Criador de conteúdo: como viralizar um conteúdo | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Criador de conteúdo: como viralizar um conteúdo

A internet está em constante mudança e todos os dias, um novo conteúdo viraliza. Confira como viralizar um conteúdo.

influenciador digital

Um conteúdo viraliza quando é compartilhado em massa nas redes sociais gerando muitos comentários e visualizações. 

Para blogueiros, youtubers e pessoas que criam conteúdo na internet, ter um post viralizado é algo muito bom. Um post viral tem um enorme valor, por isso, selecionei dez dicas para viralizar um conteúdo. 

Essas dicas foram testadas por mim de diversos posts aqui do blog que viralizaram. Mas é importante lembrar que não existe fórmula secreta para que algo viralize na internet e que não é possível prever se as pessoas vão se interessar ou não por um conteúdo. Porém, as dicas que estou compartilhando podem ajudar bastante.

influenciador digital

Criador de conteúdo: como viralizar um conteúdo

1- Título chamativo

O título precisa chamar a atenção do seu público alvo de maneira que eles queiram clicar no post. Mas isso não significa que o título precisar ser mentiroso ou o famoso clickbait, dessa maneira não vai conseguir nada além de comentários ruins, o que é péssimo, e deixar as pessoas alertas para não consumir seu conteúdo.

Mas o que seria um título chamativo? Um título chamativo é aquele que induz a pessoa a clicar. Um exemplo é: em um post ao em vez de colocar o título "coisas que não deve passar no rosto" coloque "Não passe essas coisas no rosto".

2- SEO 

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization que é um conjunto de técnicas para alcançar melhores resultados para sites ou blog nos mecanismos de busca, como por exemplo o google. Ao fazer uma pesquisa no google, por exemplo, seu blog ou site pode estar na primeira página atraindo mais cliques.

Atualmente as duas maiores fontes de tráfego do blog são o pinterest e o google, isso graças as técnicas de SEO que costumo utilizar desde 2017. Ele é importante para trazer resultados orgânicos para o blog ou site. Alguns exemplos para otimizar um post são:

1- Palavras-chaves

As palavras chave não podem ser deixadas de lado, pois elas são a mesma coisa que as hashtags nas redes sociais. Elas vão auxiliar na busca pelo assunto do seu post. Você pode fazer busca por palavras chave no site ubersuggest, lá você encontra as melhores palavras chave.

2- Título

Assim como já mencionado, o título deve ser bem escolhido. Você pode fazer busca por títulos no próprio google, assim ficará sabendo o que funciona ou não e o que a concorrência anda postando.

3- Meta description

A meta description ou descrição da pesquisa é o pequeno resumo que fica a mostra quando fazemos uma pesquisa no google. O máximo de palavras para um meta description é de 20 palavras ou 150 caracteres.

4- Texto 

As palavras chave precisam estar no texto para melhorar na busca do artigo. 

5- Imagens

As imagens também precisam ter uma descrição.

3- Crie conteúdo de qualidade

Não adianta seguir os passos a cima se o conteúdo não é de qualidade e não agrega em nada. Todos as outras dicas não valem nada se este critério não for levado em conta, pois isso não vai atrair leitores ou seguidores fiéis. As pessoas vão ver o conteúdo e descartar, já que não aprenderam nada com ele.

Busque falar sobre assuntos que ensinem algo para os outros. Pense no que você gostaria de saber ou sobre algo que você não sabia antes e quer compatilhar com os outros. 

4- Divulgue nas redes sociais

A parte mais importante é divulgar o post. Não adianta fazer um texto ou criar um desgn todo bonito e não divulga-lo para que outras pessoas vejam. Você pode fazer isso nas suas próprias redes socias, como: Facebook, Instagram, WhatsApp e outros. Compartilhe com amigos, parentes e com quem mais quiser através das suas redes.

5- Divulgue boca a boca

Você não precisa se limitar apenas a internet. Quando ver alguém pessoalmente, pode falar sobre seu site ou blog. Divulgar seu trabalho pessoalmente também é uma ótima maneira de conseguir tráfego orgânico.

6- Aproveite as oportunidades

Além de estar em diversas redes sociais, ou ao menos nas principais, você pode aproveitar oportunidades para divulgar seu trabalho. Um exemplo é em um grupo no WhatsApp, caso alguém tenha alguma dúvida em relação a um tópico que você aborde no seu blog ou canal, envie o link, dessa maneira outras pessoas do grupo também podem ficar interessadas. 

7- Divulgue em grupos do facebook

Entre em grupos do facebook com temas que casem com o assunto que você aborda. Se você fala sobre cabelo, por exemplo, pode entrar em grupos que falem sobre o assunto e divulgar seu trabalho lá. 

Mas é importante salientar que não é preciso fazer spam, dessa forma os administradores podem até mesmo te expulsar do grupo. Um dica é fazer uma postagem com um vídeo e colocar o link do post. Quando alguém abrir um tópico no grupo com alguma dúvida que você aborde, você pode enviar o link do post.

8- Invista no Pinterest

Como já mencionei, o pinterest é a fonte da maior parte do tráfego gerado aqui do blog. O pinterest é uma das ferramentas de busca mais utilizadas atualmente e o melhor é que você pode divulgar seu trabalho por meio dela. No pinterest você pode divulgar sua empresa e é onde você pode vender seus produtos. 

Aqui no blog tem várias dicas de como usar o pinterest, divulgar posts e até mesmo como ganhar dinheiro por lá. Atualmente faço post lá todos os dias e os Idea Pins também ajudam bastante.

Veja mais sobre pinterest:


9- Crie bons designs

Você pode criar designs para divulgar seus posts. Se for uma publicação de blog, por exemplo, você pode criar posts para suas redes sociais. Mesmo não sabendo como criar designs você pode criar um da maneira que quiser. Para isso, basta usar o canva, uma ferramenta para criar designs para redes sociais e o que mais quiser.

Um bom design com certeza atrai mais pessoas para consumirem seu trabalho. Todos os designs que eu faço são no canva. Você pode utilizar os elementos gratuitos ou pro e para quem quer se profissionalizar, eu recomendo muito o canva pro.

10- Invista em tráfego pago

Investir em tráfego pago também é um ótima opção. Mas porque investir em tráfego pago? Esse tipo de tráfego permite atingir seu público alvo de melhor maneira. 

Dessa maneira, qualquer tipo de négocio pode ser impulsionado acertando o público que mais se encaixa com seu conteúdo. Através do tráfego pago também é possível ter acesso ao número de acessos.

Você pode pagar por tráfego por meio do Google Ads, Instagram, Facebook Ads e outros. Além disso, a depender do local, você pode investir quanto quiser, porém, é necessário ter cautela, pois você pode ter um bom ou péssimo retorno. Isso vai depender muito do quanto investir e onde você quer investir. 

A melhor maneira de fazer isso com segurança, é consultar alguém de confiança que tenha conhecimento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Um comentário

  1. Ótimas dicas, uma única vez eu impulsionei o meu face, até que deu um bom resultado.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.