ela cure. É bem fácil se livrar de uma espinha ultilizando o produto certo.

Eu recomendo um gel secativo da neutrogena que é simplesmente perfeito e funciona super bem.

+Clique aqui para comprar

9- Use produtos específicos para o rosto

Não adianta tentar evitar cravos e espinhas se você o lava apenas com àgua ou com produtos para o corpo. A pele do rosto é muito diferente da pele do resto do corpo e os produtos feitos para a pele do corpo não possuem fórmulas para cuidar da pele do rosto, por isso tome bastante cuidado com isso.

+Leia Não passe essas coisas no rosto

10- Faça limpeza de pele com um profissional

A limpeza de pele feita por um profissional em um clinica ou espaço de estética, é muito completa. Além da estração de cravos e epinhas de forma correta, outros procedimentos são feitos para que a pele fique limpa e evita que esses incomodos reapareçam.

Pode ser que na primeira vez que fizer o procedimento, sua pele fique um pouco marcada, mas com o passar do tempo e a depender da frequência de vezes que fizer, não tenha mais esse efeito,

Mitos e verdades sobre a acne

Mitos

1- A acne tem cura 

A acne não tem cura, mas sim, ela pode ser controlada tomando remédios com prescrição médica, pois não é seguro usar determinados remédios sem que um médico diga que é seguro você usar.

2- Comer doce ou chocolate faz aparecer mais espinhas 

Essa questão depende muito da quantidade de doce ou chocolate que está comendo, tenta pegar leve na hora de comer guloseimas, principalmente se você tem muita acne.

3- Espremer melhora  

Sei que é chato quando aparece aquela espinha enorme e feia na cara, mas se cair na tentação de espreme-la, ela vai ficar mais feia ainda.

4- É contagiosa

Os cravos e espinhas não são contagiosos.

5- Creme dental/Pasta de dente seca espinhas

Não, nunca faça isso com seu rosto.

Verdades

1- O stress faz aparecer mais espinhas

O stress causa sim espinhas, viu? Então é importante se manter calmo.

2- É comum nascer espinhas na época da menstruação

Não é impressão que o período da menstruação causa mais espinhas, isso realmente ocorre. É comum que isso aconteça, pois na semana anterior ao período a pele produz mais sebo devido a uma alteração no equílibrio hormonal durante o ciclo.

3- Uso de alguns produtos podem aumentar a acne 

É fundamental tomar cuidado ao usar certos tipo de produtos para a pele, primeiro você precisa saber o que vai usar.

4- Ingerir alimentos gordurosos aumentam a acne 

Ter uma alimentação saudável é o primeiro passo para ter uma pele saudável, não adianta usar milhares de produtos se você ingere muitos alimentos gordurosos. Sei que já falei sobre isso, mas é muito importante tocar mais nessa tecla.

5- O clima quente faz aparecer mais espinhas.

Não recomendo que sai usando várias receitas caseiras que tem por aí na internet, pois a depender do que estiver usando, pode desenvolver alguma alergia ou até piorar seu problema com acnes. 

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog

Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Um comentário

  1. Oi
    Parabéns pelo artigo 🙂 é muito informativo, eu odeio esses cravinhos....

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.